14175
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Organizando relatos de observação e pesquisa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Organizando relatos de observação e pesquisa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).

- Materiais:
Texto para a atividade, disponível aqui;
Tabela estrutural, disponível aqui;
Texto para recortar, disponível aqui.

Introdução
Compartilhe o texto pelo WhatsApp (pode ser através de uma foto) e pergunte se eles estranharam algo. Vá enviando perguntas pelo WhatsApp, a partir das respostas que eles forem enviando, até chegarem à conclusão esperada nas orientações do plano.

Desenvolvimento
Desafie os alunos a organizarem corretamente o texto. Para isso, disponibilize o texto através do e-mail para ser impresso e recortado pelo aluno. Se não for possível a impressão, oriente o aluno a copiar as partes em papel resistente, recortá-las, organizá-las e colá-las. Vá enviando áudios pelo WhatsApp, para orientar e tirar dúvidas a respeito da organização do texto. Depois que o texto estiver organizado, oriente os alunos a tirarem foto do caderno e enviar pelo WhatsApp. Outra opção é criar um mural no Padlet e pedir para os alunos anexarem as fotos no mural. Em seguida, anexe o texto original para que possam comparar. Comente no mural e oriente os alunos a comentarem seus textos também. Siga as perguntas sugeridas na orientação do plano para essa reflexão.

Fechamento
Organize, pelo WhatsApp, a realização da atividade. Envie a palavra “Introdução” e peça que escrevam a explicação deles para essa parte. Depois que todos enviarem a resposta, organize uma síntese e vá montando um documento no Google, para ser disponibilizado aos alunos depois de completo. Repita o mesmo procedimento com cada parte estrutural do gênero até finalizar a síntese proposta no slide do plano.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando com a criança o experimento proposto. Isso reforçará a importância do gênero e o sentido de cada parte do texto e de sua organização.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_05SQA06

(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas