Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Loom (tutorial disponível aqui).
Materiais:
Atividade disponível aqui;
Resolução disponível aqui.
Introdução
“O que está faltando?” – Desafie os alunos a descobrirem o que falta no texto. Compartilhe o texto sugerido no slide pelo WhatsApp e envie áudios com as perguntas para que os alunos respondam pelo mesmo canal.
Desenvolvimento
Crie um documento do Google com o texto e as orientações de como identificar, com as cores, as partes constitutivas do gênero, escrevendo a justificativa da escolha das partes nos comentários do documento. Envie áudios, pelo WhatsApp, com as orientações de como realizar a atividade, seguindo as orientações do plano. Outra opção é gravar um tutorial pelo Loom, mostrando como utilizar as ferramentas para realizar a atividade proposta.
Fechamento
Organize, pelo WhatsApp, a realização da atividade. Envie a palavra “Introdução” e peça que escrevam a explicação deles para essa parte. Depois que todos enviarem a resposta, organize uma síntese e vá montando um documento no Google para ser disponibilizado aos alunos depois de completo. Repita o mesmo procedimento com cada parte estrutural do gênero até finalizar a síntese proposta no slide do plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando com a criança o experimento proposto. Isso reforçará a importância do gênero e o sentido de cada parte do texto e de sua organização.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_05SQA05
(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.
AULA 01
AULA 02
AULA 10
AULA 11
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes