14171
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Compreensão de poemas concretos e visuais.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Compreensão de poemas concretos e visuais.

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Grazielle Tavares

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providencia: Data Show, a confecção de cartaz com a cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot, folha sulfite e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA02
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser decorrentes do aluno não perceber os elementos que compõe o poema concreto e visual. Sugere-se colocar em dupla, alguns alunos, que ainda não estão alfabetizados.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.91 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.

BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire; MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Fale o que será trabalhado na aula sobre poemas concretos e visuais.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Questione se os alunos já viram esse tipo de texto.
  • Quando os alunos falarem que é um poema, pergunte onde eles viram essas obras.
  • Projete a obra “Velocidade” de Décio Pignatari.
  • Solicite que a obra seja lida pelos alunos.
  • Leia o poema com a turma, na horizontal, na vertical e na diagonal.
  • Leia a obra para os alunos.
  • Pergunte aos alunos:

- O que perceberam nesse poema?

- Vocês viram que a leitura pode acontecer de diferentes formas?

- Qual a sensação que o som provoca ao ler o poema?

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o título do poema.
  • Pergunte: Sobre o que o texto fala?
  • Diga aos alunos que agora é a vez deles estruturarem o poema
  • Peça para os alunos formarem duplas.
  • Leve o poema recortado para cada aluno. O material está disponibilizado em material para impressão. Caso o professor não tenha como imprimir, poderá escrever as palavras no quadro.
  • Peça para os alunos montarem o poema visual.
  • Fale para os alunos fazerem uma imagem, utilizando as palavras do poema.
  • Escreva as duas primeiras frases do poema: “Hoje estou sem sorte. Tudo me cai da mão”.
  • Circule entre as duplas e faça intervenção para os alunos pensarem sobre:

- O título;

- O trecho inicial do poema

- A articulação entre a informação e a forma como os alunos vão organizar o texto;

- Questione sobre o motivo que os levou a pensar nessa forma de organização do texto.

  • Pergunte para toda a turma:

- Vocês gostaram de fazer essa atividades?

- Qual foi a parte com maior dificuldade?

- Gostaria de mostrar o poema para alguém? Quem?

- Vocês gostam de poemas?

  • Aguarde a conclusão da atividade.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete no quadro o poema “Falta de sorte”, de Sérgio Capparelli, ou escreva em um cartaz no quadro.
  • Solicite que os alunos leiam o poema.
  • Leia com os alunos o texto, buscando diferentes formas de leitura.
  • Compare o poema com a forma organizada pelos alunos.
  • Dialogue com os alunos sobre as particularidades que eles encontraram no poema.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupo.
  • Cole na parede o cartaz com o desenho do poema trabalhado.
  • Entregue uma folha retangular.
  • Peça para cada grupo escreverem uma palavra sobre o que aprenderam a respeito do poema,
  • Solicite que cada grupo cole sua palavra na estrutura do poema.
  • Leia para a turma a produção realizada.
  • Entregue o texto impressos para os alunos, para eles colarem em seu caderno de poemas.

Atenção:

Caso prefira, escolha um aluno para ser a estrutura do poema. Peça para os demais colarem as palavras no colega escolhido.

Utilize papel branco para o cartaz.

Para a folha retangular o ideal é utilizar a caneta Pilot Preta.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero poemas concretos e visuais e no campo de atuação Artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários:

  • O professor deverá providencia: Data Show, a confecção de cartaz com a cartolina, lápis, borracha, caneta Pilot, folha sulfite e fita crepe. Atividade para impressão - Texto - LPO3_04SQA02
  • Caderno que será utilizado para guardar os poemas trabalhados.

Dificuldades antecipadas: As dificuldades apresentadas podem ser decorrentes do aluno não perceber os elementos que compõe o poema concreto e visual. Sugere-se colocar em dupla, alguns alunos, que ainda não estão alfabetizados.

Referências sobre o assunto:

ARAÚJO, Djario Dias. Muito prazer, o poema. In: MENDONÇA, Márcia. Diversidade textual: propostas para a sala de aula. Formação continuada de professores. Recife, MEC/CEEL, 2008. P.91 - 102. Disponível em: <http://www.serdigital.com.br/gerenciador/clientes/ceel/arquivos/35.pdf>.

BARBOSA, M. H. S.; BECKER, P. (orgs.). A poesia que se escreve, a poesia que se lê. Passo Fundo (RS): UPF, 2013.

CALIL, E. Poesia na escola. In: CARVALHO, Maria Angélica Freire; MENDONÇA, Rosa Helena (orgs). Práticas de leitura e escrita. Brasília : Ministério da Educação, 2006. P. 132 - 135. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/tvescola/grades/salto_ple.pdf>.

GOLDSTEIN, N. Versos, sons, ritmos. São Paulo: Ática, 2006.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Projete no quadro o tema da aula. Caso não tenha esse material, escreva o tema no quadro.
  • Fale o que será trabalhado na aula sobre poemas concretos e visuais.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Questione se os alunos já viram esse tipo de texto.
  • Quando os alunos falarem que é um poema, pergunte onde eles viram essas obras.
  • Projete a obra “Velocidade” de Décio Pignatari.
  • Solicite que a obra seja lida pelos alunos.
  • Leia o poema com a turma, na horizontal, na vertical e na diagonal.
  • Leia a obra para os alunos.
  • Pergunte aos alunos:

- O que perceberam nesse poema?

- Vocês viram que a leitura pode acontecer de diferentes formas?

- Qual a sensação que o som provoca ao ler o poema?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o título do poema.
  • Pergunte: Sobre o que o texto fala?
  • Diga aos alunos que agora é a vez deles estruturarem o poema
  • Peça para os alunos formarem duplas.
  • Leve o poema recortado para cada aluno. O material está disponibilizado em material para impressão. Caso o professor não tenha como imprimir, poderá escrever as palavras no quadro.
  • Peça para os alunos montarem o poema visual.
  • Fale para os alunos fazerem uma imagem, utilizando as palavras do poema.
  • Escreva as duas primeiras frases do poema: “Hoje estou sem sorte. Tudo me cai da mão”.
  • Circule entre as duplas e faça intervenção para os alunos pensarem sobre:

- O título;

- O trecho inicial do poema

- A articulação entre a informação e a forma como os alunos vão organizar o texto;

- Questione sobre o motivo que os levou a pensar nessa forma de organização do texto.

  • Pergunte para toda a turma:

- Vocês gostaram de fazer essa atividades?

- Qual foi a parte com maior dificuldade?

- Gostaria de mostrar o poema para alguém? Quem?

- Vocês gostam de poemas?

  • Aguarde a conclusão da atividade.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Projete no quadro o poema “Falta de sorte”, de Sérgio Capparelli, ou escreva em um cartaz no quadro.
  • Solicite que os alunos leiam o poema.
  • Leia com os alunos o texto, buscando diferentes formas de leitura.
  • Compare o poema com a forma organizada pelos alunos.
  • Dialogue com os alunos sobre as particularidades que eles encontraram no poema.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Divida a turma em grupo.
  • Cole na parede o cartaz com o desenho do poema trabalhado.
  • Entregue uma folha retangular.
  • Peça para cada grupo escreverem uma palavra sobre o que aprenderam a respeito do poema,
  • Solicite que cada grupo cole sua palavra na estrutura do poema.
  • Leia para a turma a produção realizada.
  • Entregue o texto impressos para os alunos, para eles colarem em seu caderno de poemas.

Atenção:

Caso prefira, escolha um aluno para ser a estrutura do poema. Peça para os demais colarem as palavras no colega escolhido.

Utilize papel branco para o cartaz.

Para a folha retangular o ideal é utilizar a caneta Pilot Preta.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP17 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP18 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF35LP23 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP04 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano