14166
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - S ou SS?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre S ou SS?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Formulários (tutorial disponível aqui);
Texto para a atividade, disponível aqui.

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Crie um formulário com as palavras sugeridas no slide de Introdução do plano para que os alunos selecionem a palavra com grafia correta. Ele poderá ser compartilhado pelo WhatsApp. Siga as orientações do plano e sugira a possibilidade de consultar o quadro das descobertas construído nas aulas anteriores (pode estar no caderno, num documento compartilhado por e-mail ou WhatsApp, ou no Padlet).

Desenvolvimento
Crie um formulário com o texto proposto no slide (material complementar), que poderá ser compartilhado pelo WhatsApp junto às orientações para a atividade, que poderão ser oferecidas aos alunos por áudio.
Se preferir, realize uma videoconferência pelo Google Meet ou Zoom para fazer a atividade coletivamente, apresentando as reflexões sugeridas no plano.

Fechamento
Se estiver utilizando o Meet, para finalizar, peça para alguns alunos compartilharem dicas para que não se cometa mais erros ao grafar S/SS, e registre com eles as considerações obtidas no quadro das descobertas. Eles poderão fazer o registro no caderno também. Outra opção é lançar as perguntas para a reflexão pelo WhatsApp e compartilhar o quadro através de em documento pelo e-mail, WhatsApp ou Padlet para participação coletiva.

Convite às famílias
Que tal brincar de soletrar? Famílias e crianças podem usar as imagens e palavras das atividades para ver quem está craque no uso do “S”. Vale consultar o quadro das descobertas, podendo ser criada uma variação com dicas!

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02ATS03

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas