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Plano de aula - Receita: compreensão textual de textos escritos.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receita: compreensão textual de textos escritos.

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade, gêneros alimentícios (leite, laranja, maçã, açúcar, morango, banana e mamão).

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ainda não ter concluído seu processo de alfabetização e, portanto, necessitarão de auxílio nas atividades de leitura que serão propostas. Outra dificuldade apresentada poderá ser em relação ao reconhecimento de alguns elementos compositores do gênero abordado, em virtude do uso de imagens que substituem algumas palavras do texto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão explorar algumas receitas culinárias, descobrindo alguns itens e características comuns a esse gênero textual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Como fator motivador, traga para a sala de aula gêneros alimentícios (ingredientes) usados em algumas receitas culinárias: morango, laranja, banana, leite, mamão, açúcar e maçã. No caso de ausência dos itens citados, poderão ser feitas ilustrações no quadro.

2. Projete com data show (ou escreva no quadro) o nome desses gêneros alimentícios para serem lidos um por vez pelos alunos, assim que o gênero for mostrado a eles.

3. Questione as crianças se conhecem todos os itens citados, se já comeram essas frutas, se alguém é diabético ou alérgico a lactose etc. É importante que essas últimas informações sejam anotadas, pois poderão ser úteis quando proposta a degustação de uma receita.

4. Proponha que os alunos pensem em receitas que poderão ser realizadas com dois ou mais desses gêneros alimentícios. As respostas dos alunos deverão ser anotadas no quadro.

5. Proponha uma reflexão coletiva com a turma, avaliando se os gêneros alimentícios listados são de fato usados para elaboração da receita citada.

6. Os alunos serão questionados acerca do termo adequado a ser usado para organizar esses itens na receita culinária, trazendo à tona o vocabulário “ingredientes”.

Materiais complementares: Ingredientes utilizados nas receitas culinárias (morango, laranja, banana, leite, mamão, açúcar e maçã).

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos (duplas ou trios).

2. Projete a tela contendo os dois modos de fazer. Caso não seja possível, os trechos das receitas apresentadas poderão ser impressos ou transcritos no quadro.

3. Solicite a leitura silenciosa dos alunos, para o primeiro contato com o texto.

4. Proponha oralmente algumas questões aos alunos:

- Vocês já leram algum modo de fazer antes?

- Para que ele serve?

- Cada um desses modos de fazer é um texto inteiro ou uma parte de um texto que contém mais informações?

- Em que texto será que aparece o modo de fazer?

- O que precisa conter em uma receita culinária?

- Onde esses tipos de textos podem aparecer?

- Para que serve uma receita culinária?

5. Combine que será proposto a eles um desafio composto por três etapas:

1ª - Descobrir qual receita corresponde cada um desses modos de fazer.

2ª - Elaborar a parte ausente dessa receita, ou seja, a lista de ingrediente.

3ª - Avaliar para que tipo de público ela foi destinada.

6. No caderno, solicite que anotem suas respostas.

7. No decorrer da atividade, vá percorrendo os grupos e lançando perguntas que propiciem a realização de antecipações de informações sobre o conteúdo do texto:

- Qual pista vocês usaram para chegar a conclusão que se trata dessa receita?

- Como fizeram para encontrar os ingredientes?

- Como vocês acreditam que os itens usados em uma receita devem estar dispostos no texto?

- Será que há uma ordem a ser seguida quando listamos os ingredientes?

- Por que vocês acham que essa receita é destinada para esse público?

8. Encerrada a tarefa, peça aos grupos que socializem as respostas encontradas referente ao primeiro modo de fazer apresentado, registrando no quadro as informações coletadas. Em seguida, realize o mesmo procedimento em relação ao segundo modo de fazer a eles exibido.

Materiais complementares: Para impressão dos trechos apresentados, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Apresente (projete com data show ou faça a impressão do texto) a primeira receita “completa” aos alunos e faça a leitura compartilhada com a turma.

2. Chame a atenção para o título “VITAMINÃNA”e converse acerca dos possíveis motivos de ela receber esse nome (dar um nome criativo e engraçado para essa vitamina, comum no cotidiano infantil, por meio da junção das palavras VITAMINA e BANANA).

3. No caso desta receita em específico, questione os alunos acerca da presença das ilustrações, levando-os a perceberem que foram usadas de forma lúdica, em substituição à algumas palavras.

4. Após tais análises, confirme com os alunos as respostas dadas por eles, retomando as anotações feitas no quadro no momento da socialização. Em casos de desvios nas respostas, retome oralmente a questão com os grupos a fim de se certificar de que houve o entendimento esperado.

Materiais complementares: Para impressão dos textos apresentados, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Apresente (projete com data show ou faça a impressão do texto) a segunda receita “completa” aos alunos e solicite que façam a leitura silenciosa para o primeiro contato com o texto.

2. Chame a atenção da turma para o título “SALADIM DE FRUTAS” e converse acerca dos possíveis motivos de ela receber esse nome (dar a ideia de uma salada composta por pouca variedade de frutas, sendo uma saladinha que originou o termo aqui usado: “SALADIM”).

3. Questione-os acerca das semelhanças e diferenças que há entre essa e a outra receita já explorada, levando a turma a perceber que:

- As receitas são compostas por ingredientes e modo de fazer.

- Os ingredientes devem indicar a quantidade a ser usada.

- O modo de fazer precisa ser descrito na ordem em que as ações deverão ocorrer.

- As imagens podem fazer parte de uma receita em substituição a alguma palavra do texto.

- Ambas as receitas agradam ao paladar das crianças, podendo ser destinada ao público infantil.

4. Após tais análises, confirme com os alunos as respostas dadas por eles, retomando as anotações feitas no quadro no momento da socialização. Em casos de desvios nas respostas, retome oralmente a questão com os grupos a fim de se certificar de que houve o entendimento esperado.

5. Converse com a turma sobre os meios de circulação das receitas em estudo: sites, blogs, programas culinários, vídeos, livros, cadernos, jornais etc.

Materiais complementares: Para impressão dos textos apresentados, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Retome oralmente com a turma a dinâmica de trabalho realizada na aula de hoje, em que foram utilizados procedimentos de leitura ao longo das propostas de atividades apresentadas.

2. Coletivamente, faça uma pequena lista do que foi mais significativo para a turma em relação às leituras e análises realizadas, tais como: imagens substituindo palavras no texto, títulos diferenciados (criativos), modo de fazer contendo os ingredientes a serem usados, receitas destinadas ao público infantil etc. Lembre-se que você será o escriba da turma e deverá auxiliar os alunos na organização das ideias apresentadas.

3. Os alunos deverão registrar essas conclusões no caderno.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma).

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), ficha de atividade, gêneros alimentícios (leite, laranja, maçã, açúcar, morango, banana e mamão).

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ainda não ter concluído seu processo de alfabetização e, portanto, necessitarão de auxílio nas atividades de leitura que serão propostas. Outra dificuldade apresentada poderá ser em relação ao reconhecimento de alguns elementos compositores do gênero abordado, em virtude do uso de imagens que substituem algumas palavras do texto.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza . — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão explorar algumas receitas culinárias, descobrindo alguns itens e características comuns a esse gênero textual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Como fator motivador, traga para a sala de aula gêneros alimentícios (ingredientes) usados em algumas receitas culinárias: morango, laranja, banana, leite, mamão, açúcar e maçã. No caso de ausência dos itens citados, poderão ser feitas ilustrações no quadro.

2. Projete com data show (ou escreva no quadro) o nome desses gêneros alimentícios para serem lidos um por vez pelos alunos, assim que o gênero for mostrado a eles.

3. Questione as crianças se conhecem todos os itens citados, se já comeram essas frutas, se alguém é diabético ou alérgico a lactose etc. É importante que essas últimas informações sejam anotadas, pois poderão ser úteis quando proposta a degustação de uma receita.

4. Proponha que os alunos pensem em receitas que poderão ser realizadas com dois ou mais desses gêneros alimentícios. As respostas dos alunos deverão ser anotadas no quadro.

5. Proponha uma reflexão coletiva com a turma, avaliando se os gêneros alimentícios listados são de fato usados para elaboração da receita citada.

6. Os alunos serão questionados acerca do termo adequado a ser usado para organizar esses itens na receita culinária, trazendo à tona o vocabulário “ingredientes”.

Materiais complementares: Ingredientes utilizados nas receitas culinárias (morango, laranja, banana, leite, mamão, açúcar e maçã).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

1. Os alunos deverão ser divididos em pequenos grupos (duplas ou trios).

2. Projete a tela contendo os dois modos de fazer. Caso não seja possível, os trechos das receitas apresentadas poderão ser impressos ou transcritos no quadro.

3. Solicite a leitura silenciosa dos alunos, para o primeiro contato com o texto.

4. Proponha oralmente algumas questões aos alunos:

- Vocês já leram algum modo de fazer antes?

- Para que ele serve?

- Cada um desses modos de fazer é um texto inteiro ou uma parte de um texto que contém mais informações?

- Em que texto será que aparece o modo de fazer?

- O que precisa conter em uma receita culinária?

- Onde esses tipos de textos podem aparecer?

- Para que serve uma receita culinária?

5. Combine que será proposto a eles um desafio composto por três etapas:

1ª - Descobrir qual receita corresponde cada um desses modos de fazer.

2ª - Elaborar a parte ausente dessa receita, ou seja, a lista de ingrediente.

3ª - Avaliar para que tipo de público ela foi destinada.

6. No caderno, solicite que anotem suas respostas.

7. No decorrer da atividade, vá percorrendo os grupos e lançando perguntas que propiciem a realização de antecipações de informações sobre o conteúdo do texto:

- Qual pista vocês usaram para chegar a conclusão que se trata dessa receita?

- Como fizeram para encontrar os ingredientes?

- Como vocês acreditam que os itens usados em uma receita devem estar dispostos no texto?

- Será que há uma ordem a ser seguida quando listamos os ingredientes?

- Por que vocês acham que essa receita é destinada para esse público?

8. Encerrada a tarefa, peça aos grupos que socializem as respostas encontradas referente ao primeiro modo de fazer apresentado, registrando no quadro as informações coletadas. Em seguida, realize o mesmo procedimento em relação ao segundo modo de fazer a eles exibido.

Materiais complementares: Para impressão dos trechos apresentados, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Apresente (projete com data show ou faça a impressão do texto) a primeira receita “completa” aos alunos e faça a leitura compartilhada com a turma.

2. Chame a atenção para o título “VITAMINÃNA”e converse acerca dos possíveis motivos de ela receber esse nome (dar um nome criativo e engraçado para essa vitamina, comum no cotidiano infantil, por meio da junção das palavras VITAMINA e BANANA).

3. No caso desta receita em específico, questione os alunos acerca da presença das ilustrações, levando-os a perceberem que foram usadas de forma lúdica, em substituição à algumas palavras.

4. Após tais análises, confirme com os alunos as respostas dadas por eles, retomando as anotações feitas no quadro no momento da socialização. Em casos de desvios nas respostas, retome oralmente a questão com os grupos a fim de se certificar de que houve o entendimento esperado.

Materiais complementares: Para impressão dos textos apresentados, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Apresente (projete com data show ou faça a impressão do texto) a segunda receita “completa” aos alunos e solicite que façam a leitura silenciosa para o primeiro contato com o texto.

2. Chame a atenção da turma para o título “SALADIM DE FRUTAS” e converse acerca dos possíveis motivos de ela receber esse nome (dar a ideia de uma salada composta por pouca variedade de frutas, sendo uma saladinha que originou o termo aqui usado: “SALADIM”).

3. Questione-os acerca das semelhanças e diferenças que há entre essa e a outra receita já explorada, levando a turma a perceber que:

- As receitas são compostas por ingredientes e modo de fazer.

- Os ingredientes devem indicar a quantidade a ser usada.

- O modo de fazer precisa ser descrito na ordem em que as ações deverão ocorrer.

- As imagens podem fazer parte de uma receita em substituição a alguma palavra do texto.

- Ambas as receitas agradam ao paladar das crianças, podendo ser destinada ao público infantil.

4. Após tais análises, confirme com os alunos as respostas dadas por eles, retomando as anotações feitas no quadro no momento da socialização. Em casos de desvios nas respostas, retome oralmente a questão com os grupos a fim de se certificar de que houve o entendimento esperado.

5. Converse com a turma sobre os meios de circulação das receitas em estudo: sites, blogs, programas culinários, vídeos, livros, cadernos, jornais etc.

Materiais complementares: Para impressão dos textos apresentados, clique aqui.

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Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

1. Retome oralmente com a turma a dinâmica de trabalho realizada na aula de hoje, em que foram utilizados procedimentos de leitura ao longo das propostas de atividades apresentadas.

2. Coletivamente, faça uma pequena lista do que foi mais significativo para a turma em relação às leituras e análises realizadas, tais como: imagens substituindo palavras no texto, títulos diferenciados (criativos), modo de fazer contendo os ingredientes a serem usados, receitas destinadas ao público infantil etc. Lembre-se que você será o escriba da turma e deverá auxiliar os alunos na organização das ideias apresentadas.

3. Os alunos deverão registrar essas conclusões no caderno.

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