14156
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Montando campanhas publicitárias de conscientização infantil.

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Montando campanhas publicitárias de conscientização infantil.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Site sugerido para este plano adaptado:
Vídeo: Coronavírus, disponível aqui.

Introdução
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou impressa, para ser retirada na escola, a campanha sobre a faixa de pedestres (disponível aqui). Solicite que circulem e escrevam nas partes ressaltadas o nome de cada uma delas: título, texto, imagem e autoria.

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e, no mural do Padlet, compartilhe sua tela com o texto da introdução. Com a participação dos alunos, faça um breve resgate das características estruturais e organizacionais do texto publicitário. Para isso, siga as orientações sugeridas no plano original.
Explique que será enviada por WhatsApp, e-mail ou impressa, para ser retirada na escola, uma atividade (disponível aqui). São campanhas fragmentadas, já trabalhadas em aulas anteriores, que deverão ser recortadas e organizadas em folhas de atividade (disponíveis aqui). Oriente-os que a atividade é individual, mas que podem se organizar em duplas para consulta e diálogo. Coloque-se à disposição dos alunos para eventuais dúvidas ou mesmo para auxiliá-los a respeito dos conceitos e aspectos estruturais do texto publicitário.
Atenção, professor: encontra-se disponível aqui o material complementar - campanhas completas para sua verificação e correção das atividades feitas pelos alunos.

Fechamento
Para finalizar, grave uma videoaula ou marque uma videochamada para enfatizar os aspectos regulares da composição dos textos publicitários, reforçando o quanto as imagens acabam tendo mais importância, sendo, então, ainda mais, um importante recurso persuasivo. Se realizar uma videochamada, solicite que alguns alunos mostrem o resultado da atividade. Se não for possível, convide-os a socializar a atividade pelo WhatsApp, através de fotos ou vídeos.

Convite às famílias
Proporcione um momento para assistir ao vídeo de animação (disponível aqui) e conversar sobre o coronavírus com as crianças. É importante questioná-los também sobre esse tipo de texto (campanha publicitária) e qual sua função (promover uma campanha de orientação), que, no caso, é para prevenção ao coronavírus. Por fim, conversem sobre as imagens/personagens utilizados no anúncio (Liga Anti-Coronavírus).

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_06SQA05

(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas