Imagem para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Receitas: para que servem e onde encontrá-las?
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Receitas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida Cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), internet, folha sulfite, textos diversos (projetados ou impressos), cartolina, caneta hidrocor.
Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ainda não ter concluído seu processo de alfabetização e, portanto, necessitarão de auxílio nas atividades de leitura que serão propostas. Outra dificuldade apresentada poderá ser em relação ao reconhecimento do gênero abordado na linguagem oral em vídeos culinários, visto que rotineiramente a receita é abordada com maior ênfase na forma escrita em sala de aula.
Referências sobre o assunto:
LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.
BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora
DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.
SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com algumas receitas culinárias, reunindo algumas informações que já conhecem acerca desse gênero textual.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Organize a turma em semicírculo para iniciar uma roda de conversa.
- Projete em data show a imagem acima e questione a turma acerca do conteúdo. Caso a projeção não seja possível, reproduza uma cópia da imagem para cada aluno ou ainda imprima em tamanho de cartaz a ser fixado no quadro.
Questionamento:
- O que a criança dessa imagem está fazendo?
- Vocês acham que ela gosta desse tipo de alimento? O que te levou a essa conclusão?
- Alguém aqui também gosta de sanduíche? De qual tipo?
- Quem de vocês sabe fazer um sanduíche bem gostoso?
- O que eu preciso saber para fazer um sanduíche?
- Em que tipo de texto será que posso encontrar essas informações?
- O que é importante ter nesse texto para me ajudar a fazer esse sanduíche?
3. Anote no quadro as hipóteses iniciais dos alunos para posterior confirmação.
Material complementar: Para acessar a imagem para impressão, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações para os slides 4 a 8:
1. Organize os alunos em grupos de quatro integrantes.
2. Entregue a cada grupo uma folha sulfite e peça para dobrarem-na em quatro partes iguais, seguindo suas orientações:
- Segure a folha posicionando a parte maior para cima.
- Dobre-a ao meio no sentido horizontal e, em seguida, dobre-a em duas partes iguais, agora no sentido vertical.
- Solicite que reforcem com lápis os vincos das dobras feitas, obtendo quatro retângulos.
- Peça que utilizem algarismos de 1 a 4 para numerar cada retângulo (no canto superior direito).
3. Combine com os alunos que usarão os espaços numerados de 1 a 4 para realização da atividade a seguir.
4. Exponha para a turma que serão projetadas algumas telas numeradas de 1 a 4 contendo algumas “informações” (nesse momento, ainda não utilize o vocabulário “texto” com os alunos, uma vez que eles serão confrontados em relação ao gênero oral apresentado: vídeo culinário). Caso não seja possível fazer a projeção, os textos poderão ser impressos e entregues um por vez aos grupos de alunos. Já o vídeo culinário deverá ser exibido.
5. Combine que a cada tela apresentada os alunos realizarão, em grupo, uma análise seguindo o roteiro transcrito no quadro, anotando suas conclusões (resposta das questões) na ficha numerada já preparada acima.
ROTEIRO PARA ANÁLISE:
a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?
b) Que informações aparecem?
c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?
d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?
e) De onde essas informações foram retiradas?
f) Para que serve esse tipo de texto?
6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.
7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.
8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.
Materiais complementares:
1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.
2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.
3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:
- O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho: A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.
- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.
- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.
- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018
Desenvolvimento
Orientações:
ROTEIRO PARA ANÁLISE:
a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?
b) Que informações aparecem?
c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?
d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?
e) De onde essas informações foram retiradas?
f) Para que serve esse tipo de texto?
6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.
7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.
8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.
Materiais complementares:
1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.
2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.
3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:
- O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho: A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.
- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.
- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.
- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018
Desenvolvimento
Orientações:
ROTEIRO PARA ANÁLISE:
a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?
b) Que informações aparecem?
c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?
d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?
e) De onde essas informações foram retiradas?
f) Para que serve esse tipo de texto?
6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.
7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.
8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.
Materiais complementares:
1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.
2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.
3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:
- “O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho” (p. 17 e p. 18): A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.
- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.
- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.
- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018
Desenvolvimento
Orientações:
ROTEIRO PARA ANÁLISE:
a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?
b) Que informações aparecem?
c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?
d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?
e) De onde essas informações foram retiradas?
f) Para que serve esse tipo de texto?
6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.
7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.
8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.
Materiais complementares:
1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.
2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.
3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:
- O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho: A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.
- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.
- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.
- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
1. Em cartolina (ou papel craft) escreva o título “O QUE DESCOBRIMOS HOJE?” e fixe o cartaz na parede da sala de aula.
2. Retome oralmente o que foi trabalhado, questionando os alunos acerca do que descobriram de mais interessante nessa aula, deixando que exponham suas opiniões.
3. Distribua a cada aluno uma tira de papel sulfite e solicite que anotem o que aprenderam na aula, sendo observado se conseguiram compreender a finalidade do gênero abordado, seus meios de circulação, o texto na linguagem escrita e oral, a presença de imagens que auxiliam no sentido do texto etc.
4. Peça que um aluno por vez leia o que anotou em sua tirinha e, em seguida, cole-a no cartaz fixado na parede. Ao final, todos terão contribuído para a confecção do cartaz, tendo as descobertas da turma acerca da aula lá compiladas.
5. Retorne, então, às hipóteses iniciais dos alunos (anotadas no quadro) para confrontação das respostas dadas e validação (ou não) dessas informações após as análises realizadas na aula.
6. Finalize a aula, expondo aos alunos que será dada sequência ao estudo das receitas culinárias na aula seguinte.
Para o professor
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
Google Documentos (tutorial disponível aqui);
Padlet (tutorial disponível aqui).
Introdução
Compartilhe a imagem e as perguntas pelo WhatsApp, ou crie um mural no Padlet para que cada aluno possa responder por escrito ou oralmente às questões e as respostas possam ser acessadas por todos. Faça com que esse momento tenha participação coletiva.
Desenvolvimento
Crie e compartilhe um documento no Google com cada aluno, com o quadro dividido em quatro partes, como proposto no plano, e com as perguntas. Oriente os alunos por áudio, pelo WhatsApp, dizendo que você enviará quatro links com textos e vídeo sugeridos no plano, e eles deverão preencher o quadro que você compartilhou com as respostas.
Fechamento
Volte ao mural com as hipóteses iniciais e oriente os alunos a incluírem um post-it com o que aprenderam realizando a atividade. Converse com eles pelo WhatsApp ou pelo mural, comentando as respostas e comparando-as com as hipóteses levantadas na atividade da introdução, de acordo com a orientação do plano.
Convite às famílias
Convide os familiares a realizarem receitas com a ajuda da criança. Essas receitas podem ser pesquisadas na internet ou em cadernos de receitas, e a criança pode ajudar separando os ingredientes e ajudando no Modo de Preparo. Peça, se possível, que tirem fotos desses momentos e, se quiserem, compartilhem pelo WhatsApp.