14172
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Leitura de poemas concretos e visuais

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Leitura de poemas concretos e visuais

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação, como WhatsApp ou e-mail, para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagens com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui).

- Opcional: Padlet (tutorial disponível aqui).

- Material:
Texto para a atividade, disponível aqui.

Introdução
Compartilhe com os alunos o título do poema como uma imagem, pelo WhatsApp, e oriente-os a levantar hipóteses sobre o texto. Envie as perguntas sugeridas nas orientações do plano pelo mesmo canal.

Desenvolvimento
Grave um vídeo curto, pelo celular, com as orientações sugeridas no slide 4 do desenvolvimento, e envie-o aos alunos pelo WhatsApp. Em seguida, encaminhe as perguntas pelo mesmo canal. Aguarde a resposta dos alunos. Compartilhe com eles as palavras do poema sugerido no slide e oriente-os a realizarem a atividade. Peça que copiem, recortem e colem as palavras estruturando o poema, e, depois de pronto, enviem uma foto do resultado. Você pode anexar os trabalhos ao mural do Padlet.
Depois, compartilhe a foto do poema pelo WhatsApp. Peça que cada aluno construa uma flor como a compartilhada e, depois de pronta, envie uma foto para você anexar ao mural.

Fechamento
Encaminhe as discussões propostas nas orientações do plano pelo WhatsApp e peça para os alunos enviarem áudios ou vídeos relatando suas impressões sobre a atividade. Todo esse material poderá ser anexado ao mural.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem do estudo do gênero lendo outros poemas, ouvindo a leitura da criança e acessando o mural criado pelos alunos. Eles também poderão anexar recadinhos de incentivo ao mural!

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_04SQA03

(EF15LP17) Apreciar poemas visuais e concretos, observando efeitos de sentido criados pelo formato do texto na página, distribuição e diagramação das letras, pelas ilustrações e por outros efeitos visuais.

(EF15LP18) Relacionar texto com ilustrações e outros recursos gráficos.

(EF35LP23) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, aliterações e diferentes modos de divisão dos versos, estrofes e refrões e seu efeito de sentido.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas