Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.
Orientações:
- Para fazer o sussurrofone (mencionado como sugestão no slide 4) corte em três partes o tubo de PCV (com 10 cm de comprimento cada parte), encaixe um cotovelo em cada extremidade e, se desejar, enfeite com adesivos coloridos.
- Recorte com antecedência as cartelas, as pedras e as letras para o bingo, disponíveis no link do slide 5.
- Faça cópias dos materiais listados nos slides.
Materiais necessários: Projetor de slides, 30 cm de tubo de PVC, seis cotovelos, giz colorido ou pincel atômico, cópias de Material impresso.
Dificuldades antecipadas:
a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudá-los, sugira leitura compartilhada e ou colaborativa.
b) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas/grupos de saberes heterogêneos.
c) Para que os alunos identifiquem e cheguem à conclusão de que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.
d) Caso os alunos não identifiquem o que foi proposto na atividade, utilize recursos como giz colorido ou pincel atômico de cores diferentes para grifar/ circular sílabas, possibilitando uma melhor visualização.
Referências sobre o assunto:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acessado em: 20 de agosto de 2018.
BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 19 de agosto de 2018.
FARACO, Carlos Alberto. In: Plataforma do Letramento. Marcas da oralidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=158&v=0cLpFvKOrPM. Acesso em: 19 de agosto de 2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de agosto de 2018.
Sobre o sussurrofone consulte:
CANGURU, Criando filhos melhores para mundo em BH. Professora Municipal em BH cria engenhoca que revoluciona leitura na aula. Disponível em: https://www.canguruonline.com.br/belo-horizonte/noticia/educacao/professora-municipal-de-bh-cria-engenhoca-que-revoluciona-leitura-na-aula . Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 09h16min.
CANGURU, TV. Uso de sussurrofone traz resultados positivos em sala de aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90PDWK9uu00. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 13h09min.
CORUJA, Professora. Como fazer um sussurrofone. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I_iD0IV5EVU. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 15h30min.
Para entender como os jogos ajudam no desenvolvimento da consciências fonológica e na formação de sílabas:
LETRAMENTO, Plataforma do. Jogos fonológicos e de escrita (vídeo 4). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 30 de agosto de 2018, às 20h56min.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
- Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
- Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
- Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Reproduza o vídeo disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI (Acesso em: 28 de agosto de 2018, às 17h30min), peça para que os alunos prestem muita atenção e no final digam quais vogais eles ouviram nas palavras do trava-línguas. Espere que os alunos respondam que ouviram as vogais A - E - I - O - U.
- Escreva as vogais no quadro.
- Organize os alunos em duplas heterogêneas, distribua cópias impressas aos alunos. Link para impressão
- Solicite às duplas que leiam até a sexta linha do trava-línguas.
- Pergunte:
- É possível ler o texto? Por quê? É esperado que os alunos respondam que não é possível ler o texto porque estão faltando as letras vogais: A- E - I - O - U.
- Reproduza novamente o vídeo e questione:
- Quais letras estão faltando? Qual é o nome delas? É esperado que os alunos respondam que as letras que faltam nas palavras do trava-línguas são as vogais: A-E-I-O-U.
Materiais complementares: Cópias de material impresso.
Referências:
PERES, Sandra; TATIT, Paulo. Brincadeira musical: trava-língua percussivo. Música: Até que tá bom. In: Livro e DVD Brincadeiras Musicais Palavra Cantada. Vol. 2. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI . Acesso em: 28 de agosto de 2018, às 17h30min.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou escreva no quadro.
- Solicite aos alunos que formem três equipes e se disponham em fileiras com o mesmo número de participantes.
- Distribua cópias impressas para cada aluno com alguns trava-línguas bem curtos. Link para impressão
- Explique como será a brincadeira:
- O primeiro aluno de cada fileira irá escolher um trava-línguas e fazer uma leitura silenciosa.
- Após a leitura o aluno deverá repassar oralmente o trava-línguas ao aluno que está sentado atrás e assim sucessivamente.
- Assim que chegar a vez do último aluno, este deverá ir até o quadro e escrever o trava-línguas.
- Os demais alunos devem ajudar na escrita.
- No momento da escrita coletiva fique junto aos grupos e faça questionamentos permitindo aos alunos a reflexão acerca de suas hipóteses ortográficas. Pergunte:
- As palavras estão corretas? É esperado que os alunos identifiquem a falta se houver palavras escritas sem as vogais. Se houver escreva-as no quadro e questione:
- Quais letras não podem faltar na escrita das palavras? É esperado que os alunos respondam que não podem faltar na escrita das palavras as letras vogais:
A - E - I - O - U.
- Quais vogais aparecem nas palavras? Os alunos devem responder que as vogais que aparecem nas palavras são: A - E - I - O - U.
- Quantas vezes as vogais se repetem na mesma palavra? É muito comum os alunos, em especial os que ainda não escrevem de forma convencional, não admitirem que as letras vogais podem se repetir em uma mesma palavra, portanto é importante que eles identifiquem que há a ocorrência de repetição das vogais em uma mesma palavra, como nas palavras: cutuca - toco. Se necessário peça ao aluno com dificuldades que escreva as palavras no quadro e circule as vogais com outra cor.
- A equipe que escrever o trava-línguas corretamente ou chegar próximo do correto ganhará a brincadeira. No final da brincadeira questione:
- O que não pode faltar na sílaba quando vamos escrever as palavras? É esperado que os alunos identifiquem que toda sílaba é composta ao menos de uma vogal e que se não houver vogais nas sílabas não há como ler as palavras.
- Caso os alunos não consigam identificar a regularidade, escolha uma palavra de cada grupo silábico, escreva no quadro separe as sílabas das palavras e pergunte: o que todas as sílabas têm em comum? Os alunos deverão responder que são as letras vogais: A - E - I - O - U. Exemplos de palavras: bom; cutuca; daqui; não; lá; até.
Sugestão: Caso tenha disponibilidade em conseguir o material, leia como desenvolver a atividade com um sussurrofone:
- Solicite aos aos alunos que formem três equipes e se disponham em fileiras com mesmo número de participantes.
- Distribua cópias impressas, para cada aluno, com alguns trava-línguas bem curtos. Link para impressão
- Explique como será a brincadeira:
- O primeiro aluno de cada fileira irá escolher um trava-línguas e ler.
- Após a leitura o aluno deverá repassar o trava-línguas ao aluno que está sentado atrás e assim sucessivamente.
- Assim que chegar a vez do último aluno, este deverá ir até o quadro e escrever o trava-línguas.
- A equipe que escrever o trava-línguas corretamente ou chegar próximo do correto ganhará a brincadeira.
Materiais complementares: Cópias de folhas impressas.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia o trava-línguas e peça que o aluno repita no sussurrofone, ou peça que outro aluno faça a leitura. Nas atividades de escrita permita que o aluno com mais dificuldades seja o escriba, pois, por meio das reflexões proporcionadas pela dinâmica de questionamentos e respostas, o aluno irá se apropriar de regularidades e conhecimentos padrões da norma culta e se sentirá mais seguro ao realizar novas atividades de forma autônoma.
Referências:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 12h40min.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Projete o slide ou escreva no quadro.
- Organize os alunos em duplas.
- Distribua às duplas as fichas com os grupos silábicos e as sílabas, já recortadas previamente. Link para impressão do material aqui
- Explique a atividade:
- Cada dupla deverá juntar as sílabas formando as palavras estudadas anteriormente no trava-línguas .
- Faça a correspondência das palavras com os grupos de estrutura silábicas correspondentes.
- Lembre aos alunos que as sílabas que formam as palavras possuem a mesma cor.
- Caso os alunos não consigam identificar a regularidade, escolha uma palavra de cada grupo silábico, escreva no quadro, separe as sílabas das palavras e pergunte: O que todas as sílabas têm em comum? Os alunos deverão responder que são as letras vogais.
Materiais complementares: Cópias impressas coloridas para cada dupla.
Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, faça duplas com saberes heterogêneos.
Referências:
ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 12h37min.
Fechamento
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Projete o slide e cubra as respostas referentes às descobertas.
- Construa as descobertas com os alunos.
- Pergunte:
- O que vocês perceberam quando brincaram de telefone sem fio? Os alunos deverão responder que todas as sílabas possuem ao menos uma letra vogal
(A - E - I - O - U).
- Para formar uma palavra que possamos ler quais são as letras que não podem faltar? A expectativa é que os alunos respondam que as letras que não podem faltar são as vogais: A - E - I - O - U.
- Quais são algumas das possíveis combinações destas letras para que elas formem uma sílaba? Espere que os alunos respondam que as combinações são: Consoante + Vogal;
Consoante + Vogal + Consoante;
Consoante +Consoante + Vogal;
Vogal + Consoante;
Consoante + Vogal + Vogal;
Vogal + Vogal;
Vogal.
Se necessário escreva exemplos de palavras no quadro e circule as sílabas com outra cor: lixo; viúva; tempo; rolha; assobiar; roeu; trovão.
- Distribua cópias de folhas impressas e peça que os alunos copiem as conclusões na folha impressa/caderno/diário de registro de descobertas. Link para impressão do material aqui
- Se considerar necessário escreva as descobertas e afixe na parede da sala de aula.
Dica: Se achar interessante explique aos alunos que há ainda outras combinações das estruturas silábicas, como : C+V + V + V + C como é o caso da palavra espiões; C + V + V + V como por exemplo a palavra Paraguai.
Materiais complementares: Folhas impressas ou caderno/diário de registro de descobertas; cartolina e pincel atômico.