14165
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - S ou SS?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre S ou SS?

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Amanda Fortunato Araujo Sousa

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e Google Formulários (tutorial disponível aqui); imagens para a atividade, disponíveis aqui; quadro para a atividade, disponível aqui.

- Opcionais: Google Meet (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Crie um formulário com as imagens e palavras sugeridas no slide de Introdução do plano para que os alunos selecionem a palavra correspondente. Insira uma pergunta para que eles possam justificar a escolha. O objetivo é chegar às conclusões indicadas nas orientações sugeridas no plano.

Desenvolvimento
Compartilhe o quadro proposta no plano por e-mail ou WhatsApp. Sugira que eles formem duplas para resolver a atividade em conversas pelo WhatsApp ou, se você preferir, realize uma videoconferência pelo Meet para o preenchimento do quadro coletivamente.

Fechamento
Siga as orientações do plano e peça que eles voltem ao quadro de descobertas (Google Docs, mural no Padlet ou caderno) para acrescentar as conclusões dessa atividade. Esse mesmo quadro foi construído na aula anterior e será usado na próxima.

Convite às famílias
Convide os familiares a confeccionar um jogo da memória com as imagens e palavras (disponíveis aqui) utilizadas na atividade. Se não houver possibilidade de imprimi-las, sugira que procurem imagens correspondentes às palavras em revistas ou que a criança desenhe com ajuda dos familiares.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_02ATS02

(EF03LP01) Ler e escrever palavras com correspondências regulares contextuais entre grafemas e fonemas – c/qu; g/gu; r/rr; s/ss; o (e não u) e e (e não i) em sílaba átona em final de palavra – e com marcas de nasalidade (til, m, n).


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas