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Plano de aula - Receita que te quero ler!

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita que te quero ler!

Plano 03 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade impressa, papel Kraft.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma dos textos. A turma também poderá encontrar dificuldades em relacionar a receita culinária explorada nos diferentes formatos apresentados: fotografia, vídeo e escrita.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em dia mês (abrev) ano.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (org). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. P.127 - 142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa: Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. Unidade IV – Você sabia?. São Paulo : SME/ DOT, 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf> Acesso em dia mês (abrev) ano.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explícito aos alunos que irão explorar algumas receitas culinárias e conversar sobre elas para descobrirem algumas informações importantes sobre esse gênero textual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. A sequência de imagens será projetada aos alunos com auxílio de data show. Na impossibilidade de projeção, as imagens poderão ser apresentadas na versão impressa.

2. Combine que você apresentará a eles oito imagens. O desafio de cada um será o de realizar individualmente a leitura delas.

3. Lance questões aos alunos para motivá-los na busca de informações:

- De onde vocês acham que essas imagens foram tiradas?

- Qual o assunto é tratado?

- O que os levou a pensar assim?

- Há uma sequência presente nessas imagens?

- Fará alguma diferença se mudarmos a ordem dessas imagens? Por quê?

4. Proponha a alguns alunos que relatem a sequência dos fatos apresentados e anote no quadro o que for mais relevante.

Material complementar: Para impressão das imagens, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. A sequência de imagens será projetadas aos alunos com auxílio de data show. Na impossibilidade de projeção, as imagens poderão ser apresentadas na versão impressa.

2. Combine que você apresentará a eles oito imagens. O desafio de cada um será o de realizar individualmente a leitura delas.

3. Lance questões aos alunos para motivá-los na busca de informações:

- De onde vocês acham que essas imagens foram tiradas?

- Qual o assunto é tratado?

- O que os levou a pensar assim?

- Há uma sequência presente nessas imagens?

- Fará alguma diferença se mudarmos a ordem dessas imagens? Por quê?

4. Proponha a alguns alunos que relatem a sequência dos fatos apresentados e anote no quadro o que for mais relevante.

Material complementar: Para impressão das imagens, clique aqui.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1.. Explique à turma que tais imagens foram retiradas do vídeo culinário “Creme de manga da Babi”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=I-jkMmF45aE>Acesso em 21 ago. 2018.

2. Solicite que assistam atentamente o vídeo citado acima, com o objetivo de constatar quem realizou a leitura mais próxima do conteúdo apresentado. Caso não seja possível acessá-lo no YouTube ou mesmo projetá-lo, baixe seu conteúdo e exiba-o com auxílio do aparelho de TV.

3. Comente com a turma sobre as sementes de chia, uma vez que tal ingrediente possa ser desconhecido de alguns alunos. Para tanto, faça uso das próprias informações trazidas no vídeo exibido.

Material complementar: Para baixar o vídeo culinário “Creme de manga da Babi”, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Apresente, por meio de projeção, a receita “Creme de manga da Babi” e solicite a leitura silenciosa dos alunos para o primeiro contato com o texto. Caso não seja possível projetar o texto, apresente-o na versão impressa aos alunos ou transcreva-o no quadro.

2. Questione a turma com o intuito de verificar se as crianças perceberam que trata-se do registro escrito da receita apresentada no vídeo exibido anteriormente.

3. Faça um levantamento com os alunos acerca das semelhanças encontradas entre a versão escrita e falada, bem como a forma que mais gostaram de ler essa receita, expondo seus motivos.

Material complementar: Para impressão do texto “Creme de manga da Babi”, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Com base no texto no texto “Creme de manga da Babi”, solicite aos alunos que, individualmente, encontrem as respostas para as questões apresentadas, as quais serão impressas ou transcritas no quadro.

2. As respostas deverão ser anotadas na folha de atividade (disponível para impressão) ou no caderno do aluno.

3. Organize os alunos em duplas para correção da atividade, momento em que trocarão entre eles a folha de respostas para verificação do trabalho executado pelo colega.

4. Combine com as duplas que as questões cujas respostas do parceiro forem consideradas incoerentes ou mesmo duvidosas, deverão ser circuladas para serem analisadas junto com o professor.

5. Durante a execução dessa tarefa, percorra as duplas para se certificar de que o trabalho está sendo realizado conforme o esperado, estando os alunos envolvidos na atividade. Discuta os casos de dúvidas e incoerências que forem surgindo entre os alunos.

6. Promova uma retomada oral da atividade de verificação realizada pelos alunos, solicitando a algumas duplas que comentem suas respostas, procurando sanar as dúvidas ainda existentes.

7. No caso de dificuldades de compreensão da turma em relação aos conceitos de “metade” e “meio” apresentados na receita, exemplifique com situações práticas do cotidiano: metade do copo de água, meio da folha...

Materiais complementares: Para impressão das atividades sobre o texto “Creme de manga da Babi”, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Lance aos alunos alguns questionamentos que os levem a pensar sobre a relação das diferentes formas de apresentação de um mesmo texto (fotografia, vídeo e escrita):

- O texto culinário “Creme de manga da Babi” foi apresentado a vocês de três formas diferentes. Quem se lembra quais são elas?

- Qual desses formatos (fotografia, vídeo ou escrita) foi mais “fácil” de ser lido por vocês? Por quê?

- Qual dica para leitura vocês dariam para o leitor que for ler as imagens fotográficas?

- E para quem for assistir ao vídeo culinário, qual dica vocês dariam para auxiliar no entendimento dele?

- No caso do texto escrito, que dica facilitaria sua compreensão?

2. Converse sobre cada elemento facilitador da compreensão elencado pelos alunos, tornando claro que para cada modalidade textual (imagem, vídeo ou escrita) há uma estratégia diferente e/ou específica para levar ao entendimento das informações abordadas.

3. Elabore coletivamente com a turma, dicas básicas para auxiliar na leitura de textos nos formatos citados acima, tais como: realizar a leitura das imagens na ordem em que se apresentam, ouvir com atenção as informações faladas no vídeo (pausando quando preciso), ler o texto silenciosamente para conhecer o assunto que se trata…

4. Anote tudo em um cartaz feito em papel Kraft ou solicite o registro das dicas no caderno do aluno.

5. Encerre a aula comentando com a turma que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade impressa, papel Kraft.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Uma dificuldade que poderá surgir é em relação ao nível de alfabetização de alguns alunos da turma, que poderá impedir e/ou dificultar a leitura autônoma dos textos. A turma também poderá encontrar dificuldades em relacionar a receita culinária explorada nos diferentes formatos apresentados: fotografia, vídeo e escrita.

Referências sobre o assunto:

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental. Belo Horizonte : Autêntica, 2006. Disponível em: <http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora>. Acesso em dia mês (abrev) ano.

DOLZ, J.; GAGNON, R.; DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas: Mercado de Letras, 2010.

LEAL, Telma Ferraz; BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: BRANDÃO, Ana Carolina Perrusi (org). Leitura e produção de textos na alfabetização. Belo Horizonte: Autêntica, 2005. P.127 - 142.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa: Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo. Unidade IV – Você sabia?. São Paulo : SME/ DOT, 2011. Disponível em: <http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf> Acesso em dia mês (abrev) ano.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explícito aos alunos que irão explorar algumas receitas culinárias e conversar sobre elas para descobrirem algumas informações importantes sobre esse gênero textual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. A sequência de imagens será projetada aos alunos com auxílio de data show. Na impossibilidade de projeção, as imagens poderão ser apresentadas na versão impressa.

2. Combine que você apresentará a eles oito imagens. O desafio de cada um será o de realizar individualmente a leitura delas.

3. Lance questões aos alunos para motivá-los na busca de informações:

- De onde vocês acham que essas imagens foram tiradas?

- Qual o assunto é tratado?

- O que os levou a pensar assim?

- Há uma sequência presente nessas imagens?

- Fará alguma diferença se mudarmos a ordem dessas imagens? Por quê?

4. Proponha a alguns alunos que relatem a sequência dos fatos apresentados e anote no quadro o que for mais relevante.

Material complementar: Para impressão das imagens, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. A sequência de imagens será projetadas aos alunos com auxílio de data show. Na impossibilidade de projeção, as imagens poderão ser apresentadas na versão impressa.

2. Combine que você apresentará a eles oito imagens. O desafio de cada um será o de realizar individualmente a leitura delas.

3. Lance questões aos alunos para motivá-los na busca de informações:

- De onde vocês acham que essas imagens foram tiradas?

- Qual o assunto é tratado?

- O que os levou a pensar assim?

- Há uma sequência presente nessas imagens?

- Fará alguma diferença se mudarmos a ordem dessas imagens? Por quê?

4. Proponha a alguns alunos que relatem a sequência dos fatos apresentados e anote no quadro o que for mais relevante.

Material complementar: Para impressão das imagens, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1.. Explique à turma que tais imagens foram retiradas do vídeo culinário “Creme de manga da Babi”, disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=I-jkMmF45aE>Acesso em 21 ago. 2018.

2. Solicite que assistam atentamente o vídeo citado acima, com o objetivo de constatar quem realizou a leitura mais próxima do conteúdo apresentado. Caso não seja possível acessá-lo no YouTube ou mesmo projetá-lo, baixe seu conteúdo e exiba-o com auxílio do aparelho de TV.

3. Comente com a turma sobre as sementes de chia, uma vez que tal ingrediente possa ser desconhecido de alguns alunos. Para tanto, faça uso das próprias informações trazidas no vídeo exibido.

Material complementar: Para baixar o vídeo culinário “Creme de manga da Babi”, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Apresente, por meio de projeção, a receita “Creme de manga da Babi” e solicite a leitura silenciosa dos alunos para o primeiro contato com o texto. Caso não seja possível projetar o texto, apresente-o na versão impressa aos alunos ou transcreva-o no quadro.

2. Questione a turma com o intuito de verificar se as crianças perceberam que trata-se do registro escrito da receita apresentada no vídeo exibido anteriormente.

3. Faça um levantamento com os alunos acerca das semelhanças encontradas entre a versão escrita e falada, bem como a forma que mais gostaram de ler essa receita, expondo seus motivos.

Material complementar: Para impressão do texto “Creme de manga da Babi”, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Com base no texto no texto “Creme de manga da Babi”, solicite aos alunos que, individualmente, encontrem as respostas para as questões apresentadas, as quais serão impressas ou transcritas no quadro.

2. As respostas deverão ser anotadas na folha de atividade (disponível para impressão) ou no caderno do aluno.

3. Organize os alunos em duplas para correção da atividade, momento em que trocarão entre eles a folha de respostas para verificação do trabalho executado pelo colega.

4. Combine com as duplas que as questões cujas respostas do parceiro forem consideradas incoerentes ou mesmo duvidosas, deverão ser circuladas para serem analisadas junto com o professor.

5. Durante a execução dessa tarefa, percorra as duplas para se certificar de que o trabalho está sendo realizado conforme o esperado, estando os alunos envolvidos na atividade. Discuta os casos de dúvidas e incoerências que forem surgindo entre os alunos.

6. Promova uma retomada oral da atividade de verificação realizada pelos alunos, solicitando a algumas duplas que comentem suas respostas, procurando sanar as dúvidas ainda existentes.

7. No caso de dificuldades de compreensão da turma em relação aos conceitos de “metade” e “meio” apresentados na receita, exemplifique com situações práticas do cotidiano: metade do copo de água, meio da folha...

Materiais complementares: Para impressão das atividades sobre o texto “Creme de manga da Babi”, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Lance aos alunos alguns questionamentos que os levem a pensar sobre a relação das diferentes formas de apresentação de um mesmo texto (fotografia, vídeo e escrita):

- O texto culinário “Creme de manga da Babi” foi apresentado a vocês de três formas diferentes. Quem se lembra quais são elas?

- Qual desses formatos (fotografia, vídeo ou escrita) foi mais “fácil” de ser lido por vocês? Por quê?

- Qual dica para leitura vocês dariam para o leitor que for ler as imagens fotográficas?

- E para quem for assistir ao vídeo culinário, qual dica vocês dariam para auxiliar no entendimento dele?

- No caso do texto escrito, que dica facilitaria sua compreensão?

2. Converse sobre cada elemento facilitador da compreensão elencado pelos alunos, tornando claro que para cada modalidade textual (imagem, vídeo ou escrita) há uma estratégia diferente e/ou específica para levar ao entendimento das informações abordadas.

3. Elabore coletivamente com a turma, dicas básicas para auxiliar na leitura de textos nos formatos citados acima, tais como: realizar a leitura das imagens na ordem em que se apresentam, ouvir com atenção as informações faladas no vídeo (pausando quando preciso), ler o texto silenciosamente para conhecer o assunto que se trata…

4. Anote tudo em um cartaz feito em papel Kraft ou solicite o registro das dicas no caderno do aluno.

5. Encerre a aula comentando com a turma que novos estudos sobre receitas culinárias serão propostos nas aulas seguintes.

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