14158
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 3º ano do EF sobre Receitas: para que servem e onde encontrá-las?

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciane Cristina Panes Dos Santos Lopes

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida Cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), internet, folha sulfite, textos diversos (projetados ou impressos), cartolina, caneta hidrocor.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ainda não ter concluído seu processo de alfabetização e, portanto, necessitarão de auxílio nas atividades de leitura que serão propostas. Outra dificuldade apresentada poderá ser em relação ao reconhecimento do gênero abordado na linguagem oral em vídeos culinários, visto que rotineiramente a receita é abordada com maior ênfase na forma escrita em sala de aula.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com algumas receitas culinárias, reunindo algumas informações que já conhecem acerca desse gênero textual.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em semicírculo para iniciar uma roda de conversa.
  • Projete em data show a imagem acima e questione a turma acerca do conteúdo. Caso a projeção não seja possível, reproduza uma cópia da imagem para cada aluno ou ainda imprima em tamanho de cartaz a ser fixado no quadro.

Questionamento:

- O que a criança dessa imagem está fazendo?

- Vocês acham que ela gosta desse tipo de alimento? O que te levou a essa conclusão?

- Alguém aqui também gosta de sanduíche? De qual tipo?

- Quem de vocês sabe fazer um sanduíche bem gostoso?

- O que eu preciso saber para fazer um sanduíche?

- Em que tipo de texto será que posso encontrar essas informações?

- O que é importante ter nesse texto para me ajudar a fazer esse sanduíche?

3. Anote no quadro as hipóteses iniciais dos alunos para posterior confirmação.

Material complementar: Para acessar a imagem para impressão, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações para os slides 4 a 8:

1. Organize os alunos em grupos de quatro integrantes.

2. Entregue a cada grupo uma folha sulfite e peça para dobrarem-na em quatro partes iguais, seguindo suas orientações:

  • Segure a folha posicionando a parte maior para cima.
  • Dobre-a ao meio no sentido horizontal e, em seguida, dobre-a em duas partes iguais, agora no sentido vertical.
  • Solicite que reforcem com lápis os vincos das dobras feitas, obtendo quatro retângulos.
  • Peça que utilizem algarismos de 1 a 4 para numerar cada retângulo (no canto superior direito).

3. Combine com os alunos que usarão os espaços numerados de 1 a 4 para realização da atividade a seguir.

4. Exponha para a turma que serão projetadas algumas telas numeradas de 1 a 4 contendo algumas “informações” (nesse momento, ainda não utilize o vocabulário “texto” com os alunos, uma vez que eles serão confrontados em relação ao gênero oral apresentado: vídeo culinário). Caso não seja possível fazer a projeção, os textos poderão ser impressos e entregues um por vez aos grupos de alunos. Já o vídeo culinário deverá ser exibido.

5. Combine que a cada tela apresentada os alunos realizarão, em grupo, uma análise seguindo o roteiro transcrito no quadro, anotando suas conclusões (resposta das questões) na ficha numerada já preparada acima.

ROTEIRO PARA ANÁLISE:

a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?

b) Que informações aparecem?

c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?

d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?

e) De onde essas informações foram retiradas?

f) Para que serve esse tipo de texto?

6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.

7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.

8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.

Materiais complementares:

1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.

2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.

3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:

- O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho: A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.

- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.

- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.

- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

ROTEIRO PARA ANÁLISE:

a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?

b) Que informações aparecem?

c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?

d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?

e) De onde essas informações foram retiradas?

f) Para que serve esse tipo de texto?

6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.

7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.

8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.

Materiais complementares:

1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.

2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.

3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:

- O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho: A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.

- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.

- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.

- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

ROTEIRO PARA ANÁLISE:

a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?

b) Que informações aparecem?

c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?

d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?

e) De onde essas informações foram retiradas?

f) Para que serve esse tipo de texto?

6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.

7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.

8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.

Materiais complementares:

1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.

2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.

3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:

- “O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho” (p. 17 e p. 18): A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.

- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.

- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.

- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

ROTEIRO PARA ANÁLISE:

a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?

b) Que informações aparecem?

c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?

d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?

e) De onde essas informações foram retiradas?

f) Para que serve esse tipo de texto?

6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.

7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.

8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.

Materiais complementares:

1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.

2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.

3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:

- O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho: A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.

- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.

- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.

- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Em cartolina (ou papel craft) escreva o título “O QUE DESCOBRIMOS HOJE?” e fixe o cartaz na parede da sala de aula.

2. Retome oralmente o que foi trabalhado, questionando os alunos acerca do que descobriram de mais interessante nessa aula, deixando que exponham suas opiniões.

3. Distribua a cada aluno uma tira de papel sulfite e solicite que anotem o que aprenderam na aula, sendo observado se conseguiram compreender a finalidade do gênero abordado, seus meios de circulação, o texto na linguagem escrita e oral, a presença de imagens que auxiliam no sentido do texto etc.

4. Peça que um aluno por vez leia o que anotou em sua tirinha e, em seguida, cole-a no cartaz fixado na parede. Ao final, todos terão contribuído para a confecção do cartaz, tendo as descobertas da turma acerca da aula lá compiladas.

5. Retorne, então, às hipóteses iniciais dos alunos (anotadas no quadro) para confrontação das respostas dadas e validação (ou não) dessas informações após as análises realizadas na aula.

6. Finalize a aula, expondo aos alunos que será dada sequência ao estudo das receitas culinárias na aula seguinte.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Receita Culinária e no campo de atuação Vida Cotidiana. A aula faz parte do módulo de Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)

Materiais necessários: Equipamentos tecnológicos (computador, data show, telão), internet, folha sulfite, textos diversos (projetados ou impressos), cartolina, caneta hidrocor.

Informações sobre o gênero: A Receita culinária é um texto injuntivo/ instrucional, cuja proposta comunicativa se define pela instrução de um determinado procedimento, sugerindo como algo deve ser feito pelo interlocutor. Possui como característica básica o uso de linguagem simples e objetiva, indicativa dos ingredientes e da sequência dos procedimentos a serem seguidos.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos poderão ainda não ter concluído seu processo de alfabetização e, portanto, necessitarão de auxílio nas atividades de leitura que serão propostas. Outra dificuldade apresentada poderá ser em relação ao reconhecimento do gênero abordado na linguagem oral em vídeos culinários, visto que rotineiramente a receita é abordada com maior ênfase na forma escrita em sala de aula.

Referências sobre o assunto:

LEAL, Telma Ferraz, BRANDÃO, Ana Carolina. Usando textos instrucionais na alfabetização sem manual de instruções. In: Brandão, Ana Carolina Perrusi Leitura e produção de textos na alfabetização / organizado por Ana Carolina Perrusi Brandão e Ester Calland de Sousa Rosa . — Belo Horizonte: Autêntica, p.127 - 142. 2005.

BARBOSA, Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo. Práticas de leitura no ensino fundamental / organizado por Maria Lúcia Ferreira de Figueiredo Barbosa e Ivane Pedrosa de Souza. — Belo Horizonte : Autêntica, 2006. 144 p. Disponível em: http://www.portalceel.com.br/publicacoes/#ancora

DOLZ, J. GAGNON, R. DECÂNDIO, F. Produção escrita e dificuldades de aprendizagem. Campinas, SP: Mercado de Letras 2010.

SÃO PAULO (SP). Secretaria Municipal de Educação. Diretoria de Orientação Técnica. Recuperação Língua Portuguesa – Aprender os padrões da linguagem escrita de modo reflexivo : unidade IV – Você sabia? – Livro do professor / Secretaria Municipal de Educação. – São Paulo : SME/ DOT, 2011. - 56p. Disponível em: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Portals/1/Files/16469.pdf

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

1.Projete com data show (ou escreva no quadro) o tema da aula, deixando explicitado aos alunos que irão trabalhar com algumas receitas culinárias, reunindo algumas informações que já conhecem acerca desse gênero textual.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Organize a turma em semicírculo para iniciar uma roda de conversa.
  • Projete em data show a imagem acima e questione a turma acerca do conteúdo. Caso a projeção não seja possível, reproduza uma cópia da imagem para cada aluno ou ainda imprima em tamanho de cartaz a ser fixado no quadro.

Questionamento:

- O que a criança dessa imagem está fazendo?

- Vocês acham que ela gosta desse tipo de alimento? O que te levou a essa conclusão?

- Alguém aqui também gosta de sanduíche? De qual tipo?

- Quem de vocês sabe fazer um sanduíche bem gostoso?

- O que eu preciso saber para fazer um sanduíche?

- Em que tipo de texto será que posso encontrar essas informações?

- O que é importante ter nesse texto para me ajudar a fazer esse sanduíche?

3. Anote no quadro as hipóteses iniciais dos alunos para posterior confirmação.

Material complementar: Para acessar a imagem para impressão, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 33 minutos

Orientações para os slides 4 a 8:

1. Organize os alunos em grupos de quatro integrantes.

2. Entregue a cada grupo uma folha sulfite e peça para dobrarem-na em quatro partes iguais, seguindo suas orientações:

  • Segure a folha posicionando a parte maior para cima.
  • Dobre-a ao meio no sentido horizontal e, em seguida, dobre-a em duas partes iguais, agora no sentido vertical.
  • Solicite que reforcem com lápis os vincos das dobras feitas, obtendo quatro retângulos.
  • Peça que utilizem algarismos de 1 a 4 para numerar cada retângulo (no canto superior direito).

3. Combine com os alunos que usarão os espaços numerados de 1 a 4 para realização da atividade a seguir.

4. Exponha para a turma que serão projetadas algumas telas numeradas de 1 a 4 contendo algumas “informações” (nesse momento, ainda não utilize o vocabulário “texto” com os alunos, uma vez que eles serão confrontados em relação ao gênero oral apresentado: vídeo culinário). Caso não seja possível fazer a projeção, os textos poderão ser impressos e entregues um por vez aos grupos de alunos. Já o vídeo culinário deverá ser exibido.

5. Combine que a cada tela apresentada os alunos realizarão, em grupo, uma análise seguindo o roteiro transcrito no quadro, anotando suas conclusões (resposta das questões) na ficha numerada já preparada acima.

ROTEIRO PARA ANÁLISE:

a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?

b) Que informações aparecem?

c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?

d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?

e) De onde essas informações foram retiradas?

f) Para que serve esse tipo de texto?

6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.

7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.

8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.

Materiais complementares:

1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.

2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.

3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:

- O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho: A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.

- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.

- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.

- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018

Slide Plano Aula

Orientações:

ROTEIRO PARA ANÁLISE:

a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?

b) Que informações aparecem?

c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?

d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?

e) De onde essas informações foram retiradas?

f) Para que serve esse tipo de texto?

6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.

7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.

8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.

Materiais complementares:

1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.

2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.

3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:

- O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho: A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.

- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.

- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.

- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018

Slide Plano Aula

Orientações:

ROTEIRO PARA ANÁLISE:

a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?

b) Que informações aparecem?

c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?

d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?

e) De onde essas informações foram retiradas?

f) Para que serve esse tipo de texto?

6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.

7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.

8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.

Materiais complementares:

1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.

2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.

3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:

- “O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho” (p. 17 e p. 18): A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.

- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.

- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.

- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018

Slide Plano Aula

Orientações:

ROTEIRO PARA ANÁLISE:

a) Essas informações apresentadas são escritas ou faladas?

b) Que informações aparecem?

c) Há ilustrações que ajudam a entender essas informações?

d) Essas informações apresentadas compõem um texto? Qual?

e) De onde essas informações foram retiradas?

f) Para que serve esse tipo de texto?

6. No decorrer das análises dos alunos, percorra os grupos para se certificar se todos compreenderam o trabalho a ser realizado e se o processo de análise está fluindo como o esperado. Assim, procure envolver o grupo chamando a atenção para o texto em estudo, lançando questionamentos que façam os alunos refletirem acerca da presença (ou não) das imagens, do conteúdo abordado, do objetivo, do público a que se destina, da fonte de onde foi extraído, entre outros.

7. Terminadas as análises, projete novamente os textos (um por vez) e solicite a um dos grupos que faça a leitura oral do que está sendo apresentado. No caso do vídeo, solicite que faça o relato oral antes de o mesmo ser revisitado. A seguir, solicite que o grupo em questão socialize com a turma toda o resultado da análise feita, sendo os demais alunos incentivados a complementarem essas reflexões, explicitando os motivos que os levaram a pensar em acordo ou desacordo com o apresentado pelo grupo, procurando estabelecer um consenso entre a turma.

8. Ao final da discussão de cada texto, anote sucintamente no quadro as conclusões a que os alunos chegaram, considerando o roteiro de análise.

Materiais complementares:

1. Para acessar os textos para impressão, clique aqui.

2. Para assistir ao vídeo citado clique aqui.

3. Os textos apresentados podem ser encontrados em:

- O lanche da cesta de Chapeuzinho Vermelho: A cozinha encantada dos contos de fadas: 23 receitas cheias de magia e fáceis de fazer, Katia Kanton, Editora Cia das letrinhas, disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/trechos/41069.pdf. Acesso em: 23/07/2018.

- Sanduíche divertido para crianças - Clube da Aninha, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=GNyr5-HgPPI. Acesso em 23/ 07/ 2018.

- Natal muito doce, JC CRIANÇA: Suplemento semanal do Jornal da Cidade, disponível em: https://www.jcdigital.com.br/edicao/impressa/4279/17-12-2017.html. Acesso em 24/ 07/ 2018.

- Macarronada da mama: As 50 receitas mais pedidas dos últimos 50 anos: livro 3, Serviço Nestlé ao consumidor e Sheila Oliveira. Disponível em: https://pt.slideshare.net/soninha47/livro-receitas-nestle-50-melhores-03. Acesso em 24/ 07/ 2018

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

1. Em cartolina (ou papel craft) escreva o título “O QUE DESCOBRIMOS HOJE?” e fixe o cartaz na parede da sala de aula.

2. Retome oralmente o que foi trabalhado, questionando os alunos acerca do que descobriram de mais interessante nessa aula, deixando que exponham suas opiniões.

3. Distribua a cada aluno uma tira de papel sulfite e solicite que anotem o que aprenderam na aula, sendo observado se conseguiram compreender a finalidade do gênero abordado, seus meios de circulação, o texto na linguagem escrita e oral, a presença de imagens que auxiliam no sentido do texto etc.

4. Peça que um aluno por vez leia o que anotou em sua tirinha e, em seguida, cole-a no cartaz fixado na parede. Ao final, todos terão contribuído para a confecção do cartaz, tendo as descobertas da turma acerca da aula lá compiladas.

5. Retorne, então, às hipóteses iniciais dos alunos (anotadas no quadro) para confrontação das respostas dadas e validação (ou não) dessas informações após as análises realizadas na aula.

6. Finalize a aula, expondo aos alunos que será dada sequência ao estudo das receitas culinárias na aula seguinte.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 3º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 3º ano:

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

3º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP01 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF15LP02 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano