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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Organizando relatos de observação e pesquisa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Organizando relatos de observação e pesquisa

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, projetor, tesoura, cola.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação das partes estruturantes do gênero e presença de alunos que não leem convencionalmente.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Anuncie o tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete a atividade.
  • Distribua a atividade impressa para os alunos.
  • Faça a leitura coletiva do texto
  • Questione: Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? Quem produz este tipo de texto? Um médico? Jornalista? Cientista? (Espera-se que o aluno responda que se trata de um experimento científico que mostra o procedimento para fazer uma chuva artificial e quem produz este texto é o que o cientista, pois estamos fazendo um experimento científico.)
  • É produzido com qual intenção? Onde encontramos este tipo de texto? Para que ele serve? (Espera-se que os alunos digam que é muito comum este tipo de texto em revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.)
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das características deste gênero, e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa estranheza durante a leitura.
  • Destaque que a compreensão do texto ficou comprometida e que o leitor não saberia por exemplo por onde começar o experimento. O texto está sem a organização estrutural (introdução, materiais, método, resultados, conclusão, data, local e autor) que compõe os relatos de experimentos científicos. Além disso os parágrafos estão desordenados, o que compromete o entendimento e a continuidade do texto.
  • Antecipe que iremos adequar o texto para que a compreensão seja estabelecida.

Materiais complementares: Para imprimir o texto clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Copie o texto em papel resistente, recorte as tiras e guarde-as em envelopes.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade e entregue a eles um envelope com o texto fatiado e a tabela estrutural .
  • Peça aos alunos que observem atentamente os parágrafos antes de começar a ordenação a fim de garantir a coerência e a coesão do texto.
  • Oriente os alunos a estruturar o texto seguindo os componentes estruturais dos relatos de experimentos (introdução, materiais, métodos, resultados , conclusão, data, local e autor), com o apoio da tabela estrutural.
  • Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a estruturação do texto. Promova reflexões sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e a construção do sentido do texto. Ajude-os a perceber que um parágrafo é coerente quando suas frases formam um todo ou se encaixam perfeitamente. Se um parágrafo é coerente, o leitor passa de uma frase a outra sem vacilações, rupturas ou lacunas.
  • Enfatize que os sinais de pontuação não são aleatórios, eles servem tanto para marcar os parágrafos em blocos de informações como para marcar sua organização interna em frases que se articulam e criam entre si uma dependência gramatical e de sentido.
  • Questione:
  • Qual parte do texto seria a introdução do experimento? Por quê? Qual característica deste trecho leva você a pensar assim? O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Há diferenças na linguagem de material e métodos? (Espera-se que os alunos respondam que a introdução se encontra no início do texto e que ele apresenta uma breve ideia do que podemos encontrar no texto e o material é uma listagem. Já os métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.)
  • É fácil saber quem é o autor, onde escreveu e a data em que se realizou o experimento? (Espera-se que o aluno responda que geralmente o autor está evidenciado no início ou no final do texto, e que usaremos a cor rosa para destacá-lo no texto.)

Materiais complementares: Para imprimir a tabela estrutural clique aqui.

Imprima a atividade para recorte aqui.

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Orientações:

  • Copie o texto em papel resistente, recorte as tiras e guarde-as em envelopes.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade e entregue a eles um envelope com o texto fatiado e a tabela estrutural .
  • Peça aos alunos que observem atentamente os parágrafos antes de começarem a ordenação, a fim de garantir a coerência e a coesão do texto.
  • Oriente os alunos a estruturar o texto seguindo os componentes estruturais dos relatos de experimentos (introdução, materiais, métodos, resultados , conclusão, data, local e autor), com o apoio da tabela estrutural.
  • Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a estruturação do texto. Promova reflexões sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e pela construção do sentido do texto. Ajude-os a perceber que um parágrafo é coerente quando suas frases formam um todo ou se encaixam perfeitamente. Se um parágrafo é coerente, o leitor passa de uma frase a outra sem vacilações, rupturas ou lacunas.
  • Enfatize que os sinais de pontuação não são aleatórios, eles servem tanto para marcar os parágrafos em blocos de informações como para marcar sua organização interna em frases que se articulam e criam entre si uma dependência gramatical e de sentido.
  • Questione:
  • Qual parte do texto seria a introdução experimento? Por quê? Qual característica deste trecho leva você a pensar assim? Ele apresenta uma breve ideia do que podemos encontrar no teto. O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Há diferenças na linguagem de material e métodos? Os alunos precisam observar que material é uma listagem e o método é um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.
  • É fácil saber quem é o autor, onde escreveu e a data em que se realizou o experimento?

Materiais complementares: Para imprimir a tabela estrutural clique aqui.

Imprima a atividade para recorte aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente o texto original para os alunos.
  • Peça que façam a correção, comparando o texto estruturado pelos alunos com o texto original do autor do relato.
  • Circule pelas duplas observando as possíveis diferenças que podem ocorrer na montagem do texto. Por exemplo, o aluno não seguiu a mesma ordem na listagem do material. Explique aos alunos que esta diferença não altera o sentido do texto ou compromete o resultado do experimento. Já no método, se alterarmos o procedimento, comprometemos o resultado do experimento. Da mesma forma não podemos alterar a ordem dos parágrafos dos resultados, pois se colocarmos a frase “Pronto! Você acabou de criar uma chuva artificial!” antes da frase “Repare nas pequenas gotas que vão parecer dentro do pote”, prejudicamos o entendimento, pois o leitor achará que o experimento terminou antes mesmo da observação dos resultados.
  • Chame a atenção dos alunos quanto à imagem. Ela dá uma ideia de como resultará o experimento, porém não é essencial. Muitos relatórios e protocolos de experimentos científicos não possuem imagens. As imagens estabelecem uma relação escrita e imagem e possuem uma conexão lógica com o texto já que a imagem complementa, mas não substitui o texto.

Materiais complementares: Para imprimir a tabela estrutural clique aqui.

Imprima a atividade para recorte aqui.

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Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça a síntese coletivamente das estruturas dos relatos de experimentos científicos. Para isso, guie os alunos com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma introdução? Para que ela serve? Ressalte que a introdução serve para que o leitor tenha uma breve ideia das razões pelas quais o experimento está sendo realizado.
  • O que são os materiais? Como podemos escrever esta indicação? Como deverão ser escritos? Em forma de lista? (Estes questionamentos já foram respondidos no decorrer do plano e são retomados nesta etapa para a sistematização das ideias.)
  • O que seria o método? Em alguns experimentos é comum encontrarmos a palavra procedimento. É a mesma coisa? Possuem a mesma função?
  • Como podemos indicar o resultado de um experimento? Será que tudo que foi observado durante o experimento devemos descrever no resultado?
  • E a conclusão? O que seria? Ela depende do resultado?
  • Qual a necessidade de saber quem escreveu o experimento? A data? E o local? Estas informações podem alterar o resultado do experimento?
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese que explique cada uma das partes da estrutura do gênero e deixe exposto na classe para futuras consultas.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, projetor, tesoura, cola.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação das partes estruturantes do gênero e presença de alunos que não leem convencionalmente.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 26 nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Anuncie o tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete a atividade.
  • Distribua a atividade impressa para os alunos.
  • Faça a leitura coletiva do texto
  • Questione: Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? Quem produz este tipo de texto? Um médico? Jornalista? Cientista? (Espera-se que o aluno responda que se trata de um experimento científico que mostra o procedimento para fazer uma chuva artificial e quem produz este texto é o que o cientista, pois estamos fazendo um experimento científico.)
  • É produzido com qual intenção? Onde encontramos este tipo de texto? Para que ele serve? (Espera-se que os alunos digam que é muito comum este tipo de texto em revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.)
  • Ressalte que o vocabulário científico é uma das características deste gênero, e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa estranheza durante a leitura.
  • Destaque que a compreensão do texto ficou comprometida e que o leitor não saberia por exemplo por onde começar o experimento. O texto está sem a organização estrutural (introdução, materiais, método, resultados, conclusão, data, local e autor) que compõe os relatos de experimentos científicos. Além disso os parágrafos estão desordenados, o que compromete o entendimento e a continuidade do texto.
  • Antecipe que iremos adequar o texto para que a compreensão seja estabelecida.

Materiais complementares: Para imprimir o texto clique aqui

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Copie o texto em papel resistente, recorte as tiras e guarde-as em envelopes.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade e entregue a eles um envelope com o texto fatiado e a tabela estrutural .
  • Peça aos alunos que observem atentamente os parágrafos antes de começar a ordenação a fim de garantir a coerência e a coesão do texto.
  • Oriente os alunos a estruturar o texto seguindo os componentes estruturais dos relatos de experimentos (introdução, materiais, métodos, resultados , conclusão, data, local e autor), com o apoio da tabela estrutural.
  • Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a estruturação do texto. Promova reflexões sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e a construção do sentido do texto. Ajude-os a perceber que um parágrafo é coerente quando suas frases formam um todo ou se encaixam perfeitamente. Se um parágrafo é coerente, o leitor passa de uma frase a outra sem vacilações, rupturas ou lacunas.
  • Enfatize que os sinais de pontuação não são aleatórios, eles servem tanto para marcar os parágrafos em blocos de informações como para marcar sua organização interna em frases que se articulam e criam entre si uma dependência gramatical e de sentido.
  • Questione:
  • Qual parte do texto seria a introdução do experimento? Por quê? Qual característica deste trecho leva você a pensar assim? O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Há diferenças na linguagem de material e métodos? (Espera-se que os alunos respondam que a introdução se encontra no início do texto e que ele apresenta uma breve ideia do que podemos encontrar no texto e o material é uma listagem. Já os métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.)
  • É fácil saber quem é o autor, onde escreveu e a data em que se realizou o experimento? (Espera-se que o aluno responda que geralmente o autor está evidenciado no início ou no final do texto, e que usaremos a cor rosa para destacá-lo no texto.)

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Orientações:

  • Copie o texto em papel resistente, recorte as tiras e guarde-as em envelopes.
  • Organize os alunos em duplas para a realização da atividade e entregue a eles um envelope com o texto fatiado e a tabela estrutural .
  • Peça aos alunos que observem atentamente os parágrafos antes de começarem a ordenação, a fim de garantir a coerência e a coesão do texto.
  • Oriente os alunos a estruturar o texto seguindo os componentes estruturais dos relatos de experimentos (introdução, materiais, métodos, resultados , conclusão, data, local e autor), com o apoio da tabela estrutural.
  • Circule pelas duplas percebendo as hipóteses dos alunos para a estruturação do texto. Promova reflexões sobre os elementos responsáveis pela coesão dos parágrafos e pela construção do sentido do texto. Ajude-os a perceber que um parágrafo é coerente quando suas frases formam um todo ou se encaixam perfeitamente. Se um parágrafo é coerente, o leitor passa de uma frase a outra sem vacilações, rupturas ou lacunas.
  • Enfatize que os sinais de pontuação não são aleatórios, eles servem tanto para marcar os parágrafos em blocos de informações como para marcar sua organização interna em frases que se articulam e criam entre si uma dependência gramatical e de sentido.
  • Questione:
  • Qual parte do texto seria a introdução experimento? Por quê? Qual característica deste trecho leva você a pensar assim? Ele apresenta uma breve ideia do que podemos encontrar no teto. O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Há diferenças na linguagem de material e métodos? Os alunos precisam observar que material é uma listagem e o método é um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.
  • É fácil saber quem é o autor, onde escreveu e a data em que se realizou o experimento?

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Orientações:

  • Apresente o texto original para os alunos.
  • Peça que façam a correção, comparando o texto estruturado pelos alunos com o texto original do autor do relato.
  • Circule pelas duplas observando as possíveis diferenças que podem ocorrer na montagem do texto. Por exemplo, o aluno não seguiu a mesma ordem na listagem do material. Explique aos alunos que esta diferença não altera o sentido do texto ou compromete o resultado do experimento. Já no método, se alterarmos o procedimento, comprometemos o resultado do experimento. Da mesma forma não podemos alterar a ordem dos parágrafos dos resultados, pois se colocarmos a frase “Pronto! Você acabou de criar uma chuva artificial!” antes da frase “Repare nas pequenas gotas que vão parecer dentro do pote”, prejudicamos o entendimento, pois o leitor achará que o experimento terminou antes mesmo da observação dos resultados.
  • Chame a atenção dos alunos quanto à imagem. Ela dá uma ideia de como resultará o experimento, porém não é essencial. Muitos relatórios e protocolos de experimentos científicos não possuem imagens. As imagens estabelecem uma relação escrita e imagem e possuem uma conexão lógica com o texto já que a imagem complementa, mas não substitui o texto.

Materiais complementares: Para imprimir a tabela estrutural clique aqui.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Faça a síntese coletivamente das estruturas dos relatos de experimentos científicos. Para isso, guie os alunos com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma introdução? Para que ela serve? Ressalte que a introdução serve para que o leitor tenha uma breve ideia das razões pelas quais o experimento está sendo realizado.
  • O que são os materiais? Como podemos escrever esta indicação? Como deverão ser escritos? Em forma de lista? (Estes questionamentos já foram respondidos no decorrer do plano e são retomados nesta etapa para a sistematização das ideias.)
  • O que seria o método? Em alguns experimentos é comum encontrarmos a palavra procedimento. É a mesma coisa? Possuem a mesma função?
  • Como podemos indicar o resultado de um experimento? Será que tudo que foi observado durante o experimento devemos descrever no resultado?
  • E a conclusão? O que seria? Ela depende do resultado?
  • Qual a necessidade de saber quem escreveu o experimento? A data? E o local? Estas informações podem alterar o resultado do experimento?
  • Registre as conclusões no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese que explique cada uma das partes da estrutura do gênero e deixe exposto na classe para futuras consultas.

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