Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Formulários (tutorial disponível aqui); imagens para a atividade, disponíveis aqui; quadro para a atividade, disponível aqui.
- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Crie um formulário com as imagens e palavras sugeridas no slide de Introdução do plano para que os alunos selecionem a palavra correspondente. Insira uma pergunta para que eles possam justificar a escolha. O objetivo é chegar às conclusões indicadas nas orientações sugeridas no plano.
Desenvolvimento
Compartilhe o quadro proposta no plano por e-mail ou WhatsApp. Sugira que eles formem duplas para resolver a atividade em conversas pelo WhatsApp ou, se você preferir, realize uma videoconferência pelo Meet para o preenchimento do quadro coletivamente.
Fechamento
Siga as orientações do plano e peça que eles voltem ao quadro de descobertas (Google Docs, mural no Padlet ou caderno) para acrescentar as conclusões dessa atividade. Esse mesmo quadro foi construído na aula anterior e será usado na próxima.
Convite às famílias
Convide os familiares a confeccionar um jogo da memória com as imagens e palavras (disponíveis aqui) utilizadas na atividade. Se não houver possibilidade de imprimi-las, sugira que procurem imagens correspondentes às palavras em revistas ou que a criança desenhe com ajuda dos familiares.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_02ATS02
(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes