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Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Receita: forma de composição do texto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: forma de composição do texto

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão) e fichas de atividade impressas.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma do texto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56 p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em: 30/7/2018).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando seus elementos compositores comuns.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1. Inicie a aula projetando o texto para os alunos. Na impossibilidade de projeção, providencie uma cópia para cada aluno (modelo disponível no Material complementar).

2. Proponha que realizem a leitura silenciosa do texto para primeiro contato com as informações apresentadas.

3. Questione a turma acerca do conteúdo apresentado, acionando o conhecimento prévio que possuem acerca do gênero receita culinária:

- O que vocês acham que temos aqui? (Espera-se que comentem que se trata de um texto que está desorganizado.)

- É um texto de que gênero? (Espera-se que afirmem que se trata de uma receita culinária.)

- Que pista há neste texto que podem ajudar a confirmar que se trata de uma receita? (Espera-se que observem que há Ingredientes e Modo de preparo.)

- Do que deve tratar esta receita? Como você descobriu? (Espera-se que percebam que se trata da receita de uma bebida, observando primeiramente o título.)

- Além do título (que indica o alimento a ser preparado), quais as duas outras partes de uma receita? (Espera-se que citem os Ingredientes e o Modo de preparo.)

- Vocês sabem por que os ingredientes precisam vir antes do Modo de preparo? (Espera-se que percebam que os ingredientes precisam ser providenciados antes de se iniciar o preparo da receita.)

- Como devem ser organizadas as orientações para o preparo? (Espera-se que observem que as orientações devem ser descritas na ordem em que serão executadas.)

- Por que é importante seguir a sequência descrita no Modo de fazer? (Espera-se que relatem que esta sequência de passo é fundamental para garantir o sucesso da receita.)

4. Anote no quadro as informações relevantes levantadas pelos alunos para posterior consulta, se necessário.

Material complementar: Clique aqui para impressão do texto.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1. Inicialmente, organize a turma em duplas e entregue para os alunos uma cópia da atividade a ser realizada (modelo disponibilizado no Material complementar).

2. Proponha à turma o desafio de reorganizar a receita. Para tanto, solicite que, primeiramente, as duplas discutam entre si a forma de organização textual adequada ao texto apresentado e, em seguida, iniciem o registro da receita reestruturada no caderno.

3. Durante a execução da atividade, cIrcule entre os alunos para se certificar de que a atividade está sendo desenvolvida conforme o esperado. Aproveite a oportunidade e questione cada dupla acerca da organização textual realizada na busca da coerência do texto estruturado e, se necessário, retome com os alunos os itens levantados anteriormente acerca dos elementos compositores de uma receita culinária, os quais se encontram anotados no quadro.

Material complementar: Para impressão da atividade, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Proponha a uma das duplas que apresente o resultado do seu trabalho transcrevendo no quadro a receita organizada para que seja realizada a análise coletiva da turma.

2. Solicite que leiam juntos o texto do quadro, por etapas:

1ª etapa: Qual o título desta receita?

2ª etapa: Quais são seus ingredientes?

3ª etapa: Quais os procedimentos apresentados no Modo de preparo?

3. A cada etapa acima, questione os alunos se a organização dessa receita foi ou não acertada incentivando a justificativa das respostas dadas, tais como:

- O título deve apresentar o nome do alimento a ser preparado (Fanta natural).

- Os ingredientes devem ser escritos antes do Modo de preparo porque devem ser providenciados antes de se iniciar a execução da receita.

- Os itens presentes na lista de ingredientes podem ser escritos em qualquer ordem.

- O Modo de preparo também é chamado de Modo de fazer.

- No Modo de preparo, os procedimentos precisam estar descritos na sequência em que serão realizados.

4. Apresente por meio de projeção com data show (ou na forma impressa) o texto Fanta natural. Faça a leitura desta receita aos alunos e analise com eles os pontos comuns presentes na estruturação das duplas e do texto original, retomando as análises acima para concluir a atividade proposta.

Material complementar: Clique aqui para impressão do texto Fanta natural (Luciane Lopes, professora-autora do Time de Autores de Língua Portuguesa).

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Conclua os aspectos abordados na aula acerca da forma de composição da receita. Para tanto, distribua a cada integrante da dupla a ficha impressa com a atividade a ser proposta “Verdadeira ou falsa?” (modelo disponível no Material complementar).

2. Solicite que, com base nos estudos realizados, os alunos classifiquem as frases dadas de acordo com a legenda apresentada.

3. Circule pela sala a fim de verificar se os alunos estão realizando a atividade conforme o esperado e, se necessário for, tire as dúvidas que forem surgindo.

Material complementar: Para impressão da atividade “Verdadeira ou falsa?”, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Proponha a correção coletiva da atividade, solicitando a algumas duplas que leiam as frases e as respostas dadas, uma por vez.

2. Em caso de divergência de opinião, retome com a turma as reflexões realizadas ao longo da aula, relembrando os aspectos presentes nos textos analisados.

3. Oriente os alunos para que colem a ficha de atividade no caderno.

4. Proponha a reescrita coletiva das frases falsas, a fim de tornar as sentenças verdadeiras. Solicite que registrem as mesmas no caderno.

5. Combine com a turma que esse é um material de estudo que deverá ser consultado sempre que necessário for.

6. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

Material complementar: Para acessar a resolução da atividade “Verdadeira ou falsa?”, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Análise linguística/semiótica.

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão) e fichas de atividade impressas.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/instrucional cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a ser seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma do texto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização/organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p. 127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental/organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora (Acesso em: 30/7/2018).

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo: unidade IV – Você sabia? – Livro do professor/Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56 p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf (Acesso em: 30/7/2018).

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Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com receitas culinárias, analisando seus elementos compositores comuns.

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações:

1. Inicie a aula projetando o texto para os alunos. Na impossibilidade de projeção, providencie uma cópia para cada aluno (modelo disponível no Material complementar).

2. Proponha que realizem a leitura silenciosa do texto para primeiro contato com as informações apresentadas.

3. Questione a turma acerca do conteúdo apresentado, acionando o conhecimento prévio que possuem acerca do gênero receita culinária:

- O que vocês acham que temos aqui? (Espera-se que comentem que se trata de um texto que está desorganizado.)

- É um texto de que gênero? (Espera-se que afirmem que se trata de uma receita culinária.)

- Que pista há neste texto que podem ajudar a confirmar que se trata de uma receita? (Espera-se que observem que há Ingredientes e Modo de preparo.)

- Do que deve tratar esta receita? Como você descobriu? (Espera-se que percebam que se trata da receita de uma bebida, observando primeiramente o título.)

- Além do título (que indica o alimento a ser preparado), quais as duas outras partes de uma receita? (Espera-se que citem os Ingredientes e o Modo de preparo.)

- Vocês sabem por que os ingredientes precisam vir antes do Modo de preparo? (Espera-se que percebam que os ingredientes precisam ser providenciados antes de se iniciar o preparo da receita.)

- Como devem ser organizadas as orientações para o preparo? (Espera-se que observem que as orientações devem ser descritas na ordem em que serão executadas.)

- Por que é importante seguir a sequência descrita no Modo de fazer? (Espera-se que relatem que esta sequência de passo é fundamental para garantir o sucesso da receita.)

4. Anote no quadro as informações relevantes levantadas pelos alunos para posterior consulta, se necessário.

Material complementar: Clique aqui para impressão do texto.

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Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

1. Inicialmente, organize a turma em duplas e entregue para os alunos uma cópia da atividade a ser realizada (modelo disponibilizado no Material complementar).

2. Proponha à turma o desafio de reorganizar a receita. Para tanto, solicite que, primeiramente, as duplas discutam entre si a forma de organização textual adequada ao texto apresentado e, em seguida, iniciem o registro da receita reestruturada no caderno.

3. Durante a execução da atividade, cIrcule entre os alunos para se certificar de que a atividade está sendo desenvolvida conforme o esperado. Aproveite a oportunidade e questione cada dupla acerca da organização textual realizada na busca da coerência do texto estruturado e, se necessário, retome com os alunos os itens levantados anteriormente acerca dos elementos compositores de uma receita culinária, os quais se encontram anotados no quadro.

Material complementar: Para impressão da atividade, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Proponha a uma das duplas que apresente o resultado do seu trabalho transcrevendo no quadro a receita organizada para que seja realizada a análise coletiva da turma.

2. Solicite que leiam juntos o texto do quadro, por etapas:

1ª etapa: Qual o título desta receita?

2ª etapa: Quais são seus ingredientes?

3ª etapa: Quais os procedimentos apresentados no Modo de preparo?

3. A cada etapa acima, questione os alunos se a organização dessa receita foi ou não acertada incentivando a justificativa das respostas dadas, tais como:

- O título deve apresentar o nome do alimento a ser preparado (Fanta natural).

- Os ingredientes devem ser escritos antes do Modo de preparo porque devem ser providenciados antes de se iniciar a execução da receita.

- Os itens presentes na lista de ingredientes podem ser escritos em qualquer ordem.

- O Modo de preparo também é chamado de Modo de fazer.

- No Modo de preparo, os procedimentos precisam estar descritos na sequência em que serão realizados.

4. Apresente por meio de projeção com data show (ou na forma impressa) o texto Fanta natural. Faça a leitura desta receita aos alunos e analise com eles os pontos comuns presentes na estruturação das duplas e do texto original, retomando as análises acima para concluir a atividade proposta.

Material complementar: Clique aqui para impressão do texto Fanta natural (Luciane Lopes, professora-autora do Time de Autores de Língua Portuguesa).

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Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

1. Conclua os aspectos abordados na aula acerca da forma de composição da receita. Para tanto, distribua a cada integrante da dupla a ficha impressa com a atividade a ser proposta “Verdadeira ou falsa?” (modelo disponível no Material complementar).

2. Solicite que, com base nos estudos realizados, os alunos classifiquem as frases dadas de acordo com a legenda apresentada.

3. Circule pela sala a fim de verificar se os alunos estão realizando a atividade conforme o esperado e, se necessário for, tire as dúvidas que forem surgindo.

Material complementar: Para impressão da atividade “Verdadeira ou falsa?”, clique aqui.

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Orientações:

1. Proponha a correção coletiva da atividade, solicitando a algumas duplas que leiam as frases e as respostas dadas, uma por vez.

2. Em caso de divergência de opinião, retome com a turma as reflexões realizadas ao longo da aula, relembrando os aspectos presentes nos textos analisados.

3. Oriente os alunos para que colem a ficha de atividade no caderno.

4. Proponha a reescrita coletiva das frases falsas, a fim de tornar as sentenças verdadeiras. Solicite que registrem as mesmas no caderno.

5. Combine com a turma que esse é um material de estudo que deverá ser consultado sempre que necessário for.

6. Encerre a aula comentando com os alunos que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

Material complementar: Para acessar a resolução da atividade “Verdadeira ou falsa?”, clique aqui.

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