Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias); Google Formulários (saiba como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Introdução
Você pode propor uma brincadeira parecida com “o que é o que é?”, enviando as palavras sugeridas no slide, pelo WhatsApp, junto com as imagens das palavras. No final, você pode lançar as perguntas propostas nas orientações do plano, de modo a conduzir a conversa para as conclusões propostas nas orientações.
Desenvolvimento
Você pode criar um formulário com os textos e algumas das perguntas, propostos nas orientações, para a reflexão dos alunos.
Fechamento
Com base nas respostas dos formulários, proponha um levantamento do que chamou mais a atenção dos alunos durante as atividades e crie uma lista com as principais conclusões.
Convite às famílias
Convide os familiares a realizar receitas com a ajuda da criança. Essa receitas podem ser pesquisadas na internet ou em cadernos de receitas, e a criança pode ajudar separando os ingredientes e com o modo de preparo. Se possível, peça que eles tirem fotos desses momentos e, se quiserem, compartilhem os registros pelo WhatsApp.
Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida
Código: LPO3_01SQA02
(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
AULA 03
AULA 05
AULA 10
AULA 12
AULA 14
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes