Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.
Orientações:
- Encape uma caixa de sapatos e a enfeite conforme seu gosto pessoal.
- Faça um buraco no centro da caixa de modo a caber uma mão.
- Imprima os trava-línguas. Link para impressão (fazer).
- Recorte fichas com travas-línguas fatiados e coloque cada trava-língua em um saco plástico.
- Coloque os plásticos dentro das caixas e tampe-as.
- Faça cópias dos materiais listados nos slides.
Materiais necessários: Caixa de sapatos enfeitada, plásticos e cópias de folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira leitura colaborativa, leitura compartilhada, atividades em grupo e coletivas.
Referências:
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 17 de agosto de 2018.
FARACO, Carlos Alberto. In: Plataforma do Letramento. Marcas da oralidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=158&v=0cLpFvKOrPM. Acesso em: 0 de setembro de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap .
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 14 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou escreva no quadro.
- Informe aos alunos que na caixa há uma surpresa, que eles devem descobrir qual é.
- Forme grupos e peça que escolham um representante.
- Oriente o representante a colocar a mão no furo da caixa e retirar um plástico.
- Pergunte aos alunos o que eles acham que tem no saco plástico e espere que observem que é um texto.
- Que tipo de texto é este? A expectativa é que os alunos respondam que este texto é um trava-línguas ou um texto cuja as palavras podem “enrolar” a língua ao pronunciá-las.
- Ganha a brincadeira quem montar o texto primeiro e responder que é um trava-línguas.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que têm dificuldades com a leitura convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme grupos com saberes heterogêneos e incentive a aprendizagem colaborativa .
Materiais complementares: Projetor de slides, caixa de sapatos encapada, folhas impressas com os trava-línguas fatiados e plásticos transparentes.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 20 minutos.
Orientações:
- O que há de diferente? É esperado que eles respondam que nas palavras do trava-línguas recebido há a ocorrência de apenas uma vogal.
- Peça a um representante de cada grupo que recite um trava-línguas da forma como está escrito.
- Questione:
- É possível entender o trava-línguas da forma como foi lido? Os alunos deverão responder que não.
- É possível entender alguma palavra do trava-línguas? É esperado que os alunos consigam entender as palavras mais conhecidas e outras não.
- Qual é esta palavra? A expectativa é que os alunos construam hipóteses sobre quais palavras foram pronunciadas.
Caso algum aluno já conheça o trava-línguas de cor é possível que ele reconheça ao menos algumas partes ou palavras do texto, por isso é importante que os trava-línguas deste material não tenham sido trabalhados nas aulas anteriores.
Questione:
- É possível ler o trava-línguas da forma como foi escrito? Os alunos devem responder que não.
- O que precisamos fazer para que o trava-línguas fique correto para ser lido? É esperado que os alunos respondam que para que o trava-línguas fique compreensível devemos utilizar outras vogais na formação das sílabas.
- Quais as vogais que devemos utilizar? É esperado que os alunos respondam que devemos usar outras vogais (A - E - I - O - U) para que as palavras fiquem com o significado correto.
- Após as considerações, distribua cópias impressas com o trava-línguas da forma correta. Link para impressão
- Peça a cada representante do grupo que recite o trava-línguas correto.
- Oriente os alunos a circular as vogais com lápis de cor colorido.
Sugestão: Grave o recital no celular ou outro meio de gravação, reproduza para os alunos, e questione sobre a percepção do som das vogais nas sílabas.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, sugira a leitura colaborativa.
Materiais complementares: Projetor de slides, cópias de folhas impressas celular ou outro meio de gravação.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e oriente os alunos a escolher um dos trava-línguas do recital.
- Peça que os alunos escrevam o trava-línguas escolhido em cópia de folha impressa ou no caderno, de maneira individual. Link para impressão do material
Dificuldades antecipadas: Caso os alunos tenham dificuldades em redigir o trava-línguas de forma individual faça a atividade de forma coletiva.
Materiais complementares: Cópias de folha impressa.