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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte II

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Características essenciais do gênero biografia romanceada - Parte II

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística-semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Projetor (datashow) para exibição do vídeo; caixas de som; coletânea de textos (cópias de uma declaração de Clayborne Carson, autor que compilou os relatos autobiográficos de Martin Luther King Jr e de um fragmento de um texto escrito por Christy Whitman, autor da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.)

Dificuldades antecipadas: Diferenciar as informações verdadeiras das falsas, realizando um trabalho de curadoria dos fatos. Ressalte a importância de se recorrer a fontes seguras de informação, como entrevistas, reportagens publicadas em veículos idôneos, sites oficiais. Caso deseje, elabore uma lista com a turma, elencando boas fontes de pesquisa para a realização dos trabalhos.

Referências sobre o assunto:

Caso deseje, assista à entrevista com Gonçalo Júnior - jornalista e biógrafo - na íntegra:

ROSSATTO, Edson. Como escrever biografias, com Gonçalo Junior - Em Contexto #40. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk>. Acesso em 28 out. 2018.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 min

Orientações:

  • Explique aos alunos que o propósito da aula é retomar e ampliar a lista de características do gênero biografia romanceada, analisando, desta vez, as vozes do biógrafo e do biografado.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar a discussão proposta para esta aula, retome a atividade sugerida como tarefa de casa e observe se os alunos encontraram alguma dificuldade em sua execução.
  • Apresente o trecho do vídeo compreendido entre 2 minutos e 22 segundos e 7 minutos e 50 segundos aos alunos, explicando que eles ouvirão o início da entrevista com o biógrafo Gonçalo Júnior, em que ele discorre sobre o conteúdo de algumas biografias que escreveu, assim como sua relação com alguns de seus biografados.

Obs. Caso haja tempo hábil, prolongue a exibição da entrevista até 12”50”.

  • Após a exibição do vídeo, retome com os alunos a postura ética que os biógrafos devem assumir ao decidir por retratar a vida de alguém (tema tratado nas aulas anteriores), perguntando à classe:

Até que ponto um biógrafo pode interferir na história que conta sem ferir a ética?

Espera-se que os alunos percebam que ele pode ressaltar um fato ou outro, omitir alguma passagem de menor importância, conferir mais emoção a determinadas passagens; ele não pode, entretanto, omitir fatos e personagens relevantes na vida do biografado ou faltar com a verdade.

  • Indique três alunos para exporem seus pontos de vista e pergunte à classe se concordam com o que foi exposto. Estimule a participação dos demais, de forma a construir uma resposta mais ampla.
  • Explore os sentidos da entrevista, reunindo os alunos em grupos e pedindo a eles que levantem hipóteses sobre o possível significado da expressão “biografia chapa branca” (aquela em que o biógrafo é contratado para escrever apenas o que convém ao biografado) e também que expliquem a preferência de Gonçalo Júnior por escrever sobre personalidades que já morreram (segundo seu depoimento, ele prefere os mortos porque eles não interferem na publicação dos livros, apesar da impertinência da família). A atividade em grupo permitirá a discussão do tema de forma mais ampla, além de exigir dos alunos organização nos turnos da fala.
  • Indique novos alunos para compartilharem as conclusões do grupo.

Materiais complementares: A entrevista está disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk>. Acesso em: 28 out. 2018.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o novo texto, uma declaração de Clayborne Carson, autor que compilou os relatos autobiográficos de Martin Luther King Jr. e aquele apresentado na aula anterior.
  • Distribua cópias do texto (versão ampliada) e peça a voluntários para realizarem a leitura compartilhada, em voz alta. O texto para impressão está disponível nos materiais complementares.
  • Torne observável aos alunos que a voz que fala no texto é a do escritor que compilou os relatos autobiográficos de M. Luther King Jr.

Obs.: Reserve cerca de 5 minutos para desenvolver essa etapa.

Materiais complementares: Para acessar o texto de Clayborne Clarson, clique aqui.

Para acessar o texto de Christie Whitman, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reúna os alunos em três grandes grupos e entregue apenas uma pergunta a cada equipe. O agrupamento em equipes maiores facilitará o rodízio das perguntas e propiciará aos alunos a experiência de lidarem com opiniões variadas, exigindo deles a necessidade de organização durante os turnos da fala.
  • Peça aos alunos que reflitam sobre a questão proposta e anotem suas conclusões no caderno.
  • Na sequência, faça um rodízio entre as perguntas, seguindo as etapas 1 e 2, até que todas as equipes tenham tido acesso às três perguntas.
  • Leia as perguntas uma a uma, solicitando um voluntário de cada time para compartilhar as respostas com os demais. A cada pergunta, indique um novo integrante do grupo para compartilhar as conclusões a que chegaram.
  • Após cada rodada, observe a adequação das respostas e conduza a discussão.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito com sugestão das respostas, clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações

  • Distribua cópias de um novo texto: um fragmento de um texto escrito por Christy Whitman, autor da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.
  • Solicite voluntários para uma leitura compartilhada do texto.

Materiais complementares: Para cópias do texto, clique aqui.

WHITMAN, Christie. O jovem Martin Luther King. 4ed. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2013. pp.153 - 156

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Peça aos alunos que se reúnam em grupos de quatro elementos e identifiquem, no texto apresentado, fatos reais da vida de Martin L. King Jr, opiniões acerca dele, emitidas pelo biógrafo, discurso do próprio biografado e discurso citado, de terceira pessoa, para completar a tabela acima, que pode ser reproduzida no quadro ou projetada e copiada pelos alunos.
  • Sugira que cada aluno da equipe fique responsável pelo preenchimento de uma única coluna e, só depois de identificado o aspecto designado, preencham em conjunto, a tabela, discutindo as respostas dadas pelos colegas de time.
  • Caso deseje, faça cópias da atividade, disponível em materiais complementares. Trata-se de uma atividade de sistematização necessária para a consolidação dos conceitos e o fato de ser realizada em quadras, pode tornar a atividade mais dinâmica, ao exigir, por exemplo, que cada integrante da equipe fique responsável pelo preenchimento de uma única coluna, que, obviamente, trará conteúdos diferentes das demais.

2. Na sequência, compare as respostas dadas e, coletivamente, produza uma versão mais completa da tabela. Caso necessite, acesse as sugestões de resposta disponíveis em materiais complementares.

Materiais complementares: Para cópias da tabela, clique aqui.

Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Encerre a aula propondo um jogo aos alunos.
  • Em grupos de quatro elementos, peça a eles que analisem as afirmações e votem na opção correta. Tal agrupamento possibilita a troca de informações e auxilia os alunos na formulação de justificativas, caso a afirmação seja falsa.
  • Caso haja afirmações falsas, peça a eles que justifiquem, por escrito, a resposta.
  • Informe à classe que um aluno será sorteado para representar a equipe, portanto, todos deverão entrar em um consenso.
  • A equipe que terminar em primeiro lugar, levanta a mão e sai com um ponto na frente.
  • Quando todos tiverem terminado, indique um aluno de cada equipe para ler a resposta e atribua um ponto a cada acerto. No caso de a afirmação ser falsa, a justificativa deverá acompanhar a resposta. Como as respostas foram anotados, não se corre o risco de uma equipe “copiar” a resposta da outra.
  • Some os pontos e indique a(s) equipe(s) vencedora(s).
  • Encerre a aula, solicitando aos alunos que tragam, para a próxima aula, biografias romanceadas. Eles podem trazer os livros de casa ou solicitarem exemplares na biblioteca da escola ou da cidade. Ainda é possível obter cópias em PDF de alguns títulos na internet, que podem ser salvas em um pen drive. Nesse caso, programe-se para ter acesso a um computador. Certifique-se de que há obras do gênero disponíveis. Traga, você também, alguns exemplares para o caso de alguma equipe não cumprir com o combinado.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito, clique aqui.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada/entrevista oral e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística-semiótica. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Projetor (datashow) para exibição do vídeo; caixas de som; coletânea de textos (cópias de uma declaração de Clayborne Carson, autor que compilou os relatos autobiográficos de Martin Luther King Jr e de um fragmento de um texto escrito por Christy Whitman, autor da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.)

Dificuldades antecipadas: Diferenciar as informações verdadeiras das falsas, realizando um trabalho de curadoria dos fatos. Ressalte a importância de se recorrer a fontes seguras de informação, como entrevistas, reportagens publicadas em veículos idôneos, sites oficiais. Caso deseje, elabore uma lista com a turma, elencando boas fontes de pesquisa para a realização dos trabalhos.

Referências sobre o assunto:

Caso deseje, assista à entrevista com Gonçalo Júnior - jornalista e biógrafo - na íntegra:

ROSSATTO, Edson. Como escrever biografias, com Gonçalo Junior - Em Contexto #40. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk>. Acesso em 28 out. 2018.

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Tempo sugerido: 1 min

Orientações:

  • Explique aos alunos que o propósito da aula é retomar e ampliar a lista de características do gênero biografia romanceada, analisando, desta vez, as vozes do biógrafo e do biografado.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 14 minutos

Orientações:

  • Antes de iniciar a discussão proposta para esta aula, retome a atividade sugerida como tarefa de casa e observe se os alunos encontraram alguma dificuldade em sua execução.
  • Apresente o trecho do vídeo compreendido entre 2 minutos e 22 segundos e 7 minutos e 50 segundos aos alunos, explicando que eles ouvirão o início da entrevista com o biógrafo Gonçalo Júnior, em que ele discorre sobre o conteúdo de algumas biografias que escreveu, assim como sua relação com alguns de seus biografados.

Obs. Caso haja tempo hábil, prolongue a exibição da entrevista até 12”50”.

  • Após a exibição do vídeo, retome com os alunos a postura ética que os biógrafos devem assumir ao decidir por retratar a vida de alguém (tema tratado nas aulas anteriores), perguntando à classe:

Até que ponto um biógrafo pode interferir na história que conta sem ferir a ética?

Espera-se que os alunos percebam que ele pode ressaltar um fato ou outro, omitir alguma passagem de menor importância, conferir mais emoção a determinadas passagens; ele não pode, entretanto, omitir fatos e personagens relevantes na vida do biografado ou faltar com a verdade.

  • Indique três alunos para exporem seus pontos de vista e pergunte à classe se concordam com o que foi exposto. Estimule a participação dos demais, de forma a construir uma resposta mais ampla.
  • Explore os sentidos da entrevista, reunindo os alunos em grupos e pedindo a eles que levantem hipóteses sobre o possível significado da expressão “biografia chapa branca” (aquela em que o biógrafo é contratado para escrever apenas o que convém ao biografado) e também que expliquem a preferência de Gonçalo Júnior por escrever sobre personalidades que já morreram (segundo seu depoimento, ele prefere os mortos porque eles não interferem na publicação dos livros, apesar da impertinência da família). A atividade em grupo permitirá a discussão do tema de forma mais ampla, além de exigir dos alunos organização nos turnos da fala.
  • Indique novos alunos para compartilharem as conclusões do grupo.

Materiais complementares: A entrevista está disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk>. Acesso em: 28 out. 2018.

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Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Apresente o novo texto, uma declaração de Clayborne Carson, autor que compilou os relatos autobiográficos de Martin Luther King Jr. e aquele apresentado na aula anterior.
  • Distribua cópias do texto (versão ampliada) e peça a voluntários para realizarem a leitura compartilhada, em voz alta. O texto para impressão está disponível nos materiais complementares.
  • Torne observável aos alunos que a voz que fala no texto é a do escritor que compilou os relatos autobiográficos de M. Luther King Jr.

Obs.: Reserve cerca de 5 minutos para desenvolver essa etapa.

Materiais complementares: Para acessar o texto de Clayborne Clarson, clique aqui.

Para acessar o texto de Christie Whitman, clique aqui

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Reúna os alunos em três grandes grupos e entregue apenas uma pergunta a cada equipe. O agrupamento em equipes maiores facilitará o rodízio das perguntas e propiciará aos alunos a experiência de lidarem com opiniões variadas, exigindo deles a necessidade de organização durante os turnos da fala.
  • Peça aos alunos que reflitam sobre a questão proposta e anotem suas conclusões no caderno.
  • Na sequência, faça um rodízio entre as perguntas, seguindo as etapas 1 e 2, até que todas as equipes tenham tido acesso às três perguntas.
  • Leia as perguntas uma a uma, solicitando um voluntário de cada time para compartilhar as respostas com os demais. A cada pergunta, indique um novo integrante do grupo para compartilhar as conclusões a que chegaram.
  • Após cada rodada, observe a adequação das respostas e conduza a discussão.

Materiais complementares: Para acessar o gabarito com sugestão das respostas, clique aqui.

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Orientações

  • Distribua cópias de um novo texto: um fragmento de um texto escrito por Christy Whitman, autor da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.
  • Solicite voluntários para uma leitura compartilhada do texto.

Materiais complementares: Para cópias do texto, clique aqui.

WHITMAN, Christie. O jovem Martin Luther King. 4ed. São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2013. pp.153 - 156

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Orientações:

  • Peça aos alunos que se reúnam em grupos de quatro elementos e identifiquem, no texto apresentado, fatos reais da vida de Martin L. King Jr, opiniões acerca dele, emitidas pelo biógrafo, discurso do próprio biografado e discurso citado, de terceira pessoa, para completar a tabela acima, que pode ser reproduzida no quadro ou projetada e copiada pelos alunos.
  • Sugira que cada aluno da equipe fique responsável pelo preenchimento de uma única coluna e, só depois de identificado o aspecto designado, preencham em conjunto, a tabela, discutindo as respostas dadas pelos colegas de time.
  • Caso deseje, faça cópias da atividade, disponível em materiais complementares. Trata-se de uma atividade de sistematização necessária para a consolidação dos conceitos e o fato de ser realizada em quadras, pode tornar a atividade mais dinâmica, ao exigir, por exemplo, que cada integrante da equipe fique responsável pelo preenchimento de uma única coluna, que, obviamente, trará conteúdos diferentes das demais.

2. Na sequência, compare as respostas dadas e, coletivamente, produza uma versão mais completa da tabela. Caso necessite, acesse as sugestões de resposta disponíveis em materiais complementares.

Materiais complementares: Para cópias da tabela, clique aqui.

Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Encerre a aula propondo um jogo aos alunos.
  • Em grupos de quatro elementos, peça a eles que analisem as afirmações e votem na opção correta. Tal agrupamento possibilita a troca de informações e auxilia os alunos na formulação de justificativas, caso a afirmação seja falsa.
  • Caso haja afirmações falsas, peça a eles que justifiquem, por escrito, a resposta.
  • Informe à classe que um aluno será sorteado para representar a equipe, portanto, todos deverão entrar em um consenso.
  • A equipe que terminar em primeiro lugar, levanta a mão e sai com um ponto na frente.
  • Quando todos tiverem terminado, indique um aluno de cada equipe para ler a resposta e atribua um ponto a cada acerto. No caso de a afirmação ser falsa, a justificativa deverá acompanhar a resposta. Como as respostas foram anotados, não se corre o risco de uma equipe “copiar” a resposta da outra.
  • Some os pontos e indique a(s) equipe(s) vencedora(s).
  • Encerre a aula, solicitando aos alunos que tragam, para a próxima aula, biografias romanceadas. Eles podem trazer os livros de casa ou solicitarem exemplares na biblioteca da escola ou da cidade. Ainda é possível obter cópias em PDF de alguns títulos na internet, que podem ser salvas em um pen drive. Nesse caso, programe-se para ter acesso a um computador. Certifique-se de que há obras do gênero disponíveis. Traga, você também, alguns exemplares para o caso de alguma equipe não cumprir com o combinado.

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