14160
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Receita que te quero ler!

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita que te quero ler!

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp e e-mail.

- Opcionais: canais para aulas online (Google Meet – tutorial disponível aqui – ou Hangouts) e Padlet (tutorial disponível aqui).

- Google Apresentações, dispoonível aqui.

Introdução
Você pode montar um mural no Padlet com as imagens propostas nos slides e as perguntas oferecidas nas orientações. Compartilhe o link do mural pelo WhatsApp dos alunos, para que escrevam suas respostas. Você também pode criar um slide no Google Apresentações e compartilhar o link pelo WhatsApp. Os alunos poderão escrever as respostas numa folha e fotografá-la, para compartilhar pelo WhatsApp ou enviar pelo e-mail.
Depois de obter as respostas, compartilhe o link do vídeo e peça que eles assistam e confirmem ou não as respostas que deram. Dê oportunidade para que eles voltem ao mural para alterar, se quiserem, alguma resposta.

Desenvolvimento
Crie um formulário com o texto e as perguntas propostas nas orientações do plano.

Fechamento
Marque um encontro no Meet ou Hangouts para a reflexão final. Para isso, use as perguntas propostas nas orientações e as respostas dos alunos recebidas pelos formulários.

Convite às famílias
Que tal compartilhar uma receita como a Babi? Convide a família a participar dessa produção: escolham uma receita fácil e tradicional da família, tirem fotos com as explicações das várias etapas do processo (e principalmente do produto final!) e compartilhem com amigos e familiares, sugerindo que eles enviem suas receitas preferidas também.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida


Código: LPO3_01SQA03

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas