9470
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 1º ano > Geometria

Plano de aula - Longe ou perto?

Plano de aula de Matemática com atividades para 1º ano do Fundamental sobre Posicionar objetos e identificá-los utilizando a linguagem posicional.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Juliana Portella de Freitas

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano
MAT1_08GEO01

Ferramentas sugeridas
- Necessários: Papel, lápis e as atividades, em imagens digitais ou impressas.
- Opcionais: Celular para gravar mensagens, WhatsApp ou outro recurso para compartilhar a atividade com os alunos e familiares, ou impressão.

Para este plano, a sugestão é que foque na atividade principal lembrando a relevância de visitar todo o plano e selecionar as partes que considerar mais adequadas para a realidade dos seus alunos.

Caso você não tenha comunicação digital com os alunos, escolha atividades de alguns planos, que formem uma sequência. Uma sugestão é que você faça a impressão juntamente com as orientações e um cronograma para realização das atividades, para que as famílias possam retirar na escola. É interessante que estabeleça uma forma de acompanhar as aprendizagens e para tanto pode, por exemplo solicitar alguns registros de soluções e ou combinar a confecção de um “Diário de bordo”, onde os alunos façam os registros das suas aprendizagens e as famílias encaminhem à escola, para que possa intervir através das próximas escolhas e enviando alguma devolutiva aos alunos.

Aquecimento
Aula assíncrona: Envie a imagem do castelo e peça às famílias que leiam a história junto com as crianças e conversem com os sobre coisas, pessoas ou lugares que estão perto ou longe. Podem fazer perguntas para os alunos, como:
     - Seu caderno está perto ou longe de você?
     - Sua avó mora perto ou longe da nossa casa?

Aula síncrona: Realize a atividade como sugerida no plano de aula, utilizando o slide.

Atividade principal e Discussão das soluções
Aula assíncrona: Mande a imagem do castelo no centro de uma sulfite (se não for possível imprimir, os alunos podem desenhar o castelo no centro da folha). Envie as orientações e solicite às famílias que auxiliem na leitura das comandas e com a contextualização (slide da atividade). Podem sugerir, que as famílias conversem com as crianças sobre o que pode estar perto ou longe do castelo. Depois que desenharem uma quantidade de elementos (você pode indicar quantos), peça que listem esses elementos, em duas colunas: perto e longe. Encaminhe uma sugestão às famílias juntamente com as questões do Discuta com a turma, para que possam ir incentivando os alunos. Peça que te enviem a atividade realizada.

Aula síncrona: Mande a imagem do castelo no centro de uma sulfite (se não for possível imprimir, os alunos podem desenhar o castelo no centro da folha). Apresente a atividade e realize as discussões conforme instruções do plano de aula. Depois cada aluno fará os desenhos dos elementos que desejar, na sua folha com o castelo. Pode combinar um mínimo de elementos. Faça a discussão das soluções trocando ideias sobre os elementos que desenharam em cada posição. Peça que te enviem a atividade, impresso ou em formato digital.

Sistematização do conceito e Encerramento
Aula assíncrona: Faça uma devolutiva às atividades dos alunos, apresentando a sistematização do conceito e o encerramento. Sua devolutiva pode ser impressa ou através de áudio ou vídeo.

Aula síncrona: Realize a proposta do plano de aula.

Raio X
A atividade de Raio X é planejada para ser utilizada como instrumento de avaliação processual. Se tiver possibilidade, envie para que os alunos realizem e discutam com um familiar, se for oportuno, mas é importante que você tenha acesso, de alguma forma, a resolução. Se não for viável, você poderá utilizar essa atividade para uma sondagem presencial.

Convite às famílias
Convide as famílias dos alunos a conversarem com eles sobre as posições: perto e longe. Para a atividade principal, deixe claro que cada aluno deverá trazer suas ideias e realizar os desenhos.. Os familiares podem acompanhar e pedir para os alunos explicarem como pensaram e fazer outros questionamentos sugeridos.. Valorize a participação das famílias nos momentos de aprendizagem dos alunos.

Sugestão Enviada Por: Gilne Gardesani Fernandez


Código: MAT1_08GEO01

(EF01MA11) Descrever a localização de pessoas e de objetos no espaço em relação à sua própria posição, utilizando termos como à direita, à esquerda, em frente, atrás.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Geometria do 1º ano:

Com o plano de aula sobre geometria, os alunos aprendem a identificar formas planas e não planas e a localizar objetos e pessoas no espaço a partir de diferentes referências e com uso de expressões referenciais (longe, perto, em cima, embaixo, dentro, fora etc.).

MAIS AULAS DE Matemática do 1º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas