14174
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estrutura e composição dos relatos de Observação e pesquisa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Estrutura e composição dos relatos de Observação e pesquisa

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcional: Loom (tutorial disponível aqui).

Materiais:
Atividade disponível aqui;
Resolução disponível aqui.

Introdução
“O que está faltando?”  Desafie os alunos a descobrirem o que falta no texto. Compartilhe o texto sugerido no slide pelo WhatsApp e envie áudios com as perguntas para que os alunos respondam pelo mesmo canal.

Desenvolvimento
Crie um documento do Google com o texto e as orientações de como identificar, com as cores, as partes constitutivas do gênero, escrevendo a justificativa da escolha das partes nos comentários do documento. Envie áudios, pelo WhatsApp, com as orientações de como realizar a atividade, seguindo as orientações do plano. Outra opção é gravar um tutorial pelo Loom, mostrando como utilizar as ferramentas para realizar a atividade proposta.

Fechamento
Organize, pelo WhatsApp, a realização da atividade. Envie a palavra “Introdução” e peça que escrevam a explicação deles para essa parte. Depois que todos enviarem a resposta, organize uma síntese e vá montando um documento no Google para ser disponibilizado aos alunos depois de completo. Repita o mesmo procedimento com cada parte estrutural do gênero até finalizar a síntese proposta no slide do plano.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando com a criança o experimento proposto. Isso reforçará a importância do gênero e o sentido de cada parte do texto e de sua organização.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_05SQA05

(EF03LP26) Identificar e reproduzir, em relatórios de observação e pesquisa, a formatação e diagramação específica desses gêneros (passos ou listas de itens, tabelas, ilustrações, gráficos, resumo dos resultados), inclusive em suas versões orais.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas