Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários:
- O professor deverá providencia: Data Show, a confecção de cartaz com a cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot, folha sulfite e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA02
- Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.
Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser decorrentes do aluno não perceber os elementos que compõe o poema concreto e visual. Sugere-se colocar em dupla, alguns alunos, que ainda não estão alfabetizados.
Referências sobre o assunto:
ARAÚJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.91 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.
BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.
CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire; MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>.
GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
- Fale o que será trabalhado na aula sobre poemas concretos e visuais.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Questione se os alunos já viram esse tipo de texto.
- Quando os alunos falarem que é um poema, pergunte onde eles viram essas obras.
- Projete a obra “Velocidade” de Décio Pignatari.
- Solicite que a obra seja lida pelos alunos.
- Leia o poema com a turma, na horizontal, na vertical e na diagonal.
- Leia a obra para os alunos.
- Pergunte aos alunos:
- O que perceberam nesse poema?
- Vocês viram que a leitura pode acontecer de diferentes formas?
- Qual a sensação que o som provoca ao ler o poema?
Fonte: “Velocidade”, Ronaldo Azeredo, disponível em:http://www.antoniomiranda.com.br/poesia_visual/ronaldo_azeredo.html Acesso em: 19 de agosto de 2018.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Apresente o título do poema.
- Pergunte: Sobre o que o texto fala?
- Diga aos alunos que agora é a vez deles estruturarem o poema
- Peça para os alunos formarem duplas.
- Leve o poema recortado para cada aluno. O material está disponibilizado em material para impressão. Caso o professor não tenha como imprimir, poderá escrever as palavras no quadro.
- Peça para os alunos montarem o poema visual.
- Fale para os alunos fazerem uma imagem, utilizando as palavras do poema.
- Escreva as duas primeiras frases do poema: “Hoje estou sem sorte. Tudo me cai da mão”.
- Circule entre as duplas e faça intervenção para os alunos pensarem sobre:
- O título;
- O trecho inicial do poema
- A articulação entre a informação e a forma como os alunos vão organizar o texto;
- Questione sobre o motivo que os levou a pensar nessa forma de organização do texto.
- Pergunte para toda a turma:
- Vocês gostaram de fazer essa atividades?
- Qual foi a parte com maior dificuldade?
- Gostaria de mostrar o poema para alguém? Quem?
- Vocês gostam de poemas?
- Aguarde a conclusão da atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Projete no quadro o poema “Falta de sorte”, de Sérgio Capparelli, ou escreva em um cartaz no quadro.
- Solicite que os alunos leiam o poema.
- Leia com os alunos o texto, buscando diferentes formas de leitura.
- Compare o poema com a forma organizada pelos alunos.
- Dialogue com os alunos sobre as particularidades que eles encontraram no poema.
Fonte: “A Primavera endoideceu?”,Sérgio Capparelli , Disponível em Editora L&PM.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Divida a turma em grupo.
- Cole na parede o cartaz com o desenho do poema trabalhado.
- Entregue uma folha retangular.
- Peça para cada grupo escreverem uma palavra sobre o que aprenderam a respeito do poema,
- Solicite que cada grupo cole sua palavra na estrutura do poema.
- Leia para a turma a produção realizada.
- Entregue o texto impressos para os alunos, para eles colarem em seu caderno de poemas.
Atenção:
Caso prefira, escolha um aluno para ser a estrutura do poema. Peça para os demais colarem as palavras no colega escolhido.
Utilize papel branco para o cartaz.
Para a folha retangular o ideal é utilizar a caneta Pilot Preta.