Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores, mantendo o foco na produção de um texto de biografia romanceada.
Materiais necessários: Cópias do capítulo 52 da biografia romanceada de Martin L. King Jr., disponível aqui
Dificuldades antecipadas: É possível que os alunos não compreendam o momento histórico retratado no capítulo e não identifiquem o caráter amplo do gênero, o que será minimizado com a proposição de questões específicas em momentos oportunos da aula.
Referências sobre o assunto: Saiba mais sobre o episódio envolvendo Rosa Parks, a ser abordado nesta aula, acessando
https://www.dw.com/pt-br/1955-rosa-parks-se-recusa-a-ceder-lugar-a-um-branco-nos-eua/a-340929
Caso considere necessário, assista ao filme A história de Rosa Parks, (2002, direção de Julie Dash), disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=3tlgi5DRswM
Para saber mais sobre a Ku Klux Klan, confira a matéria da revista Superinteressante, disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/o-que-foi-a-ku-klux-klan-ela-ainda-existe/
Tema da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Apresente o tema da aula aos alunos, explicando que vamos explorar estes aspectos em um novo capítulo da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.
Introdução
Tempo sugerido: 9 minutos.
Orientações:
- Explique aos alunos que eles assistirão a um trecho de um documentário que ilustra o momento histórico, político e social retratado na biografia romanceada de Martin Luther King Jr.
- Esclareça que o vídeo retrata o ano de 1955, enquanto o capítulo 13, apresentado à classe na aula anterior, referia-se a um episódio ocorrido em 1944.
- Projete o slide e pergunte aos alunos se eles conhecem a pessoa em destaque na foto.
- É provável que não reconheçam Rosa Parks; neste caso, peça a eles que levantem hipóteses: é possível que ela tenha alguma relação com a causa defendida por Martin Luther King Jr.? Direcione o olhar dos alunos para o fato de que, sendo ela negra e mulher, sua causa se encaixaria no movimento idealizado por Luther King.
- Exiba o vídeo, disponível em https://www.youtube.com/watch?v=wACF9A4yYjc
- Se houver necessidade, explique, brevemente aos alunos o significado de:
- Ku Klux Klan - uma organização racista secreta que nasceu no fim do século 19 nos Estados Unidos. Caso haja tempo disponível, leia com os alunos a matéria da revista Superinteressante sobre o assunto, disponível nos Materiais complementares.
- NAACP - Associação Nacional para a Emancipação das Pessoas de Cor- é uma antiga e influente instituição a favor dos negros nos Estados Unidos; atuava em duas frentes: defesa dos direitos à educação e combate à privação dos direitos civis.
- Informe aos alunos que há um longa-metragem sobre Rosa Parks, A história de Rosa Parks, (2002, direção de Julie Dash), caso desejem conhecer um pouco mais de sua história.
Materiais complementares: Para acessar a matéria da revista Superinteressante, clique aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos.
Orientações:
- Divida os alunos em grupos e peça a eles que discutam as questões propostas acima. Agrupar os alunos será útil para o levantamento de hipóteses em questões que não apresentam uma resposta “fechada”; desta forma, os alunos podem trocar impressões e terão oportunidade de desenvolver habilidades como aprender a ouvir e respeitar os turnos da fala.
- Encerradas as discussões em grupo, peça a um integrante de cada equipe que relate as conclusões a que chegaram, comparando as respostas e estimulando a participação de todos no debate sobre o tema.
Obs.: Esta etapa deve durar cerca de 10 minutos.
Materiais complementares - Para acessar o arquivo com sugestões de respostas, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Distribua cópias do excerto do capítulo 52, da biografia romanceada de Martin Luther King Jr. (Texto retirado de WHITMAN, Christie – O jovem Martin Luther King – São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2015 – 4ª edição - pp. 137 - 139) e peça que os alunos procedam à leitura silenciosa do texto. Texto para impressão disponível em Materiais complementares.
- Tenha dicionários disponíveis para eventuais consultas.
- Caso esteja cumprindo a sequência de atividades na íntegra, peça aos alunos que não se desfaçam das cópias, que serão empregadas na aula posterior.
Obs.: Reserve cerca de 5 minutos para a leitura individual.
Materiais complementares - Para acessar o texto para impressão, clique aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
1- Exiba o slide ou distribua cópias das perguntas aos alunos.
2- Peça aos alunos que respondam, por escrito e de forma individual, as questões propostas. A sugestão de atividade individual é útil na medida em que os alunos devem, neste momento, iniciar a formação de conceitos essenciais à construção do gênero e é importante que levantem hipóteses para, posteriormente, ampliarem os conceitos com a ajuda dos colegas e a intermediação do professor.
3- Escolha alguns alunos para ler suas respostas. Busque selecionar aqueles que tiveram, até aqui, menor participação na aula, estimulando-os a interagir.
4- Compare as respostas e conduza a discussão, questionando os alunos sobre seus pontos de vista, de forma que consigam expor seus argumentos de maneira consistente.
5- Antes de prosseguir, pergunte à classe de que forma o que foi apresentado no capítulo 52 se relaciona ao conteúdo do capítulo 7, lido anteriormente. É importante que os alunos observem que 11 anos antes do incidente com Rosa Parks, Martin Luther King Jr. já havia passado por uma experiência semelhante.
Obs.: Reserve cerca de 15 minutos para esta atividade.
Materiais complementares - Para acessar o arquivo com sugestões de respostas, clique aqui.
Para fazer cópias das perguntas, acesse aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Projeto o slide, imprima cópias ou escreva no quadro. Peça que os alunos resolvam, individualmente, a questão proposta acima. É importante que eles percebam que a atuação de Martin Luther King Jr. não se limitou a apenas uma esfera da vida social, mas abarcou questões importantes, de caráter humano, político e social. Caso julgue necessário, acesse o arquivo com sugestões de respostas.
- Para finalizar, imprima cópias da atividade disponível em Materiais complementares e peça aos alunos que realizem a atividade como tarefa de casa, para garantir que eles ampliem seus conhecimentos composicionais sobre o gênero.
Materiais complementares:
Para cópias da atividade destinada à tarefa de casa, clique aqui.
Para acessar o arquivo com sugestões de respostas, clique aqui.
Fechamento
Orientações:
- Discuta com a turma, de forma breve, a questão acima. Observe aos alunos que muitas pessoas têm interesse em saber mais detalhes sobre a história de vida e a atuação política e social de Martin Luther King Jr. em defesa dos direitos civis dos negros, o que fez com que sua trajetória de vida fosse retratada em livros biográficos e autobiográficos.
- Caso esteja seguindo a sequência de atividades na íntegra, peça aos alunos que tragam, para a próxima aula, as cópias do capítulo 52 trabalhado neste encontro.