Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a quarta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Relato e protocolos de experimentos científicos, e no campo de atuação Estudo e pesquisa. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias do texto, tabela estrutural, projetor, tesoura, cola, copinho de café, filtro para café, canetinhas, água e álcool.
Dificuldades antecipadas: Fazer associação do texto verbal com a imagem. Dificuldade na compreensão do texto.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Anna Maria de Pessoa. O papel da linguagem na gênese das explicações causais. In: MORTIMER, E. F; SMOLKA, A. L. B. (orgs.). Linguagem, Cultura e Cognição - reflexões para o ensino e sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2001.
OLIVEIRA, Carla Marques Alvarenga de; CARVALHO, Anna Maria Pessoa de. Escrevendo em aulas de ciências. Ciênc. educ. (Bauru), Bauru , v. 11, n. 3, p. 347-366, Dec. 2005 . Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1516-73132005000300002&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 26 Nov. 2018. http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132005000300002.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Projete ou anote no quadro o tema da aula e converse com os alunos sobre o que eles podem esperar da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 15 minutos.
Orientações:
- Projete o texto “Cromografia em papel” disponível disponível integralmente em http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=989&sid=3 Acesso em 27 de novembro de 2018
- Distribua o texto impresso para a leitura coletiva.
- Questione:
- Quem produz este tipo de texto? Médico? Jornalista? Cientista? (Espera-se que os alunos respondam que o cientista, pois estamos fazendo um experimento científico.)
- É produzido com qual intenção? (Espera-se que os alunos respondam que este tipo de texto tem a finalidade de apresentar um experimento sobre uma descoberta científica.)
- O que vocês acharam da estrutura do texto? Facilita o entendimento? (Espera-se que os alunos respondam que a estrutura do texto é clara e facilita o entendimento do texto.)
- Onde encontramos este tipo de texto? Para que ele serve? (Espera-se que os alunos respondam que é muito comum este tipo de texto nas revistas, livros, protocolos e registros científicos. São extremamente úteis para relatar e apresentar informações sobre os experimentos científicos.)
- Faça a leitura em voz alta do texto.
- Converse com os alunos destacando a linguagem científica que o texto aborda e que muitas vezes causa certa estranheza durante a leitura.
- Ressalte que o vocabulário científico é uma das características deste gênero, e os termos podem não ser totalmente compreendidos durante a leitura, tendo que muitas vezes recorrer a enciclopédias científicas para consulta.
Materiais complementares: Imprima aqui o texto para a atividade. Fonte: disponível em: http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=989&sid=3 acesso em: 20/9/2018
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em duplas e distribua o material (texto, tabela estrutural, cola e tesoura).
- Oriente os alunos a recortar as partes constitutivas e colá-las no campo correto da tabela.
- Converse com os alunos e pergunte como eles farão para determinar a introdução, materiais, métodos, resultados, conclusão, local, data e autor?
- Questione:
- Quais marcas linguísticas ou estruturais (de diagramação) permitem distinguir as partes: material de métodos? (Espera-se que os alunos respondam que é uma lista.)
- Quais partes têm figuras e por que elas são úteis para o leitor? (Espera-se que os alunos respondam que as figuras são úteis e complementam a informação do texto.)
- Onde está o título do texto? É necessário ter um título? Por quê? (Espera-se que os alunos respondam que o título aparece no início do texto e serve para enunciar o que o leitor lerá na sequência.)
- Qual parte seria a introdução do relato do experimento? (Espera-se que os alunos observem que neste experimento existe uma breve introdução.) (Para esta experiência você pode precisar de), este trecho é suficiente para a finalidade de apresentar ao leitor que está apenas buscando experimentos e quer ir diretamente a Materiais e instruções.)
- O que seriam os materiais utilizados? Onde encontramos esta informação? Qual a disposição? Há diferenças na linguagem de material e métodos? (Espera-se que os alunos respondam que o material é uma listagem. Já nos métodos temos um texto instrucional, os verbos estão no injuntivo, há o uso dos advérbios de tempo.)
- Chame a atenção dos alunos quanto às imagens. Elas são uma parte importante no texto, porém não é essencial. Muitos relatórios e protocolos de experimentos científicos não possuem imagens. As imagens estabelecem uma relação escrita e imagem e possuem uma conexão lógica com o texto já que a imagem complementa, mas não substitui o texto.
- Circule pelos grupos , observando e intervindo quando necessário.
Materiais complementares: Para imprimir a tabela estrutural clique aqui.
Para imprimir a resposta da atividade clique aqui
Fechamento
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Proponha aos alunos a produção de um cartaz explicando cada um dos elementos do gênero. Este cartaz precisa conter a síntese das estruturas constitutivas dos relatos de experimentos científicos.
- Para ajudar na síntese das respostas, guie a turma com perguntas como:
- O que devemos indicar na introdução do relatório? Deve ser um texto longo ou breve? (Espera-se que concluam que a introdução de um protocolo de experimento científico apenas apresenta, introduz a experiência que será executada. Ela é breve e pode apresentar alguns elementos para persuadir o leitor a realizar o experimento, ou ser mais direta, como no texto analisado nesta aula).
- O que são os materiais usados nos experimentos? Para que ele serve? Como devem ser escritos? (Devem concluir que o item ‘material’ ou ‘materiais necessários’ constam ao início do texto, logo após a introdução, apresentando o formato de uma lista, indicando todos os elementos necessários, descrevendo quantidade e qualidade, para a realização da experiência)
- O que é um método? (Espera-se que concluam que o método é o item que traz a descrição do como executar a experiência. Assume um texto mais longo e descritivo, utiliza os verbos indicando ordem, o que deve ser realizado pela pessoa que executa a experiência)
- O que indicam os resultados? Para que eles servem? E se der algo errado, devemos apontá-lo? (O item resultado relata o que foi possível observar a partir da execução da experiência. A linguagem utilizada é diferente do item métodos pois nesse item não são descritos procedimentos, temos o relato do que ocorreu, ou seja, o efeito, o resultado)
- O que é uma conclusão? Para que os cientistas a utilizam? (Devem concluir que a redação da conclusão deve conter a explicação para o que foi observado, baseando-se nos dados obtidos através do experimento. É importante que os alunos reconheçam que neste item é desejável que se articule o que foi observado e informações oriundas de pesquisas bibliográficas).
- Qual a importância do autor, localidade e data do experimento? É necessária essa informação no texto? Por quê? (Esses dados são importantes para que o texto seja situado em uma determinada situação e há relatos que envolvem observações mais longas, sendo necessário que o pesquisador registre as modificações ocorridas ao longo de um determinado período de tempo)
Materiais complementares: Para acessar a resposta da atividade clique aqui