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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Sílabas: a importância das vogais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Sílabas: a importância das vogais

Plano 01 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Carla Iara Do Nascimento Garcia

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Orientações:

  • Para fazer o sussurrofone (mencionado como sugestão no slide 4) corte em três partes o tubo de PCV (com 10 cm de comprimento cada parte), encaixe um cotovelo em cada extremidade e, se desejar, enfeite com adesivos coloridos.
  • Recorte com antecedência as cartelas, as pedras e as letras para o bingo, disponíveis no link do slide 5.
  • Faça cópias dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Projetor de slides, 30 cm de tubo de PVC, seis cotovelos, giz colorido ou pincel atômico, cópias de Material impresso.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudá-los, sugira leitura compartilhada e ou colaborativa.

b) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas/grupos de saberes heterogêneos.

c) Para que os alunos identifiquem e cheguem à conclusão de que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.

d) Caso os alunos não identifiquem o que foi proposto na atividade, utilize recursos como giz colorido ou pincel atômico de cores diferentes para grifar/ circular sílabas, possibilitando uma melhor visualização.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acessado em: 20 de agosto de 2018.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 19 de agosto de 2018.

FARACO, Carlos Alberto. In: Plataforma do Letramento. Marcas da oralidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=158&v=0cLpFvKOrPM. Acesso em: 19 de agosto de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de agosto de 2018.

Sobre o sussurrofone consulte:

CANGURU, Criando filhos melhores para mundo em BH. Professora Municipal em BH cria engenhoca que revoluciona leitura na aula. Disponível em: https://www.canguruonline.com.br/belo-horizonte/noticia/educacao/professora-municipal-de-bh-cria-engenhoca-que-revoluciona-leitura-na-aula . Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 09h16min.

CANGURU, TV. Uso de sussurrofone traz resultados positivos em sala de aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90PDWK9uu00. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 13h09min.

CORUJA, Professora. Como fazer um sussurrofone. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I_iD0IV5EVU. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 15h30min.

Para entender como os jogos ajudam no desenvolvimento da consciências fonológica e na formação de sílabas:

LETRAMENTO, Plataforma do. Jogos fonológicos e de escrita (vídeo 4). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 30 de agosto de 2018, às 20h56min.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Reproduza o vídeo disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI (Acesso em: 28 de agosto de 2018, às 17h30min), peça para que os alunos prestem muita atenção e no final digam quais vogais eles ouviram nas palavras do trava-línguas. Espere que os alunos respondam que ouviram as vogais A - E - I - O - U.
  • Escreva as vogais no quadro.
  • Organize os alunos em duplas heterogêneas, distribua cópias impressas aos alunos. Link para impressão
  • Solicite às duplas que leiam até a sexta linha do trava-línguas.
  • Pergunte:

- É possível ler o texto? Por quê? É esperado que os alunos respondam que não é possível ler o texto porque estão faltando as letras vogais: A- E - I - O - U.

  • Reproduza novamente o vídeo e questione:

- Quais letras estão faltando? Qual é o nome delas? É esperado que os alunos respondam que as letras que faltam nas palavras do trava-línguas são as vogais: A-E-I-O-U.

Materiais complementares: Cópias de material impresso.

Referências:

PERES, Sandra; TATIT, Paulo. Brincadeira musical: trava-língua percussivo. Música: Até que tá bom. In: Livro e DVD Brincadeiras Musicais Palavra Cantada. Vol. 2. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI . Acesso em: 28 de agosto de 2018, às 17h30min.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro.
  • Solicite aos alunos que formem três equipes e se disponham em fileiras com o mesmo número de participantes.
  • Distribua cópias impressas para cada aluno com alguns trava-línguas bem curtos. Link para impressão
  • Explique como será a brincadeira:

- O primeiro aluno de cada fileira irá escolher um trava-línguas e fazer uma leitura silenciosa.

- Após a leitura o aluno deverá repassar oralmente o trava-línguas ao aluno que está sentado atrás e assim sucessivamente.

- Assim que chegar a vez do último aluno, este deverá ir até o quadro e escrever o trava-línguas.

- Os demais alunos devem ajudar na escrita.

  • No momento da escrita coletiva fique junto aos grupos e faça questionamentos permitindo aos alunos a reflexão acerca de suas hipóteses ortográficas. Pergunte:

- As palavras estão corretas? É esperado que os alunos identifiquem a falta se houver palavras escritas sem as vogais. Se houver escreva-as no quadro e questione:

- Quais letras não podem faltar na escrita das palavras? É esperado que os alunos respondam que não podem faltar na escrita das palavras as letras vogais:
A - E - I - O - U.

- Quais vogais aparecem nas palavras? Os alunos devem responder que as vogais que aparecem nas palavras são: A - E - I - O - U.

- Quantas vezes as vogais se repetem na mesma palavra? É muito comum os alunos, em especial os que ainda não escrevem de forma convencional, não admitirem que as letras vogais podem se repetir em uma mesma palavra, portanto é importante que eles identifiquem que há a ocorrência de repetição das vogais em uma mesma palavra, como nas palavras: cutuca - toco. Se necessário peça ao aluno com dificuldades que escreva as palavras no quadro e circule as vogais com outra cor.

  • A equipe que escrever o trava-línguas corretamente ou chegar próximo do correto ganhará a brincadeira. No final da brincadeira questione:

- O que não pode faltar na sílaba quando vamos escrever as palavras? É esperado que os alunos identifiquem que toda sílaba é composta ao menos de uma vogal e que se não houver vogais nas sílabas não há como ler as palavras.

  • Caso os alunos não consigam identificar a regularidade, escolha uma palavra de cada grupo silábico, escreva no quadro separe as sílabas das palavras e pergunte: o que todas as sílabas têm em comum? Os alunos deverão responder que são as letras vogais: A - E - I - O - U. Exemplos de palavras: bom; cutuca; daqui; não; ; a.

Sugestão: Caso tenha disponibilidade em conseguir o material, leia como desenvolver a atividade com um sussurrofone:

  • Solicite aos aos alunos que formem três equipes e se disponham em fileiras com mesmo número de participantes.
  • Distribua cópias impressas, para cada aluno, com alguns trava-línguas bem curtos. Link para impressão
  • Explique como será a brincadeira:

- O primeiro aluno de cada fileira irá escolher um trava-línguas e ler.
- Após a leitura o aluno deverá repassar o trava-línguas ao aluno que está sentado atrás e assim sucessivamente.
- Assim que chegar a vez do último aluno, este deverá ir até o quadro e escrever o trava-línguas.
- A equipe que escrever o trava-línguas corretamente ou chegar próximo do correto ganhará a brincadeira.

Materiais complementares: Cópias de folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia o trava-línguas e peça que o aluno repita no sussurrofone, ou peça que outro aluno faça a leitura. Nas atividades de escrita permita que o aluno com mais dificuldades seja o escriba, pois, por meio das reflexões proporcionadas pela dinâmica de questionamentos e respostas, o aluno irá se apropriar de regularidades e conhecimentos padrões da norma culta e se sentirá mais seguro ao realizar novas atividades de forma autônoma.

Referências:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 12h40min.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro.
  • Organize os alunos em duplas.
  • Distribua às duplas as fichas com os grupos silábicos e as sílabas, já recortadas previamente. Link para impressão do material aqui
  • Explique a atividade:

- Cada dupla deverá juntar as sílabas formando as palavras estudadas anteriormente no trava-línguas .

- Faça a correspondência das palavras com os grupos de estrutura silábicas correspondentes.

- Lembre aos alunos que as sílabas que formam as palavras possuem a mesma cor.

  • Caso os alunos não consigam identificar a regularidade, escolha uma palavra de cada grupo silábico, escreva no quadro, separe as sílabas das palavras e pergunte: O que todas as sílabas têm em comum? Os alunos deverão responder que são as letras vogais.

Materiais complementares: Cópias impressas coloridas para cada dupla.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, faça duplas com saberes heterogêneos.

Referências:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 12h37min.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e cubra as respostas referentes às descobertas.
  • Construa as descobertas com os alunos.
  • Pergunte:

- O que vocês perceberam quando brincaram de telefone sem fio? Os alunos deverão responder que todas as sílabas possuem ao menos uma letra vogal
(A - E - I - O - U).

- Para formar uma palavra que possamos ler quais são as letras que não podem faltar? A expectativa é que os alunos respondam que as letras que não podem faltar são as vogais: A - E - I - O - U.

- Quais são algumas das possíveis combinações destas letras para que elas formem uma sílaba? Espere que os alunos respondam que as combinações são: Consoante + Vogal;

Consoante + Vogal + Consoante;

Consoante +Consoante + Vogal;

Vogal + Consoante;

Consoante + Vogal + Vogal;

Vogal + Vogal;

Vogal.

Se necessário escreva exemplos de palavras no quadro e circule as sílabas com outra cor: lixo; viúva; tempo; rolha; assobiar; roeu; trovão.

  • Distribua cópias de folhas impressas e peça que os alunos copiem as conclusões na folha impressa/caderno/diário de registro de descobertas. Link para impressão do material aqui
  • Se considerar necessário escreva as descobertas e afixe na parede da sala de aula.

Dica: Se achar interessante explique aos alunos que há ainda outras combinações das estruturas silábicas, como : C+V + V + V + C como é o caso da palavra espiões; C + V + V + V como por exemplo a palavra Paraguai.

Materiais complementares: Folhas impressas ou caderno/diário de registro de descobertas; cartolina e pincel atômico.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é ler e escrever corretamente as palavras dos trava-línguas compreendendo que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal.

Orientações:

  • Para fazer o sussurrofone (mencionado como sugestão no slide 4) corte em três partes o tubo de PCV (com 10 cm de comprimento cada parte), encaixe um cotovelo em cada extremidade e, se desejar, enfeite com adesivos coloridos.
  • Recorte com antecedência as cartelas, as pedras e as letras para o bingo, disponíveis no link do slide 5.
  • Faça cópias dos materiais listados nos slides.

Materiais necessários: Projetor de slides, 30 cm de tubo de PVC, seis cotovelos, giz colorido ou pincel atômico, cópias de Material impresso.

Dificuldades antecipadas:

a) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia pequenos trechos para ajudá-los, sugira leitura compartilhada e ou colaborativa.

b) Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, forme duplas/grupos de saberes heterogêneos.

c) Para que os alunos identifiquem e cheguem à conclusão de que toda sílaba é composta de ao menos uma vogal utilize sempre perguntas e reflexões coletivas.

d) Caso os alunos não identifiquem o que foi proposto na atividade, utilize recursos como giz colorido ou pincel atômico de cores diferentes para grifar/ circular sílabas, possibilitando uma melhor visualização.

Referências sobre o assunto:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acessado em: 20 de agosto de 2018.

BRASIL. BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc/ . Acesso em: 19 de agosto de 2018.

FARACO, Carlos Alberto. In: Plataforma do Letramento. Marcas da oralidade. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?time_continue=158&v=0cLpFvKOrPM. Acesso em: 19 de agosto de 2018.

NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap . Acesso em: 20 de agosto de 2018.

Sobre o sussurrofone consulte:

CANGURU, Criando filhos melhores para mundo em BH. Professora Municipal em BH cria engenhoca que revoluciona leitura na aula. Disponível em: https://www.canguruonline.com.br/belo-horizonte/noticia/educacao/professora-municipal-de-bh-cria-engenhoca-que-revoluciona-leitura-na-aula . Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 09h16min.

CANGURU, TV. Uso de sussurrofone traz resultados positivos em sala de aula. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=90PDWK9uu00. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 13h09min.

CORUJA, Professora. Como fazer um sussurrofone. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I_iD0IV5EVU. Acesso em: 27 de agosto de 2018, às 15h30min.

Para entender como os jogos ajudam no desenvolvimento da consciências fonológica e na formação de sílabas:

LETRAMENTO, Plataforma do. Jogos fonológicos e de escrita (vídeo 4). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NZRBgHJlBXc . Acesso em: 30 de agosto de 2018, às 20h56min.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

  • Leia com atenção todas as orientações fornecidas neste material e prepare cada passo antes de ministrar a aula.
  • Consulte todas as referências sugeridas antes da aula a fim de esclarecer dúvidas quanto ao conteúdo.
  • Projete o slide e informe aos alunos o tema da aula.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos.

Orientações:

  • Reproduza o vídeo disponível neste link: https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI (Acesso em: 28 de agosto de 2018, às 17h30min), peça para que os alunos prestem muita atenção e no final digam quais vogais eles ouviram nas palavras do trava-línguas. Espere que os alunos respondam que ouviram as vogais A - E - I - O - U.
  • Escreva as vogais no quadro.
  • Organize os alunos em duplas heterogêneas, distribua cópias impressas aos alunos. Link para impressão
  • Solicite às duplas que leiam até a sexta linha do trava-línguas.
  • Pergunte:

- É possível ler o texto? Por quê? É esperado que os alunos respondam que não é possível ler o texto porque estão faltando as letras vogais: A- E - I - O - U.

  • Reproduza novamente o vídeo e questione:

- Quais letras estão faltando? Qual é o nome delas? É esperado que os alunos respondam que as letras que faltam nas palavras do trava-línguas são as vogais: A-E-I-O-U.

Materiais complementares: Cópias de material impresso.

Referências:

PERES, Sandra; TATIT, Paulo. Brincadeira musical: trava-língua percussivo. Música: Até que tá bom. In: Livro e DVD Brincadeiras Musicais Palavra Cantada. Vol. 2. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=T_l_GK7RxGI . Acesso em: 28 de agosto de 2018, às 17h30min.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro.
  • Solicite aos alunos que formem três equipes e se disponham em fileiras com o mesmo número de participantes.
  • Distribua cópias impressas para cada aluno com alguns trava-línguas bem curtos. Link para impressão
  • Explique como será a brincadeira:

- O primeiro aluno de cada fileira irá escolher um trava-línguas e fazer uma leitura silenciosa.

- Após a leitura o aluno deverá repassar oralmente o trava-línguas ao aluno que está sentado atrás e assim sucessivamente.

- Assim que chegar a vez do último aluno, este deverá ir até o quadro e escrever o trava-línguas.

- Os demais alunos devem ajudar na escrita.

  • No momento da escrita coletiva fique junto aos grupos e faça questionamentos permitindo aos alunos a reflexão acerca de suas hipóteses ortográficas. Pergunte:

- As palavras estão corretas? É esperado que os alunos identifiquem a falta se houver palavras escritas sem as vogais. Se houver escreva-as no quadro e questione:

- Quais letras não podem faltar na escrita das palavras? É esperado que os alunos respondam que não podem faltar na escrita das palavras as letras vogais:
A - E - I - O - U.

- Quais vogais aparecem nas palavras? Os alunos devem responder que as vogais que aparecem nas palavras são: A - E - I - O - U.

- Quantas vezes as vogais se repetem na mesma palavra? É muito comum os alunos, em especial os que ainda não escrevem de forma convencional, não admitirem que as letras vogais podem se repetir em uma mesma palavra, portanto é importante que eles identifiquem que há a ocorrência de repetição das vogais em uma mesma palavra, como nas palavras: cutuca - toco. Se necessário peça ao aluno com dificuldades que escreva as palavras no quadro e circule as vogais com outra cor.

  • A equipe que escrever o trava-línguas corretamente ou chegar próximo do correto ganhará a brincadeira. No final da brincadeira questione:

- O que não pode faltar na sílaba quando vamos escrever as palavras? É esperado que os alunos identifiquem que toda sílaba é composta ao menos de uma vogal e que se não houver vogais nas sílabas não há como ler as palavras.

  • Caso os alunos não consigam identificar a regularidade, escolha uma palavra de cada grupo silábico, escreva no quadro separe as sílabas das palavras e pergunte: o que todas as sílabas têm em comum? Os alunos deverão responder que são as letras vogais: A - E - I - O - U. Exemplos de palavras: bom; cutuca; daqui; não; ; a.

Sugestão: Caso tenha disponibilidade em conseguir o material, leia como desenvolver a atividade com um sussurrofone:

  • Solicite aos aos alunos que formem três equipes e se disponham em fileiras com mesmo número de participantes.
  • Distribua cópias impressas, para cada aluno, com alguns trava-línguas bem curtos. Link para impressão
  • Explique como será a brincadeira:

- O primeiro aluno de cada fileira irá escolher um trava-línguas e ler.
- Após a leitura o aluno deverá repassar o trava-línguas ao aluno que está sentado atrás e assim sucessivamente.
- Assim que chegar a vez do último aluno, este deverá ir até o quadro e escrever o trava-línguas.
- A equipe que escrever o trava-línguas corretamente ou chegar próximo do correto ganhará a brincadeira.

Materiais complementares: Cópias de folhas impressas.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, leia o trava-línguas e peça que o aluno repita no sussurrofone, ou peça que outro aluno faça a leitura. Nas atividades de escrita permita que o aluno com mais dificuldades seja o escriba, pois, por meio das reflexões proporcionadas pela dinâmica de questionamentos e respostas, o aluno irá se apropriar de regularidades e conhecimentos padrões da norma culta e se sentirá mais seguro ao realizar novas atividades de forma autônoma.

Referências:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386. Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 12h40min.

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Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide ou escreva no quadro.
  • Organize os alunos em duplas.
  • Distribua às duplas as fichas com os grupos silábicos e as sílabas, já recortadas previamente. Link para impressão do material aqui
  • Explique a atividade:

- Cada dupla deverá juntar as sílabas formando as palavras estudadas anteriormente no trava-línguas .

- Faça a correspondência das palavras com os grupos de estrutura silábicas correspondentes.

- Lembre aos alunos que as sílabas que formam as palavras possuem a mesma cor.

  • Caso os alunos não consigam identificar a regularidade, escolha uma palavra de cada grupo silábico, escreva no quadro, separe as sílabas das palavras e pergunte: O que todas as sílabas têm em comum? Os alunos deverão responder que são as letras vogais.

Materiais complementares: Cópias impressas coloridas para cada dupla.

Dificuldades antecipadas: Para alunos que não saibam ler de forma convencional ou que ainda estejam no processo de aquisição, faça duplas com saberes heterogêneos.

Referências:

ABREU, Ana Rosa. [et al.] Brasília : FUNDESCOLA/SEFMEC, 2000. vol. 1. Adivinhas, canções, cantigas, parlendas, poemas, quadrinhas e trava-línguas. p. 46. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=17386 . Acessado em: 18 de agosto de 2018, às 12h37min.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos.

Orientações:

  • Projete o slide e cubra as respostas referentes às descobertas.
  • Construa as descobertas com os alunos.
  • Pergunte:

- O que vocês perceberam quando brincaram de telefone sem fio? Os alunos deverão responder que todas as sílabas possuem ao menos uma letra vogal
(A - E - I - O - U).

- Para formar uma palavra que possamos ler quais são as letras que não podem faltar? A expectativa é que os alunos respondam que as letras que não podem faltar são as vogais: A - E - I - O - U.

- Quais são algumas das possíveis combinações destas letras para que elas formem uma sílaba? Espere que os alunos respondam que as combinações são: Consoante + Vogal;

Consoante + Vogal + Consoante;

Consoante +Consoante + Vogal;

Vogal + Consoante;

Consoante + Vogal + Vogal;

Vogal + Vogal;

Vogal.

Se necessário escreva exemplos de palavras no quadro e circule as sílabas com outra cor: lixo; viúva; tempo; rolha; assobiar; roeu; trovão.

  • Distribua cópias de folhas impressas e peça que os alunos copiem as conclusões na folha impressa/caderno/diário de registro de descobertas. Link para impressão do material aqui
  • Se considerar necessário escreva as descobertas e afixe na parede da sala de aula.

Dica: Se achar interessante explique aos alunos que há ainda outras combinações das estruturas silábicas, como : C+V + V + V + C como é o caso da palavra espiões; C + V + V + V como por exemplo a palavra Paraguai.

Materiais complementares: Folhas impressas ou caderno/diário de registro de descobertas; cartolina e pincel atômico.

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