14155
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 2º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Conhecendo a composição e estrutura de textos publicitários de conscientização infantil

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 2º ano do EF sobre Conhecendo a composição e estrutura de textos publicitários de conscientização infantil

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Lilian Bárbara Cavalcanti Cardoso

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: WhatsApp ou e-mail para envio das orientações e devolutivas.
Textos do plano, disponíveis aqui);
Canais para videochamada ou compartilhamento de tela, como Google Meet ou Hangouts.
- Opcionais: Padlet (tutorial disponível aqui) ou Google Apresentações.
* Site sugerido para este plano adaptado:
Vídeo: Obesidade infantil não, disponível aqui.

Introdução
Pelo WhatsApp, antecipe o tema da aula: ‘Campanhas publicitárias contra a obesidade infantil’. Encaminhe a letra da música da campanha da Amil (disponível aqui) e o vídeo (disponível aqui). Peça que leiam e assistam ao conteúdo com atenção para responder oralmente às seguintes perguntas:
     - Qual é a mensagem transmitida?
     - Quem são os personagens e o que eles estão fazendo?

Desenvolvimento
Agende o encontro desta aula e converse com as crianças sobre o contexto da enunciação (tipo de texto, autor, mensagem, público-alvo e veículo de divulgação). Verifique, no plano original, algumas perguntas que ajudarão na análise dos recursos utilizados: verbais, visuais e de organização do texto. É importante realizar alguns registros com as crianças, de modo que elas consigam visualizar, bem objetivamente, os elementos que compõem esses materiais, percebendo as regularidades. Uma forma de fazer isso seria anotar, no mural do Padlet, alguns elementos vistos ao longo das análises. Isso pode ser feito por meio de uma tabela/lista comparativa e/ou outra forma que você, professor, julgar eficaz para seus alunos. O plano sugere uma lista comparativa. Se o tempo da aula síncrona permitir, analise a outra campanha publicitária sobre o mesmo tema, disponível no plano original, seguindo as orientações do desenvolvimento.

Fechamento
Ainda de forma síncrona, finalize a aula fazendo duas perguntas:
     - O que aprendemos hoje sobre as campanhas publicitárias?
     - Vocês acham que a temática abordada pelas duas campanhas é importante? Por quê?
Veja, no fechamento do plano original, uma breve observação sobre a formatação das campanhas analisadas.

Convite às famílias
Assista com as crianças ao vídeo proposto nesta aula e aproveite para dialogar com elas sobre a obesidade, que neste momento de isolamento social é uma doença que atinge muitas pessoas, principalmente crianças. E por que não aproveitar essa conversa e preparar um lanchinho saudável?

Sugestão Enviada Por: Sonia Antunes Caregnato


Código: LPO2_06SQA04

(EF12LP16) Identificar e reproduzir, em anúncios publicitários e textos de campanhas de conscientização destinados ao público infantil (orais e escritos, digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive o uso de imagens.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 2º ano:

2º ano / Língua Portuguesa / Análise linguística/Semiótica

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas