14163
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Receita: forma de composição do texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: forma de composição do texto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp; e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Forms (tutorial disponível aqui); Google Docs (tutorial disponível aqui) e Padlet (tutorial disponível aqui).

- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).

Introdução
Compartilhe o texto sugerido no plano, no slide da Introdução, através do WhatsApp (foto ou print), e-mail ou pelo Padlet. Proponha as perguntas principais, sugeridas nas orientações do plano.

Desenvolvimento
Lance aos alunos o desafio de colocar a receita em ordem. Eles podem escrever a forma correta e mandar uma foto pelo WhatsApp, ou enviar a resposta pelo Padlet para que todos possam ver as resoluções dos colegas. Se você optar pelo Padlet, pode iniciar uma reflexão sobre o texto, mandando algumas perguntas para que os alunos as respondam no mural.

Fechamento
Para esse momento, crie um formulário com a proposta do slide (Verdadeiro ou Falso). Crie uma questão no formulário para que os alunos reescrevam corretamente as frases falsas.

Convite às famílias
Convide os familiares a realizar a receita com a criança, pedindo para que ela leia o texto, ajude a providenciar os ingredientes e participe do preparo fotografando esses momentos. Sugira que a criança compartilhe as fotos contando como foi cada parte do processo.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_01SQA06

(EF03LP16) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas