Atividade para impressão - Mapa Mental
Plano de Aula
Plano de aula: Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte III
Plano 6 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.
Materiais necessários: Exemplos de biografias romanceadas diversas, contemplando os dois aspectos descritos acima, que devem ser providenciados com antecedência para o bom andamento da aula.
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos não cumpram a tarefa solicitada na aula anterior: trazer biografias romanceadas para compartilharem com a sala. Nesse caso, providencie alguns títulos para que os alunos tenham mais obras para manusear.
Ao entrar em contato com determinados textos, os alunos podem apresentar certa dificuldade na compreensão de determinadas palavras; tenha dicionários em mãos para dirimir essa dificuldade.
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações:
- Explicar aos alunos que o propósito da aula é retomar e ampliar a lista de características do gênero biografia romanceada, analisando, desta vez, a opção do biógrafo em seguir uma progressão temática (abordar um período específico da vida do biografado, a partir de um acontecimento específico) ou temporal (relatando toda a trajetória de vida da personalidade/celebridade destacada).
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos
Orientações:
- Peça aos alunos que compartilhem as biografias que encontraram. Permita que eles manipulem livremente as obras.
- Caso os alunos não tenham trazido obras suficientes, junte outros títulos trazidos por você.
- Peça aos alunos que se reúnam em grupos e escolham alguns livros para fazer uma breve análise. Determine o número de livros que cada equipe irá manusear, de acordo com a quantidade de obras apresentadas. O agrupamento possibilitará a troca de informações acerca da obra analisada.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações:
- Peça às equipes que analisem brevemente as obras, para preencher o modelo de mapa mental apresentado acima. Optamos por essa forma de verificação de leitura por suas possibilidades interativas e lúdicas.
- Distribua uma cópia do modelo por equipe para cada livro que será analisado. Elas estão disponíveis para impressão em materiais complementares.
- Caso o número de livros seja insuficiente - ou se mais de um grupo se interessar pela mesma obra - determine um rodízio dos títulos.
- Ao final das análises, compare os mapas, verificando se há alguma disparidade nas informações. No caso de haver, peça ajuda aos alunos para chegarem a um consenso.
Obs.: Reserve cerca de 15 minutos para desenvolver essa etapa.
Materiais complementares:
Para acessar o mapa para impressão, clique aqui.
Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Retome com os alunos a ideia de que algumas obras podem descrever apenas um período específico da vida do biografado (atendo-se a um critério temático) ou narrar, de forma mais abrangente, toda sua trajetória de vida (estabelecendo um critério temporal). O tema já foi abordado em aulas anteriores.
- Retome também a noção de que as biografias (ou autobiografias) romanceadas podem trazer fatos fictícios sem quebrar a ética.
- Exiba as sinopses (slides 5 a 7) e perguntas, reservando cerca de 20 minutos para analisar todos os slides dessa etapa. Caso não tenha acesso a um projetor, providencie cópias do texto para os alunos, disponível em materiais complementares.
- Nesse slide, especificamente, pergunte aos alunos se eles conhecem a palavra “ambrosia” (doce feito com gemas, açúcar, leite e especiarias). Em caso de não conhecerem, peça a eles que consultem um dicionário para conhecer seu significado.
- A seguir, reúna os alunos em três grandes grupos e informe a eles que nove perguntas serão apresentadas à classe até o final da aula. A cada etapa, um aluno de cada equipe sorteará uma pergunta para discutir com os colegas. A divisão em três equipes permitirá uma distribuição equilibrada das perguntas e propiciará condições de se aprimorar a habilidade de se respeitar os turnos da fala em grupos maiores.
- Apresente as três primeiras perguntas aos alunos:
I- O que vocês sabem sobre a vida e a obra de Cora Coralina? Já leram alguma de suas obras? (Resposta pessoal. No caso de os alunos desconhecerem a escritora, incentive pesquisas a seu respeito e estimule o contato com suas obras.)
II- Que fato contribui para fazer da biógrafa uma autoridade para escrever sobre Cora Coralina? (Espera-se que os alunos percebam que a biógrafa Vicência Brêtas Tahan é filha de Cora Coralina, o que garante que ela tenha conhecimento suficiente para discorrer sobre a vida da biografada, no caso, sua mãe.)
III- Através da leitura da sinopse, vocês diriam que a obra trará um recorte de um momento específico da vida de Cora Coralina ou abrangerá grande parte de sua jornada? Como chegaram a essa conclusão? (Espera-se que os alunos percebam que a obra trará um recorte mais amplo sobre a vida de Cora. A sinopse fala em “trajetória de vida” e “todos os momentos de vida”.)
7. Imprima, recorte as perguntas e proceda ao sorteio.
8. Reserve alguns minutos para as equipes chegarem a uma resposta e peça a um elemento que compartilhe as conclusões com a classe.
9. Incentive as demais equipes a ampliarem as respostas dadas pelos colegas, ainda que a pergunta não tenha sido designada a elas, estimulando o trabalho colaborativo.
10. Caso considere apropriado, estimule os alunos a procurarem mais informações sobre a escritora. A pesquisa pode ser sugerida como tarefa de casa ou feita de forma coletiva, caso haja mais tempo disponível para desenvolver essa sequência de atividades.
Materiais complementares:
Caso deseje imprimir o texto, clique aqui.
Para o arquivo com as perguntas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o slide acima e indique um voluntário para ler o texto. Caso não tenha acesso a um projetor, você pode fazer cópias do texto disponível em materiais complementares.
- Proceda da mesma forma que fez com as perguntas de 1 a 3, seguindo as etapas descritas no slide 5, apresentando as perguntas aos alunos:
IV - O que vocês sabem sobre a vida e a obra de Frida Kahlo? Já viram alguma de suas obras? (Resposta pessoal. No caso de os alunos desconhecerem a artista, incentive pesquisas a seu respeito e estimule o contato com suas obras.)
V- Considerando o público-alvo desse livro, que cuidados as autoras precisaram ter na seleção das informações inseridas na obra? (Espera-se que os alunos percebam que será necessária uma seleção vocabular que atenda à faixa etária pretendida, além de fazer recortes que forneçam um plano geral da vida da pintora, sem alongar-se em detalhes, que resultariam em uma obra muito extensa, que poderia afastar os pequenos leitores.)
VI- E agora? Vocês diriam que a obra trará um recorte de um momento específico da vida de Frida Kahlo ou abrangerá grande parte de sua trajetória? Comentem. (Espera-se que os alunos percebam que a obra trará um recorte mais amplo sobre a vida de Frida Kahlo. A sinopse fala em “episódios mais tristes e mais felizes de sua vida”, sugerindo uma visão mais completa de sua jornada.).
Materiais complementares:
Para acessar o texto, clique aqui.
Para o arquivo com as perguntas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Exiba o slide acima e indique um voluntário para ler o texto. Caso não tenha acesso a um projetor, você pode fazer cópias do texto disponível em materiais complementares.
- Proceda da mesma forma que fez com as questões anteriores, seguindo as etapas apresentadas nos slides 5 e 6, apresentando as perguntas aos alunos:
VII- O que vocês sabem sobre a vida e a obra de Van Gogh? Já viram alguma de suas obras? (Resposta pessoal. No caso de os alunos desconhecerem o artista, incentive pesquisas a seu respeito e estimule o contato com suas obras.).
VIII- De que forma uma coletânea de cartas pode ser considerada um documento biográfico? (As cartas revelam as impressões do próprio Van Gogh, diante de suas incertezas. Assim, podem ser entendidas como uma sequência de textos autobiográficos, através dos quais pode-se conhecer mais sobre a vida e personalidade do artista).
XIX- E nessa obra, o que encontramos: um recorte da vida do artista ou um relato completo de seus dias? Explique. (Espera-se que os alunos percebam que a obra trará um recorte mais específico sobre a vida de Van Gogh. A sinopse revela que as cartas selecionadas foram escritas entre os anos de 1873 e 1890.).
- Incentive os alunos a procurarem mais informações sobre o artista. A pesquisa pode ser sugerida como tarefa de casa ou feita de forma coletiva, caso haja mais tempo disponível para desenvolver essa sequência de atividades.
Materiais complementares:
Para acessar o texto, clique aqui.
Para o arquivo com as perguntas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Apresente a pergunta final, dirigida a toda a sala e analise as respostas, pedindo aos alunos que justifiquem suas escolhas. Estimule a participação de todos. É importante observar o tipo de obra escolhido; obras que tratem de personagens que incitem violência e preconceito, por exemplo, são consideradas inadequadas e necessitam de interferência do professor, explicando as razões dessa inadequação.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula (para a realização da aula, é importante que os alunos façam pesquisas na internet de biografias romanceadas).
Introdução
No mesmo vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrantes, criando um grupo de WhatsApp para eles interagirem. Oriente que compartilhem com os colegas do grupo a biografia romanceada pesquisada por cada integrante, e peça que, em conjunto, escolham uma obra para dar seguimento às atividades da aula.
Desenvolvimento
Distribua, em cada grupo de WhatsApp, o mapa mental do primeiro slide de Desenvolvimento, pedindo (por áudio ou mensagem de texto) que os alunos o preencham com base na biografia que escolheram. Apresente também os outros textos da aula (disponíveis em material complementar) e peça que, em grupos, eles leiam e resolvam as questões propostas. Quando todos finalizarem as atividades, peça que um aluno de cada grupo envie as respostas no WhatsApp da turma, iniciando um rápido debate. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos compararem as suas respostas.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que os alunos respondam à questão levantada no último slide do plano de aula, colocando as suas opiniões no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
A família pode participar das discussões da aula e pesquisar, inclusive, sobre as personalidades citadas nos textos lidos pelos alunos.