Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos do plano, disponíveis aqui;
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts;
Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Site sugerido para este plano adaptado:
Vídeo: Coronavírus, disponível aqui.
Introdução
Encaminhe aos alunos, por WhatsApp, e-mail ou impressa, para ser retirada na escola, a campanha sobre a faixa de pedestres (disponível aqui). Solicite que circulem e escrevam nas partes ressaltadas o nome de cada uma delas: título, texto, imagem e autoria.
Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e, no mural do Padlet, compartilhe sua tela com o texto da introdução. Com a participação dos alunos, faça um breve resgate das características estruturais e organizacionais do texto publicitário. Para isso, siga as orientações sugeridas no plano original.
Explique que será enviada por WhatsApp, e-mail ou impressa, para ser retirada na escola, uma atividade (disponível aqui). São campanhas fragmentadas, já trabalhadas em aulas anteriores, que deverão ser recortadas e organizadas em folhas de atividade (disponíveis aqui). Oriente-os que a atividade é individual, mas que podem se organizar em duplas para consulta e diálogo. Coloque-se à disposição dos alunos para eventuais dúvidas ou mesmo para auxiliá-los a respeito dos conceitos e aspectos estruturais do texto publicitário.
Atenção, professor: encontra-se disponível aqui o material complementar - campanhas completas para sua verificação e correção das atividades feitas pelos alunos.
Fechamento
Para finalizar, grave uma videoaula ou marque uma videochamada para enfatizar os aspectos regulares da composição dos textos publicitários, reforçando o quanto as imagens acabam tendo mais importância, sendo, então, ainda mais, um importante recurso persuasivo. Se realizar uma videochamada, solicite que alguns alunos mostrem o resultado da atividade. Se não for possível, convide-os a socializar a atividade pelo WhatsApp, através de fotos ou vídeos.
Convite às famílias
Proporcione um momento para assistir ao vídeo de animação (disponível aqui) e conversar sobre o coronavírus com as crianças. É importante questioná-los também sobre esse tipo de texto (campanha publicitária) e qual sua função (promover uma campanha de orientação), que, no caso, é para prevenção ao coronavírus. Por fim, conversem sobre as imagens/personagens utilizados no anúncio (Liga Anti-Coronavírus).
Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato
Código: LPO2_06SQA05
(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.
O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.
Ver mais detalhes