Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para compartilhar os documentos da atividade; Google Formulários (tutorial disponível aqui) e Google Documentos (tutorial disponível aqui).
- Opcional: Google Meet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Proponha um desafio aos alunos: eles devem desvendar um mistério! Você pode criar um documento no Google Docs seguindo as orientações do plano (esquema gráfico composto de retângulos). Libere o documento para aceitar comentários e compartilhe-o com os alunos pelo WhatsApp ou pelo e-mail. Lance, pelo WhatsApp, as perguntas propostas nas orientações do slide da Introdução, para que os alunos respondam nos comentários do documento. Assim, todas as respostas ficarão registradas.
Desenvolvimento
Crie um novo documento no Google com o mesmo modelo do anterior (com os retângulos), como o sugerido no slide, mas, dessa vez, acrescente ao lado o texto preenchido, para que os alunos comparem os dois. Pelo WhatsApp, pergunte quem conseguiu desvendar o mistério proposto no primeiro documento, retomando as reflexões propostas no plano: coloque as perguntas uma por vez e oriente que os alunos as respondam por áudio ou escrevendo. Se for possível, utilize o Meet para esse momento.
Fechamento
Para esse momento, crie um formulário com as frases lacunadas, propostas no plano, para serem preenchidas. Sugestão: no formulário, forneça a opção de múltipla escolha para selecionar as palavras que completem as lacunas.
Convite às famílias
Convide os familiares a realizar a receita com a criança, pedindo que ela leia o texto. Eles também podem ajudar a providenciar os ingredientes e participar do preparo, fotografando esses momentos. Sugira que a criança compartilhe as fotos, contando como foi cada parte do processo.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_01SQA05
(EF03LP16) Identificar e reproduzir, em textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem, digitais ou impressos), a formatação própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e a diagramação específica dos textos desses gêneros (lista de ingredientes ou materiais e instruções de execução – "modo de fazer").
AULA 03
AULA 10
AULA 12
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes