9849
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - Quais são as possibilidades?

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre determinar o espaço amostral em situações-problema hipotéticas e observar a probabilidade de ocorrência dos eventos de acordo com o espaço amostral.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Ferreira de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_24PES02

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Atividade principal e Discussão das soluções

Atividade principal
Professor(a), você pode realizar a Atividade principal deste plano com seus alunos, seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o problema proposto nesta etapa da aula, seja enviando em formato de texto ou através da imagem do slide. Solicite que tentem resolver o problema de forma individual. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de volume. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada possibilidade de resolução, mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides (gravando a tela) e refletindo as estratégias adotadas.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram em relação a delimitação do espaço amostral. Siga as orientações presentes nesta etapa da aula, fomentando a discussão. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes os slides presentes nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma. Você pode pedir que os estudantes criem uma senha com as características descritas e então compartilhem com a turma para compararem as senhas criadas.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre espaço amostral. Sugira que os alunos, juntos com seus familiares, criem uma senha para “acesso” a casa com características a serem definidas por eles. Após criar as características da senha eles devem calcular o número que opções que teriam para a senha. É comum esquecermos a senha de cadastros que fazemos nos meios digitais, será que isso já aconteceu com algum familiar? Peça que os alunos contem as experiências.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_24PES02

(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 5º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o conceito de espaço amostral, Coleta, organização, interpretação e representação de dados em tabelas e gráficos diversos.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas