14151
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte III

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte III

Plano 06 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Exemplos de biografias romanceadas diversas, contemplando os dois aspectos descritos acima, que devem ser providenciados com antecedência para o bom andamento da aula.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos não cumpram a tarefa solicitada na aula anterior: trazer biografias romanceadas para compartilharem com a sala. Nesse caso, providencie alguns títulos para que os alunos tenham mais obras para manusear.

Ao entrar em contato com determinados textos, os alunos podem apresentar certa dificuldade na compreensão de determinadas palavras; tenha dicionários em mãos para dirimir essa dificuldade.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explicar aos alunos que o propósito da aula é retomar e ampliar a lista de características do gênero biografia romanceada, analisando, desta vez, a opção do biógrafo em seguir uma progressão temática (abordar um período específico da vida do biografado, a partir de um acontecimento específico) ou temporal (relatando toda a trajetória de vida da personalidade/celebridade destacada).

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que compartilhem as biografias que encontraram. Permita que eles manipulem livremente as obras.
  • Caso os alunos não tenham trazido obras suficientes, junte outros títulos trazidos por você.
  • Peça aos alunos que se reúnam em grupos e escolham alguns livros para fazer uma breve análise. Determine o número de livros que cada equipe irá manusear, de acordo com a quantidade de obras apresentadas. O agrupamento possibilitará a troca de informações acerca da obra analisada.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça às equipes que analisem brevemente as obras, para preencher o modelo de mapa mental apresentado acima. Optamos por essa forma de verificação de leitura por suas possibilidades interativas e lúdicas.
  • Distribua uma cópia do modelo por equipe para cada livro que será analisado. Elas estão disponíveis para impressão em materiais complementares.
  • Caso o número de livros seja insuficiente - ou se mais de um grupo se interessar pela mesma obra - determine um rodízio dos títulos.
  • Ao final das análises, compare os mapas, verificando se há alguma disparidade nas informações. No caso de haver, peça ajuda aos alunos para chegarem a um consenso.

Obs.: Reserve cerca de 15 minutos para desenvolver essa etapa.

Materiais complementares:

Para acessar o mapa para impressão, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome com os alunos a ideia de que algumas obras podem descrever apenas um período específico da vida do biografado (atendo-se a um critério temático) ou narrar, de forma mais abrangente, toda sua trajetória de vida (estabelecendo um critério temporal). O tema já foi abordado em aulas anteriores.
  • Retome também a noção de que as biografias (ou autobiografias) romanceadas podem trazer fatos fictícios sem quebrar a ética.
  • Exiba as sinopses (slides 5 a 7) e perguntas, reservando cerca de 20 minutos para analisar todos os slides dessa etapa. Caso não tenha acesso a um projetor, providencie cópias do texto para os alunos, disponível em materiais complementares.
  • Nesse slide, especificamente, pergunte aos alunos se eles conhecem a palavra “ambrosia” (doce feito com gemas, açúcar, leite e especiarias). Em caso de não conhecerem, peça a eles que consultem um dicionário para conhecer seu significado.
  • A seguir, reúna os alunos em três grandes grupos e informe a eles que nove perguntas serão apresentadas à classe até o final da aula. A cada etapa, um aluno de cada equipe sorteará uma pergunta para discutir com os colegas. A divisão em três equipes permitirá uma distribuição equilibrada das perguntas e propiciará condições de se aprimorar a habilidade de se respeitar os turnos da fala em grupos maiores.
  • Apresente as três primeiras perguntas aos alunos:

I- O que vocês sabem sobre a vida e a obra de Cora Coralina? Já leram alguma de suas obras? (Resposta pessoal. No caso de os alunos desconhecerem a escritora, incentive pesquisas a seu respeito e estimule o contato com suas obras.)

II- Que fato contribui para fazer da biógrafa uma autoridade para escrever sobre Cora Coralina? (Espera-se que os alunos percebam que a biógrafa Vicência Brêtas Tahan é filha de Cora Coralina, o que garante que ela tenha conhecimento suficiente para discorrer sobre a vida da biografada, no caso, sua mãe.)

III- Através da leitura da sinopse, vocês diriam que a obra trará um recorte de um momento específico da vida de Cora Coralina ou abrangerá grande parte de sua jornada? Como chegaram a essa conclusão? (Espera-se que os alunos percebam que a obra trará um recorte mais amplo sobre a vida de Cora. A sinopse fala em “trajetória de vida” e “todos os momentos de vida”.)

7. Imprima, recorte as perguntas e proceda ao sorteio.
8. Reserve alguns minutos para as equipes chegarem a uma resposta e peça a um elemento que compartilhe as conclusões com a classe.

9. Incentive as demais equipes a ampliarem as respostas dadas pelos colegas, ainda que a pergunta não tenha sido designada a elas, estimulando o trabalho colaborativo.

10. Caso considere apropriado, estimule os alunos a procurarem mais informações sobre a escritora. A pesquisa pode ser sugerida como tarefa de casa ou feita de forma coletiva, caso haja mais tempo disponível para desenvolver essa sequência de atividades.

Materiais complementares:

Caso deseje imprimir o texto, clique aqui.

Para o arquivo com as perguntas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o slide acima e indique um voluntário para ler o texto. Caso não tenha acesso a um projetor, você pode fazer cópias do texto disponível em materiais complementares.
  • Proceda da mesma forma que fez com as perguntas de 1 a 3, seguindo as etapas descritas no slide 5, apresentando as perguntas aos alunos:

IV - O que vocês sabem sobre a vida e a obra de Frida Kahlo? Já viram alguma de suas obras? (Resposta pessoal. No caso de os alunos desconhecerem a artista, incentive pesquisas a seu respeito e estimule o contato com suas obras.)
V- Considerando o público-alvo desse livro, que cuidados as autoras precisaram ter na seleção das informações inseridas na obra? (Espera-se que os alunos percebam que será necessária uma seleção vocabular que atenda à faixa etária pretendida, além de fazer recortes que forneçam um plano geral da vida da pintora, sem alongar-se em detalhes, que resultariam em uma obra muito extensa, que poderia afastar os pequenos leitores.)
VI- E agora? Vocês diriam que a obra trará um recorte de um momento específico da vida de Frida Kahlo ou abrangerá grande parte de sua trajetória?
Comentem. (Espera-se que os alunos percebam que a obra trará um recorte mais amplo sobre a vida de Frida Kahlo. A sinopse fala em “episódios mais tristes e mais felizes de sua vida”, sugerindo uma visão mais completa de sua jornada.).

Materiais complementares:

Para acessar o texto, clique aqui.

Para o arquivo com as perguntas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o slide acima e indique um voluntário para ler o texto. Caso não tenha acesso a um projetor, você pode fazer cópias do texto disponível em materiais complementares.
  • Proceda da mesma forma que fez com as questões anteriores, seguindo as etapas apresentadas nos slides 5 e 6, apresentando as perguntas aos alunos:

VII- O que vocês sabem sobre a vida e a obra de Van Gogh? Já viram alguma de suas obras? (Resposta pessoal. No caso de os alunos desconhecerem o artista, incentive pesquisas a seu respeito e estimule o contato com suas obras.).
VIII- De que forma uma coletânea de cartas pode ser considerada um documento biográfico? (As cartas revelam as impressões do próprio Van Gogh, diante de suas incertezas. Assim, podem ser entendidas como uma sequência de textos autobiográficos, através dos quais pode-se conhecer mais sobre a vida e personalidade do artista).
XIX- E nessa obra, o que encontramos: um recorte da vida do artista ou um relato completo de seus dias? Explique.
(Espera-se que os alunos percebam que a obra trará um recorte mais específico sobre a vida de Van Gogh. A sinopse revela que as cartas selecionadas foram escritas entre os anos de 1873 e 1890.).

  • Incentive os alunos a procurarem mais informações sobre o artista. A pesquisa pode ser sugerida como tarefa de casa ou feita de forma coletiva, caso haja mais tempo disponível para desenvolver essa sequência de atividades.

Materiais complementares:

Para acessar o texto, clique aqui.

Para o arquivo com as perguntas, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente a pergunta final, dirigida a toda a sala e analise as respostas, pedindo aos alunos que justifiquem suas escolhas. Estimule a participação de todos. É importante observar o tipo de obra escolhido; obras que tratem de personagens que incitem violência e preconceito, por exemplo, são consideradas inadequadas e necessitam de interferência do professor, explicando as razões dessa inadequação.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Exemplos de biografias romanceadas diversas, contemplando os dois aspectos descritos acima, que devem ser providenciados com antecedência para o bom andamento da aula.

Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos não cumpram a tarefa solicitada na aula anterior: trazer biografias romanceadas para compartilharem com a sala. Nesse caso, providencie alguns títulos para que os alunos tenham mais obras para manusear.

Ao entrar em contato com determinados textos, os alunos podem apresentar certa dificuldade na compreensão de determinadas palavras; tenha dicionários em mãos para dirimir essa dificuldade.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto

Orientações:

  • Explicar aos alunos que o propósito da aula é retomar e ampliar a lista de características do gênero biografia romanceada, analisando, desta vez, a opção do biógrafo em seguir uma progressão temática (abordar um período específico da vida do biografado, a partir de um acontecimento específico) ou temporal (relatando toda a trajetória de vida da personalidade/celebridade destacada).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 9 minutos

Orientações:

  • Peça aos alunos que compartilhem as biografias que encontraram. Permita que eles manipulem livremente as obras.
  • Caso os alunos não tenham trazido obras suficientes, junte outros títulos trazidos por você.
  • Peça aos alunos que se reúnam em grupos e escolham alguns livros para fazer uma breve análise. Determine o número de livros que cada equipe irá manusear, de acordo com a quantidade de obras apresentadas. O agrupamento possibilitará a troca de informações acerca da obra analisada.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Peça às equipes que analisem brevemente as obras, para preencher o modelo de mapa mental apresentado acima. Optamos por essa forma de verificação de leitura por suas possibilidades interativas e lúdicas.
  • Distribua uma cópia do modelo por equipe para cada livro que será analisado. Elas estão disponíveis para impressão em materiais complementares.
  • Caso o número de livros seja insuficiente - ou se mais de um grupo se interessar pela mesma obra - determine um rodízio dos títulos.
  • Ao final das análises, compare os mapas, verificando se há alguma disparidade nas informações. No caso de haver, peça ajuda aos alunos para chegarem a um consenso.

Obs.: Reserve cerca de 15 minutos para desenvolver essa etapa.

Materiais complementares:

Para acessar o mapa para impressão, clique aqui.

Para acessar as respostas esperadas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Retome com os alunos a ideia de que algumas obras podem descrever apenas um período específico da vida do biografado (atendo-se a um critério temático) ou narrar, de forma mais abrangente, toda sua trajetória de vida (estabelecendo um critério temporal). O tema já foi abordado em aulas anteriores.
  • Retome também a noção de que as biografias (ou autobiografias) romanceadas podem trazer fatos fictícios sem quebrar a ética.
  • Exiba as sinopses (slides 5 a 7) e perguntas, reservando cerca de 20 minutos para analisar todos os slides dessa etapa. Caso não tenha acesso a um projetor, providencie cópias do texto para os alunos, disponível em materiais complementares.
  • Nesse slide, especificamente, pergunte aos alunos se eles conhecem a palavra “ambrosia” (doce feito com gemas, açúcar, leite e especiarias). Em caso de não conhecerem, peça a eles que consultem um dicionário para conhecer seu significado.
  • A seguir, reúna os alunos em três grandes grupos e informe a eles que nove perguntas serão apresentadas à classe até o final da aula. A cada etapa, um aluno de cada equipe sorteará uma pergunta para discutir com os colegas. A divisão em três equipes permitirá uma distribuição equilibrada das perguntas e propiciará condições de se aprimorar a habilidade de se respeitar os turnos da fala em grupos maiores.
  • Apresente as três primeiras perguntas aos alunos:

I- O que vocês sabem sobre a vida e a obra de Cora Coralina? Já leram alguma de suas obras? (Resposta pessoal. No caso de os alunos desconhecerem a escritora, incentive pesquisas a seu respeito e estimule o contato com suas obras.)

II- Que fato contribui para fazer da biógrafa uma autoridade para escrever sobre Cora Coralina? (Espera-se que os alunos percebam que a biógrafa Vicência Brêtas Tahan é filha de Cora Coralina, o que garante que ela tenha conhecimento suficiente para discorrer sobre a vida da biografada, no caso, sua mãe.)

III- Através da leitura da sinopse, vocês diriam que a obra trará um recorte de um momento específico da vida de Cora Coralina ou abrangerá grande parte de sua jornada? Como chegaram a essa conclusão? (Espera-se que os alunos percebam que a obra trará um recorte mais amplo sobre a vida de Cora. A sinopse fala em “trajetória de vida” e “todos os momentos de vida”.)

7. Imprima, recorte as perguntas e proceda ao sorteio.
8. Reserve alguns minutos para as equipes chegarem a uma resposta e peça a um elemento que compartilhe as conclusões com a classe.

9. Incentive as demais equipes a ampliarem as respostas dadas pelos colegas, ainda que a pergunta não tenha sido designada a elas, estimulando o trabalho colaborativo.

10. Caso considere apropriado, estimule os alunos a procurarem mais informações sobre a escritora. A pesquisa pode ser sugerida como tarefa de casa ou feita de forma coletiva, caso haja mais tempo disponível para desenvolver essa sequência de atividades.

Materiais complementares:

Caso deseje imprimir o texto, clique aqui.

Para o arquivo com as perguntas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o slide acima e indique um voluntário para ler o texto. Caso não tenha acesso a um projetor, você pode fazer cópias do texto disponível em materiais complementares.
  • Proceda da mesma forma que fez com as perguntas de 1 a 3, seguindo as etapas descritas no slide 5, apresentando as perguntas aos alunos:

IV - O que vocês sabem sobre a vida e a obra de Frida Kahlo? Já viram alguma de suas obras? (Resposta pessoal. No caso de os alunos desconhecerem a artista, incentive pesquisas a seu respeito e estimule o contato com suas obras.)
V- Considerando o público-alvo desse livro, que cuidados as autoras precisaram ter na seleção das informações inseridas na obra? (Espera-se que os alunos percebam que será necessária uma seleção vocabular que atenda à faixa etária pretendida, além de fazer recortes que forneçam um plano geral da vida da pintora, sem alongar-se em detalhes, que resultariam em uma obra muito extensa, que poderia afastar os pequenos leitores.)
VI- E agora? Vocês diriam que a obra trará um recorte de um momento específico da vida de Frida Kahlo ou abrangerá grande parte de sua trajetória?
Comentem. (Espera-se que os alunos percebam que a obra trará um recorte mais amplo sobre a vida de Frida Kahlo. A sinopse fala em “episódios mais tristes e mais felizes de sua vida”, sugerindo uma visão mais completa de sua jornada.).

Materiais complementares:

Para acessar o texto, clique aqui.

Para o arquivo com as perguntas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Exiba o slide acima e indique um voluntário para ler o texto. Caso não tenha acesso a um projetor, você pode fazer cópias do texto disponível em materiais complementares.
  • Proceda da mesma forma que fez com as questões anteriores, seguindo as etapas apresentadas nos slides 5 e 6, apresentando as perguntas aos alunos:

VII- O que vocês sabem sobre a vida e a obra de Van Gogh? Já viram alguma de suas obras? (Resposta pessoal. No caso de os alunos desconhecerem o artista, incentive pesquisas a seu respeito e estimule o contato com suas obras.).
VIII- De que forma uma coletânea de cartas pode ser considerada um documento biográfico? (As cartas revelam as impressões do próprio Van Gogh, diante de suas incertezas. Assim, podem ser entendidas como uma sequência de textos autobiográficos, através dos quais pode-se conhecer mais sobre a vida e personalidade do artista).
XIX- E nessa obra, o que encontramos: um recorte da vida do artista ou um relato completo de seus dias? Explique.
(Espera-se que os alunos percebam que a obra trará um recorte mais específico sobre a vida de Van Gogh. A sinopse revela que as cartas selecionadas foram escritas entre os anos de 1873 e 1890.).

  • Incentive os alunos a procurarem mais informações sobre o artista. A pesquisa pode ser sugerida como tarefa de casa ou feita de forma coletiva, caso haja mais tempo disponível para desenvolver essa sequência de atividades.

Materiais complementares:

Para acessar o texto, clique aqui.

Para o arquivo com as perguntas, clique aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Apresente a pergunta final, dirigida a toda a sala e analise as respostas, pedindo aos alunos que justifiquem suas escolhas. Estimule a participação de todos. É importante observar o tipo de obra escolhido; obras que tratem de personagens que incitem violência e preconceito, por exemplo, são consideradas inadequadas e necessitam de interferência do professor, explicando as razões dessa inadequação.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP16 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano