14151
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte III

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte III

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula (para a realização da aula, é importante que os alunos façam pesquisas na internet de biografias romanceadas).

Introdução
No mesmo vídeo, peça que os alunos se organizem em grupos de até 4 integrantes, criando um grupo de WhatsApp para eles interagirem. Oriente que compartilhem com os colegas do grupo a biografia romanceada pesquisada por cada integrante, e peça que, em conjunto, escolham uma obra para dar seguimento às atividades da aula.

Desenvolvimento
Distribua, em cada grupo de WhatsApp, o mapa mental do primeiro slide de Desenvolvimento, pedindo (por áudio ou mensagem de texto) que os alunos o preencham com base na biografia que escolheram. Apresente também os outros textos da aula (disponíveis em material complementar) e peça que, em grupos, eles leiam e resolvam as questões propostas. Quando todos finalizarem as atividades, peça que um aluno de cada grupo envie as respostas no WhatsApp da turma, iniciando um rápido debate. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos compararem as suas respostas.

Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio pedindo que os alunos respondam à questão levantada no último slide do plano de aula, colocando as suas opiniões no grupo de WhatsApp da turma.

Convite às famílias
A família pode participar das discussões da aula e pesquisar, inclusive, sobre as personalidades citadas nos textos lidos pelos alunos.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_04SQA06

(EF69LP16) Analisar e utilizar as formas de composição dos gêneros jornalísticos da ordem do relatar, tais como notícias (pirâmide invertida no impresso X blocos noticiosos hipertextuais e hipermidiáticos no digital, que também pode contar com imagens de vários tipos, vídeos, gravações de áudio etc.), da ordem do argumentar, tais como artigos de opinião e editorial (contextualização, defesa de tese/opinião e uso de argumentos) e das entrevistas: apresentação e contextualização do entrevistado e do tema, estrutura pergunta e resposta etc.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas