Atividade
Plano de Aula
Plano de aula: Entendendo a estrutura e a composição dos relatos de experimento científico
Plano 4 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Relatos e protocolos de experimentos científicos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias do texto, tabela estrutural, projetor, tesoura, cola, copinho de café, filtro para café, canetinhas, água e álcool.
Dificuldades antecipadas: Fazer associação do texto verbal com a imagem. Dificuldade na compreensão do texto.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou anote no quadro o tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Projete o texto “Cromografia em papel” disponível disponível integralmente em http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=989&sid=3 Acesso em 27 de novembro de 2018
- Distribua o texto impresso para a leitura coletiva.
- Questione:
- Quem produz este tipo de texto? Médico? Jornalista? Cientista? (Espera-se que os alunos respondam que o cientista, pois estamos fazendo um experimento científico.)
- É produzido com qual intenção? (Espera-se que os alunos respondam que este tipo de texto tem a finalidade de apresentar um experimento sobre uma descoberta científica.)
- O que vocês acharam da estrutura do texto? Facilita o entendimento? (Espera-se que os alunos respondam que a estrutura do texto é clara e facilita o entendimento do texto.)
- Onde encontramos este tipo de texto? Para que ele serve? (Espera-se que os alunos respondam que é muito comum este tipo de texto nas revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.)
- Faça a leitura em voz alta do texto.
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa certa estranheza durante a leitura.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das características deste gênero, e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
Materiais complementares: Imprima aqui o texto para a atividade. Fonte: disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=989&sid=3 acesso em: 20/9/2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em duplas e distribua o material (texto, tabela estrutural, cola e tesoura).
- Oriente os alunos a recortar as partes constitutivas e colá-las no campo correto da tabela.
- Converse com os alunos e pergunte como eles farão para determinar a introdução, materiais, métodos, resultados, conclusão, local, data e autor?
- Questione:
- Quais marcas linguísticas ou estruturais (de diagramação) permitem distinguir as partes: material de métodos? (Espera-se que os alunos respondam que é uma lista.)
- Quais partes têm figuras e por que elas são úteis para o leitor? (Espera-se que os alunos respondam que as figuras são úteis e complementam a informação do texto.)
- Onde está o título do texto? É necessário ter um título? Por quê? (Espera-se que os alunos respondam que o título aparece no início do texto e serve para enunciar o que o leitor lerá na sequência.)
- Qual parte seria a introdução do relato do experimento? (Espera-se que os alunos observem que neste experimento existe uma breve introdução.) (Para esta experiência você pode precisar de), este trecho é suficiente para a finalidade de apresentar ao leitor que está apenas buscando experimentos e quer ir diretamente a Materiais e instruções.)
- O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Qual a disposição? Há diferenças na linguagem de material e métodos? (Espera-se que os alunos respondam que o material é uma listagem. Já nos métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.)
- Chame a atenção dos alunos quanto às imagens. Elas são uma parte importante no texto, porém não é essencial. Muitos relatórios e protocolos de experimentos científicos não possuem imagens. As imagens estabelecem uma relação escrita e imagem e possuem uma conexão lógica com o texto já que a imagem complementa, mas não substitui o texto.
- Circule pelos grupos , observando e intervindo quando necessário.
Materiais complementares: Para imprimir a tabela estrutural clique aqui.
Para imprimir a resposta da atividade clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Proponha aos alunos a produção de um cartaz explicando cada um dos elementos do gênero. Este cartaz precisa conter a síntese das estruturas constitutivas dos relatos de experimentos científicos.
- Para ajudar na síntese das respostas, guie a turma com perguntas como:
- O que devemos indicar na introdução do relatório? Deve ser um texto longo ou breve? (Espera-se que concluam que a introdução de um protocolo de experimento científico apenas apresenta, introduz a experiência que será executada. Ela é breve e pode apresentar alguns elementos para persuadir o leitor a realizar o experimento, ou ser mais direta, como no texto analisado nesta aula).
- O que são os materiais usados nos experimentos? Para que ele serve? Como devem ser escritos? (Devem concluir que o item ‘material’ ou ‘materiais necessários’ constam ao início do texto, logo após a introdução, apresentando o formato de uma lista, indicando todos os elementos necessários, descrevendo quantidade e qualidade, para a realização da experiência)
- O que é um método? (Espera-se que concluam que o método é o item que traz a descrição do como executar a experiência. Assume um texto mais longo e descritivo, utiliza os verbos indicando ordem, o que deve ser realizado pela pessoa que executa a experiência)
- O que indicam os resultados? Para que eles servem? E se der algo errado, devemos apontá-lo? (O item resultado relata o que foi possível observar a partir da execução da experiência. A linguagem utilizada é diferente do item métodos pois nesse item não são descritos procedimentos, temos o relato do que ocorreu, ou seja, o efeito, o resultado)
- O que é uma conclusão? Para que os cientistas a utilizam? (Devem concluir que a redação da conclusão deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento. É importante que os alunos reconheçam que neste item é desejável que se articule o que foi observado e informações oriundas de pesquisas bibliográficas).
- Qual a importância do autor, localidade e data do experimento? É necessária essa informação no texto? Por quê? (Esses dados são importantes para que o texto seja situado em uma determinada situação e há relatos que envolvem observações mais longas, sendo necessário que o pesquisador registre as modificações ocorridas ao longo de um determinado período de tempo)
Materiais complementares: Para acessar a resposta da atividade clique aqui
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Formulários Google (tutorial disponível aqui).
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui);
Google Jamboard (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
- Materiais:
Texto integral, disponível aqui;
Tabela estrutural, disponível aqui;
Resolução disponível aqui.
Introdução
Compartilhe o texto e as perguntas sugeridas no plano em um formulário Google. Oriente os alunos enviando áudios pelo WhatsApp. O link do formulário também poderá ser enviado pelo mesmo canal.
Desenvolvimento
Crie um documento do Google com o texto, compartilhe uma cópia com cada aluno e peça que eles identifiquem as partes estruturais através de comentários no documento. Deixe os nomes das partes constitutivas disponíveis no documento e oriente os alunos, através de áudios pelo WhatsApp, a fazerem a atividade seguindo as orientações do plano.
Outra sugestão seria realizar uma videochamada pelo Google Meet e, utilizando o Jamboard, disponibilizar o texto e os nomes das partes estruturais em post-its. Durante a chamada, depois de explicar a atividade, abra o Jamboard e organize os post-its coletivamente com os alunos. Depois de pronto, salve em PDF para compartilhar com os alunos.
Fechamento
Proponha que os alunos preparem um documento explicando as partes constitutivas dos relatos de experimentos. Você pode disponibilizar um quadro, em um documento do Google, com as perguntas orientadoras e espaços para explicação dos alunos, ou pode ser disponibilizado um mural no Padlet, organizado em colunas. Cada coluna terá o nome de uma parte constitutiva e os alunos poderão inserir post-its com as explicações de cada parte. Você poderá acrescentar perguntas e orientações no mural, se houver necessidade.
Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero realizando com a criança o experimento proposto. Isso reforçará a importância do gênero e o sentido de cada parte do texto e de sua organização.