Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é compreender e refletir sobre os padrões da escrita no uso de S/SS. Descobrir que em muitas situações as letras apresentam o mesmo som, e que precisam exercitar a leitura e escrita das palavras para não caírem nas armadilhas ortográficas.
Materiais necessários: Revistas, jornais, gravador de áudio ou vídeo (pode ser o celular), tesouras, caderno, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção de cartaz, equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem estar em processo de aprendizagem do sistema alfabético de escrita, é recomendável utilizar duplas ou grupos produtivos de trabalho, e explicitar quais letras estão sendo trabalhadas, pois corre-se o risco dos alunos confundirem a sonoridade da letra S com as letras C, Ç, ou mesmo Z de acordo com a palavra.
Referências sobre o assunto: BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular. Brasília, DF: MEC, 2018. Disponível em: . Acesso em: 4/7/2018.
NÓBREGA, Maria José. Ortografia. São Paulo: Melhoramentos, 2013. Disponível em: http://www.plataformadoletramento.org.br/hotsite/especial-ortografia-reflexiva/#cap1
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos.
Orientações: Os alunos devem ser informados sobre a proposta da aula, que é a reflexão sobre as regularidades da escrita utilizando as letras S/SS, projete ou escreva no quadro o tema da aula.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações:
- Realize a tarefa coletivamente e oralmente, esta situação favorece a circulação dos conhecimentos e antecipa as possíveis intervenções que serão necessárias, ampliando o repertório coletivo, propiciando uma escrita mais autônoma.
- Professor projete a atividade para otimizar o tempo, caso não seja possível anote no quadro, com a finalidade de preparar as alunos para uma descrição narrativa, tendo como modelo o professor, do qual possam se apoiar caso sintam dúvida, levando em consideração os aspectos que devem ser considerados para a situação que é a aplicação real ou simulada da atividade que crie um propósito para a escrita correta da representação do fonema/grafema em questão.
- Crie familiaridade com a leitura, o importante é refletir sobre o sistema de escrita utilizando palavras com S e SS nas principais regularidades desta escrita.
- Leia com os alunos as palavras.
- Peça para que observem o som produzido pelo uso do S/SS em cada palavra.
- Pergunte o que observam e anote no quadro as hipóteses dos alunos (as hipóteses e a lista de palavras podem ir para o cartaz e ser exposta no painel de descobertas).
- Peça aos alunos que copiem no caderno a lista de palavras com S e SS, pois favorece a construção de análise comparativa, amplia o repertório e serve como fonte de consulta.
- Não gaste um longo tempo didático esperando que os alunos leiam convencionalmente as palavras, os alfabetizados podem ler de imediato, mas os alunos que estão em processo de construção do sistema alfabético é imprescindível que você oriente e favoreça a leitura correta da palavra.
- Explique que aos poucos vão descobrir os contextos perigosos em que duas letras competem para representar um mesmo som, para isso informe: Nem todas as palavras que começam com o fonema S são escritas com S, quando a vogal que vier depois for E ou I. Questione: Cela e cinema se escreve com qual letra? Espere as respostas e repita o que acabou de dizer quanto ao som/fonema da letra S e as armadilhas da escrita, uma boa dica é usar como fonte de consulta a lista de palavras da sala de aula, caso a palavra em questão não faça parte da lista o jeito é consultar o dicionário.
Materiais complementares: Equipamentos tecnológicos como: TV com cabo HDMI, computador online ou outro equipamento que possa projetar, papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas e do cartaz.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Organize os alunos em duplas produtivas. Atenção para o nível conceitual de escrita da qual estes alunos se encontram antes de formar as duplas
- Entregue revistas e jornais aos alunos, caso não possua, oriente os alunos para que busquem palavras nos livros didáticos de outras disciplinas, elas podem ser circuladas e depois copiadas na folha da tarefa.
- Entregue a atividade impressa para resolução.
- Explique que devem localizar palavras escritas com S ou SS.
- Peça aos alunos que ao recortarem (ou circularem) as palavras, eles devem agrupar de acordo com a sonoridade e a posição que as letras S/SS apresenta em cada situação.
- Oriente que ao encontrar a palavra, a mesma já deve ser colada (ou escrita) no local indicado “palavras com S no início”, “palavras com S entre as vogais” ou “palavras com SS entre as vogais”.
- Elabore um cartaz maior, com a tabela semelhante a atividade proposta aos alunos.
- Abra um espaço coletivo, para que possam socializar dizendo quais palavras localizaram e ditem para que você registre no cartaz “palavras com S no início”, “palavras com S entre vogais” e “palavras com SS entre vogais”.
- Ao término da atividade faça uma leitura compartilhada, peça para que alguns alunos leiam as palavras coladas no cartaz.
- Faça perguntas como: É possível usar SS no começo ou no fim das palavras, Como podemos saber se no meio da palavra usamos S ou SS?, As letras que aparecem antes e depois são vogais? Qual som o S representa no início da palavra? E no meio da palavra ele tem o mesmo som?.
- Peça aos alunos que analisem algumas palavras e expliquem.
- Professor, registre o que os alunos falam, para isso ouça as considerações dos alunos e reformule-as de modo que consigam sintetizar as seguintes regras: O som da letra S no início da palavra e depois de uma consoante tem o mesmo som. Ex.: sopa, consolar. Alguns alunos têm dificuldades para compreender que às vezes duas letras são usadas para representar um único som, é o caso do dígrafo SS, para isso chame a atenção para os contextos em que se usam S ou SS, o uso de SS no meio das palavras entre vogais, representa o som S, mas chame a atenção que o som de S entre duas vogais pode ser representado por outras letras: C ou Ç, acidente e açúcar. Nunca usamos as letras SS no início e no final das palavras; Encontramos SS no meio da palavra, com som de S entre vogais Ex.: assado, massa, posso.
- Essa descrição do conteúdo no cartaz da descoberta irá apoiar a continuação da tarefa que será a gravação da aula e as próximas aulas, pois o cartaz servirá como fonte de consulta e regulador das intenções da aula.
Materiais complementares: Revistas, jornais ou outro material que os alunos possam utilizar para recortar, tesouras, cartaz (utilizar color set, papel pardo ou outro suporte que tenha disponível para confecção do cartaz), atividade em folha para resolução, clique aqui para acessar o modelo.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Explique aos alunos que você gravará um vídeo, no qual eles devem falar sobre a aula e as novas aprendizagens (se não puder gravar, faça um registro coletivo das novas descobertas e monte um painel em sala de aula).
- Questione os alunos sobre a sonoridade de cada palavra e o que observaram com a atividade.
- Incentive que todos contribuam com informações sobre a aula.
- Solicite que cada aluno realize um registro no caderno sobre as descobertas do uso das letras S e SS, deixe-os à vontade caso queiram copiar algum registro do painel de descobertas.
- Ao término diga que tudo que foi trabalhado em aula será exposto em um cartaz e que na próxima aula e será utilizado como fonte de consulta (no caso do vídeo ou áudio será exibido aos alunos na próxima aula para que relembrem e dêem continuidade ao trabalho).
Materiais complementares: Gravador de áudio ou vídeo (pode ser o celular) ou papel pardo, color set ou outro suporte para confecção do painel de descobertas.