14159
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 3º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Receita: compreensão textual de textos escritos.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: compreensão textual de textos escritos.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias); Google Formulários (saiba como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Introdução
Você pode propor uma brincadeira parecida com “o que é o que é?”, enviando as palavras sugeridas no slide, pelo WhatsApp, junto com as imagens das palavras. No final, você pode lançar as perguntas propostas nas orientações do plano, de modo a conduzir a conversa para as conclusões propostas nas orientações.

Desenvolvimento
Você pode criar um formulário com os textos e algumas das perguntas, propostos nas orientações, para a reflexão dos alunos.

Fechamento
Com base nas respostas dos formulários, proponha um levantamento do que chamou mais a atenção dos alunos durante as atividades e crie uma lista com as principais conclusões.

Convite às famílias
Convide os familiares a realizar receitas com a ajuda da criança. Essa receitas podem ser pesquisadas na internet ou em cadernos de receitas, e a criança pode ajudar separando os ingredientes e com o modo de preparo. Se possível, peça que eles tirem fotos desses momentos e, se quiserem, compartilhem os registros pelo WhatsApp.

Sugestão Enviada Por: Priscila Almeida  


Código: LPO3_01SQA02

(EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre saliências textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.

(EF03LP11) Ler e compreender, com autonomia, textos injuntivos instrucionais (receitas, instruções de montagem etc.), com a estrutura própria desses textos (verbos imperativos, indicação de passos a ser seguidos) e mesclando palavras, imagens e recursos gráfico- visuais, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas