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Plano de Aula
Plano de aula: A importância de se manter o caráter ético na produção de uma biografia romanceada
Plano 3 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Biografias romanceadas
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é terceira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.
Informações sobre o gênero: A biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor. A autobiografia também se concentra em narrar fatos importantes da vida de alguém, porém a autoria é do próprio biografado, que conta, no máximo, com um profissional para organizar suas memórias.
Materiais necessários: Projetor/data show; equipamento para projeção de vídeos; cópias do capítulo 52 da obra O jovem Martin Luther King, utilizadas na aula anterior; cópias do capítulo 7 da obra A autobiografia de Martin Luther King Jr.
Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não ter em mãos cópia do capítulo 52 da obra O jovem Martin Luther King, distribuída na aula anterior. Tenha cópias extras, para distribuir aos que não têm. Alguns alunos podem demonstrar dificuldades em acolher opiniões divergentes das suas próprias (principalmente quanto à predileção por um ou outro gênero/autor); atue como mediador nos momentos que abordem questões subjetivas.
Referências sobre o assunto: Matéria sobre biografias não autorizadas, disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150609_biografias_polemicas_lgb; entrevista com o biógrafo Gonçalo Júnior, em que ele discorre sobre as dificuldades que sentiu ao veicular determinadas passagens da vida de personalidades, disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=IE83uI92Ysk; ; livro A autobiografia de Martin Luther King, disponível em
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações:
1- Leia, em voz alta, o tema da aula para os alunos.
Introdução
Tempo sugerido: 4 minutos.
Orientações
- Antes de iniciar a discussão proposta para esta aula, retome a atividade sugerida como tarefa de casa e observe se os alunos encontraram alguma dificuldade em sua execução.
- Discuta com a classe, de forma coletiva, o conceito de ética.
- Pergunte aos alunos o que sabem sobre o assunto e direcione a discussão de forma a chegarem a uma definição. É importante que os alunos percebam que se trata de uma parte da filosofia responsável pela investigação dos princípios que motivam, distorcem, disciplinam ou orientam o comportamento humano, estabelecendo correlações com normas e valores presentes na sociedade.
- Caso julgue adequado, peça auxílio ao professor de Filosofia ou História na condução deste debate, que pode ocorrer em um momento prévio.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 35 minutos.
Orientações:
1- Comente com os alunos que há determinados filmes e livros que jamais chegam às mãos do público por questões legais, não por falta de interesse do público.
2- Explique que se tratam de obras que sofrem ações judiciais por parte dos personagens que retratam (ou dos herdeiros deles), que exigem a não comercialização das obras.
Desenvolvimento
Orientações:
1 - Apresente o caso da biografia não autorizada de Roberto Carlos, lendo a matéria para os alunos.
Fonte: Conheça casos polêmicos de biografias não autorizadas, de Luís Guilherme Barrucho, disponível em https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2015/06/150609_biografias_polemicas_lgb . Acesso em: 6 de setembro de 2018.
2- Explique aos alunos que a necessidade de autorização prévia para a publicação das biografias caiu em 10/6/15, por decisão do STF, mas a questão ainda suscita debates.
3 - Amplie a discussão para os demais personagens citados na matéria; divida a turma em equipes e determine que cada grupo leia o trecho referente a cada uma das pessoas elencadas.
4- Após a leitura, um integrante de cada equipe deverá expor um breve resumo do caso, destacando a razão de a biografia ter sido barrada.
5- Proponha aos alunos, de forma coletiva, a seguinte reflexão:
Como você se posiciona em relação à autoria das biografias: trata-se de uma questão de liberdade de expressão do biógrafo ou o biografado tem direito à privacidade?
6- Em uma atividade rápida, peça a dois alunos com opiniões divergentes que se coloquem na posição de debatedores.
7- Atue como mediador deste debate, garantindo o direito de expressão dos alunos.
8- Peça aos demais alunos que elejam aquele com os melhores argumentos.
Materiais complementares: Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações
- Solicite voluntários para recontar a passagem narrada no capítulo 52.
- Indique um aluno para ler, em voz alta, o capítulo 52 da obra O jovem Martin Luther King. Como os alunos já tiveram contato com o texto, não há necessidade de leitura silenciosa prévia. Se preferir, alterne a leitura, pedindo a um aluno que chame outro para continuar o processo a cada parágrafo do texto.
Obs.: Reserve cerca de 5 minutos para esta atividade.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua cópias do capítulo 7 da autobiografia de Martin Luther King, (retirada da obra CLARSON, Clayborne – A autobiografia de Martin Luther King – Rio de Janeiro: Zahar, 2014 – pp. 44-45), disponível nos Materiais complementares.
- Leia o texto em voz alta para a classe, pedindo aos alunos que acompanhem a leitura.
Obs.: Reserve cerca de 5 minutos para esta atividade.
Materiais complementares: Para acessar o texto, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Solicite aos alunos que se reúnam em duplas para discutir as questões propostas. Como as perguntas são de ativação de conhecimentos prévios, localização e inferência, o trabalho em duplas é aconselhável para uma troca dinâmica de ideias e também se faz útil na análise da última questão, que é de caráter pessoal e dará oportunidade aos alunos de exporem seus pontos de vista.
2- Escolha alguns alunos para compartilhar as suas respostas.
3- Certifique-se de que não há discrepância entre as respostas dadas, como nas questões de 3 a 6 - em que as opiniões devem apontar para um mesmo caminho-, e conduza a discussão, após conferir as respostas, se necessário.
Materiais complementares: Para acessar o gabarito com sugestões de respostas, clique aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
1- Encerre a aula, pedindo aos alunos que reflitam sobre o caráter ético exigido do biógrafo, que determina seu compromisso com a verdade, ao expor detalhes sobre a vida de pessoas de destaque.
2- Proponha à turma as seguintes questões:
- Em se tratando de uma biografia romanceada, como exigir de seu autor o compromisso com a verdade?
- Até onde a história de Martin Luther King é realidade e até onde é ficção?
3- Observe aos alunos que o gênero pressupõe uma liberdade criativa por parte do biógrafo, já que faz parte do campo literário. Entretanto, o caráter ético não pode ser deixado de lado ao manipular dados que se oponham à essência da verdade.
4- Caso julgue adequado, recorra novamente ao auxílio do professor de Filosofia ou História para discutir o conceito de verdade.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Envie aos alunos um áudio ou vídeo perguntando se eles sabem o que significa a palavra “ética”. Peça que eles enviem as suas respostas no grupo de WhatsApp da turma para dar seguimento à aula. Depois disso, explique rapidamente, de acordo com a filosofia, o conceito de ética e a sua importância na sociedade.
Desenvolvimento
Envie aos alunos um áudio ou vídeo dizendo que muitas obras e textos biográficos não chegam até nós por questões legais, que não permitem a comercialização desses materiais. Explique alguns casos de biografias não autorizadas, de acordo com as informações do plano de aula (envie, se puder, o link da reportagem sugerida no plano de aula para instigar os alunos sobre o tema). Ainda pelo áudio ou vídeo, peça que os alunos retomem a biografia romanceada de Martin Luther King (lida na aula 2 desta sequência de atividades). Disponibilize a eles o trecho da autobiografia de Luther King (envie um áudio lendo o texto, se puder) e peça que, baseados nos dois textos, respondam às questões do último slide de Desenvolvimento. Quando todos finalizarem, peça que eles enviem as respostas ao WhatsApp da turma, iniciando um rápido debate. Se puder, crie um momento síncrono, via Zoom ou Google Meet, para os alunos compararem as suas respostas.
Fechamento
Envie um novo vídeo ou áudio e apresente aos alunos as duas questões dos slides de Fechamento, pedindo que eles respondam em forma de síntese sobre o que aprenderam a respeito da ética nas biografias. Peça que eles enviem as suas conclusões da aula por meio de mensagem de texto, no WhatsApp da turma.
Convite às famílias
A família pode conhecer a biografia de Martin LUther King por meio de pesquisas na internet e documentários no YouTube, onde há muitas informações sobre o norte-americano.