Atividade de exercitação: S ou SS?
Plano de Aula
Plano de aula: S ou SS?
Plano 3 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre S ou SS?
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a terceira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é pensar nas regularidades da escrita dos usos do S, sistematizar o uso de S/SS, colocando em prática os saberes com a atividade de revisão e sistematização.
Materiais necessários: Folhas coloridas, caderno, folha de bloco ou folha pautada da escola, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, painel de descobertas (cartaz em papel pardo, color set ou outro suporte para escrita) e atividade em folha para exercitação.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita. É recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho, por isso antes da atividade relembre todas as regras ortográficas estudadas até aqui, se for o caso escreva algumas palavras no quadro, para que sirvam de modelo. Considerar os grafemas incorretos dos quais não foram vistos até aqui. Disponibilizar fonte de consulta.
Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em:
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS, projete ou escrever no quadro o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Realize a tarefa coletivamente chamando a atenção para a escrita das palavras com intencionalidade quanto ao uso da letra S.
- Caso tenha utilizado as aulas 1 e 2 retome o painel de regularidades da escrita do uso das letras S ou SS discutidas até aqui. Caso esta seja sua primeira aula, comece refletindo com os alunos sobre a escrita e diga que a aula de hoje será sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS.
- Escreva no quadro a atividade, ou projete no data show.
- Neste momento abra uma discussão para que os alunos reflitam sobre a escrita de cada palavra. Chame a atenção dos alunos para a escrita de palavras que não obedecem ao padrão entre fonema e grafema.
- Peça para alguns alunos irem até o quadro e indicar a palavra correta em cada situação, isto possibilita verificar e organizar as intervenções necessárias com os diferentes tipos de ocorrência das regularidades e irregularidades contextuais, para isso, ajude os alunos a perceber que se usa S entre duas vogais para indicar o som de Z. E se usa SS entre duas vogais para indicar o som de S.
- Oriente os alunos para que copiem no caderno as palavras corretas, pois servirá como fonte de consulta quando necessário, além de ampliar o repertório de escrita dos alunos.
- Liste as palavras e coloque no mural de descobertas (caso já tenha feito o painel de descobertas acrescente as palavras, se ainda não o fez esse é um bom momento para que faça o registro das hipóteses dos alunos). Palavras usuais expostas em sala de aula auxiliam a consulta e diminuem a incidência de erros.
- O aluno precisa perceber que o que escreve tem função real e social, pois o integra em uma função comunicativa da língua.
Materiais complementares: Caderno e painel de descobertas (color set, papel pardo ou outro material que possa ser usado como).
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 28 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em duplas de trabalho produtivos, considerando os diferentes níveis de aprendizagem que podem existir em sala de aula, ou seja, o nível conceitual de escrita da qual estes alunos se encontram.
- Diga aos alunos que eles farão uma atividade de revisão de texto, que um aluno escreveu um “Você sabia quê?”, mas cometeu erros quanto ao uso do S e SS ao grafar algumas palavras.
- Entregue a atividade aos alunos.
- Projete a atividade para que acompanhem a leitura (caso não tenha como projetar faça a leitura convencionalmente e peça para que os alunos acompanhem com o texto impresso).
- Em seguida explique que eles devem localizar as palavras grafadas erradas e sinalizar com lápis de cor ou caneta marca-texto. Professor, faça intervenções, contraponha exemplos e auxilie os alunos a explicitar a escolha feita.
- O estudo da letra S aplicada na leitura de pequenos textos é uma oportunidade para que os alunos reflitam sobre o modo como as letras representam um som tendo-se como base a descoberta das regularidades.
- Ler em voz alta é outra possibilidade, pois permite que os alunos percebam as diferentes situações em que a letra S é pronunciada.
Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para exercitação. Clique aqui para acessar o modelo de atividade em folha para exercitação.
Desenvolvimento
Orientações:
- Oriente os alunos para que, após localizar as palavras grafadas erradas, devem ir no final da atividade e escrever as palavras da forma que eles consideram correta. A transcrição é uma ótima oportunidade para refletir sobre como se escreve, uma vez que o conteúdo já é conhecido por eles.
- Discuta aspectos ortográficos com os já alfabetizados, explicando que nem todas as palavras que começam com o fonema S são escritas com S, quando a vogal que vier depois for E ou I, a letra C também pode representar esse som, exemplo: cinema, circo, cela. Para os que estão em processo de alfabetização proponha que troquem ideias e comparem suas escritas.
- Neste momento abra uma discussão coletiva e pergunte aos alunos quais são as palavras que eles grifaram como erradas.
- Escreva no quadro ou em cartaz as palavras erradas a fim de destacar o erro cometido.
- Questione os alunos qual foi o erro cometido em cada situação. Por exemplo: Por que dinossauros se escreve com SS? Qual a letra aparece antes e depois de SS? São vogais ou consoantes? No início e no final das palavras é comum escrevermos com um S ou com SS? A letra S no início da palavra seguidas pelas vogais E ou I podemos confundir com o som de qual letra?
- Após a análise com a turma de cada palavra, escreva no quadro as palavras corretas.
- Oriente os alunos para que façam uma autocorreção. Caso demonstrem dificuldade em compreender alguma palavra, auxilie realizando a leitura da mesma e dando exemplos de palavras com o mesmo som a fim de que reflitam nas correspondências e regularidades.
- Os alunos podem consultar os registros feitos para elaborar uma dica, ou seja, construir em dupla uma regra que favoreça a antecipação do contexto em que é correto usar uma ou outra situação. Professor circule pelas duplas chamando a atenção para o fato de que a falta ou acréscimo de uma letra pode mudar o som e até mesmo o sentido da palavra.
Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar. Atividade em folha para exercitação. Clique aqui para acessar o modelo de atividade em folha para exercitação, painel de descobertas, folhas coloridas ou outro suporte para a escrita das descobertas.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Continue a atividade no coletivo.
- A atividade realizada oralmente garante que os alunos se empenhem na formulação de boas respostas, pois eles terão como apoio o professor de escriba, o que causa segurança
- Peça para alguns alunos compartilharem algumas dicas, para que não se cometa mais erros ao grafar S/SS. É pela exploração sistemática, que os alunos observam e analisam as correspondências da língua, que ora são regulares, ora irregulares.
- Anote algumas dicas para compor o painel de descobertas, primando sempre pela reflexão, incentive-os a generalizar suas descobertas associando-as a alguns exemplos como: Nunca usamos SS no início e ao final das palavras. Ex.: Sopa e balas. Reformule outra pergunta: Geralmente por que aparece apenas um S no final das palavras? Explique que geralmente indica plural. A análise da língua permite perceber que a posição ou combinação de letras pode alterar até mesmo o sentido da palavra.
- Retome o foco e a atenção dos alunos para a sistematização do uso da letra S, para não correr o risco de perder a finalidade da aula.
- Em seguida faça perguntas desafiadoras como: Utilizamos SS no início e ao final das palavras? A letra S no início da palavra tem o mesmo som que um S no meio palavra? Diga alguns exemplos? As letras SS aparecem quando? Vocês sabem dizer que som SS produz?
- Após cada pergunta peça para que os alunos expliquem, justificando a resposta, exercite a capacidade dos alunos de formular e defender opiniões.
- Aproveite para retomar as regras: O som da letra S no início da palavra e depois de uma consoante tem o mesmo som. Ex.: sopa, consolar; A letra S entre duas vogais apresenta um som mais forte, que parece com a letra Z Ex.: asa, casa, juízo; Nunca usamos as letras SS no início e no final das palavras; Encontramos SS no meio da palavra, com som de S entre vogais Ex.: assado, massa, posso.
- Elabore um registro coletivo, se houver necessidade além do registro para o painel, os alunos podem copiar no caderno algumas dicas, as mais importantes para que possam consultar posteriormente e relembrar a discussões.
- Faça com os alunos uma lista com as palavras mais usadas, professor seja o escriba.
- A lista deve fazer parte do painel, servindo para consultas posteriores, evitando que tais erros sejam cometidos. As regras e as descobertas evidenciam o trabalho dos alunos.
Materiais complementares: Painel de descobertas, folhas coloridas.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Texto para a atividade, disponível aqui.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Crie um formulário com as palavras sugeridas no slide de Introdução do plano para que os alunos selecionem a palavra com grafia correta. Ele poderá ser compartilhado pelo WhatsApp. Siga as orientações do plano e sugira a possibilidade de consultar o quadro das descobertas construído nas aulas anteriores (pode estar no caderno, num documento compartilhado por e-mail ou WhatsApp, ou no Padlet).
Desenvolvimento
Crie um formulário com o texto proposto no slide (material complementar), que poderá ser compartilhado pelo WhatsApp junto às orientações para a atividade, que poderão ser oferecidas aos alunos por áudio.
Se preferir, realize uma videoconferência pelo Google Meet ou Zoom para fazer a atividade coletivamente, apresentando as reflexões sugeridas no plano.
Fechamento
Se estiver utilizando o Meet, para finalizar, peça para alguns alunos compartilharem dicas para que não se cometa mais erros ao grafar S/SS, e registre com eles as considerações obtidas no quadro das descobertas. Eles poderão fazer o registro no caderno também. Outra opção é lançar as perguntas para a reflexão pelo WhatsApp e compartilhar o quadro através de em documento pelo e-mail, WhatsApp ou Padlet para participação coletiva.
Convite às famílias
Que tal brincar de soletrar? Famílias e crianças podem usar as imagens e palavras das atividades para ver quem está craque no uso do “S”. Vale consultar o quadro das descobertas, podendo ser criada uma variação com dicas!