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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Estrutura e composição dos relatos de Observação e pesquisa

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Estrutura e composição dos relatos de Observação e pesquisa

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Renata da Silva Gonçalves

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Sobre este plano select-down

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, projetor, lápis de cor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação das partes estruturantes do gênero e presença de alunos que não leem convencionalmente.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.

Tema da aula select-down

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Anuncie o Tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

Introdução select-down

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete o texto. Clique aqui para acessá-lo na íntegra.
  • Distribua o texto impresso para a leitura e peça para colarem no caderno.
  • Leia o texto coletivamente.
  • Converse com os alunos e destaque que no texto está faltando a organização estrutural (diagramação) que compõe os relatos de experimentos científicos (introdução, materiais, método, resultados, conclusão, data, local e autor).
  • Para intervir e ajudar os alunos na atividade, questione:
  • Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? (Espera-se que o aluno responda que se trata de um experimento científico que mostra o procedimento para fazer um indicador de ph.)
  • Quem produz este tipo de texto? O médico? Jornalista? Cientista? (Espera-se que os alunos respondam que o cientista, pois estamos fazendo um experimento científico.)
  • É produzido com qual intenção? (Esperamos que os alunos respondam que este tipo de texto tem a finalidade de apresentar um experimento sobre uma descoberta científica.)
  • Onde encontramos este tipo de texto? Para que ele serve? (Esperamos que os alunos respondam que é muito comum este tipo de texto em revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.)
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa certa estranheza durante a leitura.

Materiais complementares: Para imprimir o texto clique aqui. Acesso em 26 de novembro de 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete a atividade.
  • Distribua a atividade impressa para as duplas.
  • Peça para os alunos separar lápis de cor nas cores: verde claro, verde-escuro, vermelho, laranja, azul, rosa e amarelo.
  • Oriente os alunos a reler o texto e observar atentamente cada parágrafo antes de pintar o texto.
  • Peça para os alunos pintar o texto de acordo com a sua parte constitutiva e escrever a justificativa da escolha das partes. Circule pelas duplas observando as estratégias utilizadas por eles para estruturar o texto.
  • Para contribuir com a discussão, pergunte aos alunos: Qual parte seria pintada de azul? Por quê? Qual caracteristica deste trecho leva você a pensar assim?
    O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Qual a disposição?
    Há diferenças na linguagem de material e métodos? (Espera-se que os alunos respondam que a parte pintada em azul seria a lista de materiais usados no experimento e que o material é uma listagem. Já os métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.)
  • Onde podemos encontrar a introdução do relato do experimento? (Espera-se que os alunos respondam que se encontra no início do texto e que ela apresenta uma breve ideia do que podemos encontrar no teto.)
  • É fácil saber quem é o autor, onde escreveu e a data que se realizou o experimento? Qual cor usaremos para esta identificação desta parte? (Espera-se que os alunos respondam que geralmente o autor está evidenciado no início ou no fim do texto, e que usaremos a cor rosa para destacá-lo no texto.)
  • O que seria um método? Vamos pesquisar esta palavra no dicionário para ver se nos ajuda? ( Espera-se que os alunos respondam que nos métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.)
  • Chame a atenção dos alunos, quanto às imagens. Elas são uma parte importante no texto, porém sua presença não é obrigatória. Muitos relatórios e protocolos de experimentos científicos não possuem imagens. As imagens são importantes pois ajudam o leitor a compreender melhor o que foi desenvolvido e possibilita ao pesquisador agregar informações importantes como cor, nível, aspecto por meio da foto ou do desenho. A escrita e o uso de figuras nos protocolos e relatos possuem uma relação de complementaridade tendo em vista que a imagem complementa, mas não substitui o texto escrito.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui.

Para acessar a resposta da atividade, clique aqui.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Entregue uma cópia da tabela para cada aluno.
  • Complete coletivamente com os alunos a síntese das estruturas dos relatos de experimentos científicos. Para isso, guie os alunos com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma introdução? Para que ela serve? Ressalte que a introdução serve para que o leitor tenha uma breve ideia das razões pelas quais o experimento está sendo realizado.
  • O que são os materiais? Como podemos escrever esta indicação? Como deverão ser escritos? Em forma de lista? A conversa deve sintetizar que os materiais são escritos em lista para facilitar a organização prévia do experimento a ser executado.
  • O que seria o método? Em alguns experimentos é comum encontrarmos a palavra procedimento. É a mesma coisa? Possuem a mesma função? Devem concluir que a função do item métodos e procedimentos é explicar como devem ocorrer a preparação do experimento, a partir da lista de materiais já disponibilizados. Envolve tanto a organização dos materiais, do espaço e da descrição do passo a passo.
  • Como podemos indicar o resultado de um experimento? Será que tudo que foi observado durante o experimento devemos descrever no resultado? Espera-se que indiquem que os resultados são registros das observações feitas durante o experimento. Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação.
  • E a conclusão? O que seria? Ela depende do resultado? Deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas.
  • Qual a necessidade de saber quem escreveu o experimento? A data? E o local? Estas informações podem alterar o resultado do experimento? Necessidade de identificação do período e condições da localidade, pois podem interferir no experimento.
  • Cole a atividade no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese que explique cada uma das partes do texto e deixe exposto na classe para futuras consultas.

Materiais complementares: Clique aqui para imprimir a tabela para a atividade.

Para acessar a resposta da atividade, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Cópias do texto, projetor, lápis de cor.

Dificuldades antecipadas: Dificuldade de compreensão do texto, afetando a identificação das partes estruturantes do gênero e presença de alunos que não leem convencionalmente.

Referências sobre o assunto:

CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.

OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Anuncie o Tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Projete o texto. Clique aqui para acessá-lo na íntegra.
  • Distribua o texto impresso para a leitura e peça para colarem no caderno.
  • Leia o texto coletivamente.
  • Converse com os alunos e destaque que no texto está faltando a organização estrutural (diagramação) que compõe os relatos de experimentos científicos (introdução, materiais, método, resultados, conclusão, data, local e autor).
  • Para intervir e ajudar os alunos na atividade, questione:
  • Vocês conseguiram entender o texto? O que ele diz? (Espera-se que o aluno responda que se trata de um experimento científico que mostra o procedimento para fazer um indicador de ph.)
  • Quem produz este tipo de texto? O médico? Jornalista? Cientista? (Espera-se que os alunos respondam que o cientista, pois estamos fazendo um experimento científico.)
  • É produzido com qual intenção? (Esperamos que os alunos respondam que este tipo de texto tem a finalidade de apresentar um experimento sobre uma descoberta científica.)
  • Onde encontramos este tipo de texto? Para que ele serve? (Esperamos que os alunos respondam que é muito comum este tipo de texto em revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.)
  • Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa certa estranheza durante a leitura.

Materiais complementares: Para imprimir o texto clique aqui. Acesso em 26 de novembro de 2018

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Projete a atividade.
  • Distribua a atividade impressa para as duplas.
  • Peça para os alunos separar lápis de cor nas cores: verde claro, verde-escuro, vermelho, laranja, azul, rosa e amarelo.
  • Oriente os alunos a reler o texto e observar atentamente cada parágrafo antes de pintar o texto.
  • Peça para os alunos pintar o texto de acordo com a sua parte constitutiva e escrever a justificativa da escolha das partes. Circule pelas duplas observando as estratégias utilizadas por eles para estruturar o texto.
  • Para contribuir com a discussão, pergunte aos alunos: Qual parte seria pintada de azul? Por quê? Qual caracteristica deste trecho leva você a pensar assim?
    O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Qual a disposição?
    Há diferenças na linguagem de material e métodos? (Espera-se que os alunos respondam que a parte pintada em azul seria a lista de materiais usados no experimento e que o material é uma listagem. Já os métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.)
  • Onde podemos encontrar a introdução do relato do experimento? (Espera-se que os alunos respondam que se encontra no início do texto e que ela apresenta uma breve ideia do que podemos encontrar no teto.)
  • É fácil saber quem é o autor, onde escreveu e a data que se realizou o experimento? Qual cor usaremos para esta identificação desta parte? (Espera-se que os alunos respondam que geralmente o autor está evidenciado no início ou no fim do texto, e que usaremos a cor rosa para destacá-lo no texto.)
  • O que seria um método? Vamos pesquisar esta palavra no dicionário para ver se nos ajuda? ( Espera-se que os alunos respondam que nos métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.)
  • Chame a atenção dos alunos, quanto às imagens. Elas são uma parte importante no texto, porém sua presença não é obrigatória. Muitos relatórios e protocolos de experimentos científicos não possuem imagens. As imagens são importantes pois ajudam o leitor a compreender melhor o que foi desenvolvido e possibilita ao pesquisador agregar informações importantes como cor, nível, aspecto por meio da foto ou do desenho. A escrita e o uso de figuras nos protocolos e relatos possuem uma relação de complementaridade tendo em vista que a imagem complementa, mas não substitui o texto escrito.

Materiais complementares: Para imprimir a atividade, clique aqui.

Para acessar a resposta da atividade, clique aqui.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

  • Entregue uma cópia da tabela para cada aluno.
  • Complete coletivamente com os alunos a síntese das estruturas dos relatos de experimentos científicos. Para isso, guie os alunos com questionamentos:
  • Como podemos determinar o que é uma introdução? Para que ela serve? Ressalte que a introdução serve para que o leitor tenha uma breve ideia das razões pelas quais o experimento está sendo realizado.
  • O que são os materiais? Como podemos escrever esta indicação? Como deverão ser escritos? Em forma de lista? A conversa deve sintetizar que os materiais são escritos em lista para facilitar a organização prévia do experimento a ser executado.
  • O que seria o método? Em alguns experimentos é comum encontrarmos a palavra procedimento. É a mesma coisa? Possuem a mesma função? Devem concluir que a função do item métodos e procedimentos é explicar como devem ocorrer a preparação do experimento, a partir da lista de materiais já disponibilizados. Envolve tanto a organização dos materiais, do espaço e da descrição do passo a passo.
  • Como podemos indicar o resultado de um experimento? Será que tudo que foi observado durante o experimento devemos descrever no resultado? Espera-se que indiquem que os resultados são registros das observações feitas durante o experimento. Deve-se registrar a situação inicial do experimento e todas as alterações que estão ocorrendo ao longo das observações, indicando sempre o momento da observação.
  • E a conclusão? O que seria? Ela depende do resultado? Deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento e em pesquisas bibliográficas.
  • Qual a necessidade de saber quem escreveu o experimento? A data? E o local? Estas informações podem alterar o resultado do experimento? Necessidade de identificação do período e condições da localidade, pois podem interferir no experimento.
  • Cole a atividade no caderno para consultas posteriores.
  • Monte um cartaz com a síntese que explique cada uma das partes do texto e deixe exposto na classe para futuras consultas.

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