14168
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Diário: exercitando a diagramação do gênero

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Diário: exercitando a diagramação do gênero

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Valéria Ap Rodrigues Da Silveira

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das orientações por áudio, vídeo ou texto, e troca de mensagem com os estudantes sobre a atividade;
Google Docs (tutorial disponível aqui);
Material para a atividade: Texto 1 (disponível aqui) e Texto 2 (disponível aqui).

- Opcionais: Flippity (tutorial disponível aqui); Google Meet (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Crie e compartilhe por e-mail ou WhatsApp um documento do Google ou um mural no Padlet, e faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a estrutura do gênero. Mande perguntas pelo canal de comunicação escolhido. Em seguida, envie o texto com as perguntas sugeridas no plano pelo e-mail, no mural ou no formulário.

Desenvolvimento
Convide os alunos a colocarem o texto na ordem certa. Você pode usar a mesma estrutura de jogo da aula passada no Flippity com as partes do texto. Outra opção é compartilhar o texto e pedir que os alunos o copiem se não for possível imprimir, recortar e colar na posição correta. Peça para enviarem uma foto do caderno com o texto pronto, pelo WhatsApp.
Em seguida, mande o outro texto e desafie os alunos a colocarem em ordem e identificar as partes que estão faltando. Você pode elaborar um formulário para que eles identifiquem as partes nomeando-as e escrevendo sugestões para as partes que faltam. Mande as orientações e o texto pelo e-mail em um documento do Google ou pelo WhatsApp com orientações em áudio. Outra opção é utilizar o Google Meet para realizar uma videochamada e fazer a atividade coletivamente.

Fechamento
Compartilhe o texto completo e peça que eles façam a autoavaliação. Sugira que contem como foi fazer a atividade, através de um áudio pelo WhatsApp ou ao final da videochamada se você estiver usando o Meet.

Convite às famílias
Convide os familiares a participarem da atividade de montar as peças da estrutura do texto. Mande um áudio pelo WhatsApp para orientar os familiares que quiserem participar dessa atividade. Os familiares também podem participar incentivando e ajudando a criança a confeccionar um diário.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02SQA05

(EF03LP17) Identificar e reproduzir, em gêneros epistolares e diários, a formatação própria desses textos (relatos de acontecimentos, expressão de vivências, emoções, opiniões ou críticas) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (data, saudação, corpo do texto, despedida, assinatura).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas