14145
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Leitura/Escuta

Plano de aula - Biografia romanceada e texto biográfico - semelhanças e diferenças

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Biografia romanceada e texto biográfico - semelhanças e diferenças

Plano 01 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Fernanda Costa Baccaro Fonseca

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada e no campo artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Cartazes ou slides (neste caso, providenciar data show) para apresentação contendo imagem, texto biográfico e capítulo da biografia romanceada de Martin Luther King Jr; cópias do capítulo 13 da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos tenham dificuldade em identificar a pessoa retratada, não se lembrem de seu nome ou de fatos de sua vida. Neste caso, prossiga até a exibição do slide 4, sem nomeá-lo e, só então, esclareça de quem se trata, caso nenhum aluno tenha sido capaz de identificá- lo. É nesse momento que você deve adaptar a aula à turma, identificando de antemão os alunos com menor repertório e fornecendo mais informações sobre Martin Luther King - ou até sugerindo que esses alunos realizem uma pesquisa como tarefa - para que todos tenham noção da importância social e política que ele exerceu, para que possam compreender porque ele mereceu ter a vida destacada em uma biografia romanceada.

Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o gênero biografia, acesse http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v20n67/v20n67a05.pdf. Seria interessante a leitura integral da biografia romanceada de Martin Luther King Jr., para saber mais sobre a personalidade em destaque desta e das próximas aulas: WHITMAN, Christie – O jovem Martin Luther King – São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2013 - 4a edição - pp. 47 -49).

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

Leia, em voz alta, o tema da aula, para apresentar o conteúdo ao aluno. Não antecipe que a aula trará, como personagem central, Martin Luther King Jr.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a imagem de Martin Luther King Jr, pacifista norte-americano, que ganhou o Nobel da Paz por propor, de forma não violenta, a defesa aos direitos civis dos negros, sem nomeá-lo. É importante que você permita que os alunos tentem identificá-lo.
  • Pergunte aos alunos se eles conseguem identificar a pessoa retratada.
  • Caso consigam reconhecer Martin Luther King Jr., pergunte o que sabem sobre ele: onde viveu? O que defendia?, Como morreu? .
  • Não se preocupe se nenhum aluno o reconhecer; o próximo slide traz o mínimo necessário para guiar o aluno na sequência proposta.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Caso nenhum aluno tenha reconhecido Martin Luther King Jr., leia este pequeno texto biográfico (fonte: https://www.ebiografia.com/martin_luther_king/)

e volte a questionar os alunos sobre quem se refere. Caso ele já tenha sido identificado, o objetivo do texto é ampliar e organizar informações sobre a pessoa
em destaque.

2. Se mesmo após a leitura Martin Luther King Jr. não tiver sido identificado, forneça seu nome e esclareça que os alunos conhecerão mais sobre sua vida no decorrer das aulas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas e peça a eles que discutam, uma a uma, algumas questões propostas por você, voltadas para o conhecimento da personagem:

- Quantos anos Martin Luther King Jr. viveu?
- Em que país ele nasceu?
- Que grupo(s) defendia?
- Por que Martin Luther King Jr. ganhou o Prêmio Nobel da Paz?
- Você acha que ele mereceu o prêmio? Por quê?

2. Caso prefira distribuir cópias das perguntas, acesse o arquivo em Materiais complementares.

3. Peça que anotem as respostas em uma folha à parte. Como as perguntas são de localização e inferência, o trabalho em duplas é aconselhável para uma troca rápida de ideias e também se faz útil na análise da última questão, que é de caráter pessoal e dará oportunidade aos alunos de expor seus pontos de vista.

4. Peça às duplas que compartilhem suas respostas com os demais, observando se há consenso. Caso não haja, interfira e direcione os alunos. Por exemplo: na discrepância de respostas, peça aos alunos que relatem como chegaram a tais conclusões. Retome o texto, se necessário.

5. Observe o caráter subjetivo da última questão; explore, oralmente, as respostas analisando os argumentos apontados pelas duplas.

6. Para contextualizar a aula, exiba um pequeno vídeo sobre Martin Luther King. Para acessar o vídeo, clique aqui.

Observação: Reserve cerca de 10 minutos para esta etapa.

Materiais complementares:

Para ter acesso às perguntas para impressão, acesse aqui.

Se julgar necessário, acesse o gabarito, com sugestões de respostas, aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Volte a apresentar o texto biográfico para os alunos e proponha as três perguntas a seguir acerca do aspecto composicional do gênero:

  • Há, no texto, um predomínio de informações objetivas ou subjetivas.? Explique.
  • Qual o foco narrativo empregado?
  • Você classificaria este parágrafo como predominantemente narrativo, descritivo ou dissertativo? Justifique.

2- Se houver necessidade, retome, rapidamente, os conceitos de objetividade, subjetividade, foco narrativo, narração, descrição e dissertação, pedindo ajuda aos alunos para explicar estes conceitos.

Observação: Reserve cerca de 10 minutos para desenvolver esta etapa.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse o gabarito, com sugestões de respostas, aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Faça cópias do texto para distribuir aos alunos. O texto consta da obra WHITMAN, Christie – O jovem Martin Luther King – São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2015 - 4a edição - p. 47 a 49. Consulte Materiais complementares.

2- Peça a eles que realizem a leitura silenciosa.

3- Tenha dicionários à disposição, na eventualidade de algum aluno precisar de ajuda com o vocabulário.

Observação: Reserve 5 minutos para esta etapa.

Materiais complementares: Para acessar o texto que será trabalhado em sala clique aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Reúna os alunos em trios. Esta forma de agrupamento dos alunos será útil para o levantamento de hipóteses em questões que não apresentam uma resposta “fechada”; desta forma os alunos podem trocar impressões e terão oportunidade de desenvolver habilidades como aprender a ouvir e respeitar os turnos da fala.

2- Exiba o slide ou distribua cópias das questões, disponíveis em materiais complementares.

Peça a eles que discutam as questões propostas.

3- Sugira aos alunos que anotem, de forma sintética, as conclusões de sua equipe.

4- Solicite a um integrante de cada equipe que compartilhe as respostas das questões com a classe. É importante alternar o representante da equipe (que lerá a resposta) a cada rodada; como são seis perguntas, este procedimento garantirá a participação de todos os alunos, por duas vezes, e você poderá avaliar o desempenho de todos durante a exposição oral das respostas.

5- Caso haja discrepâncias entre as respostas, ajude os alunos a chegar a um consenso. Se houver necessidade, consulte o gabarito em Materiais complementares.

Observação: Esta etapa deve durar 10 minutos.

Materiais complementares:

Para cópias das perguntas, clique aqui.

Se julgar necessário, acesse o gabarito, com sugestões de respostas, aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Encerre a aula construindo, coletivamente no quadro, uma tabela com as principais semelhanças e diferenças no estilo do texto biográfico sobre Martin Luther King Jr. (Texto I - slide 4) e o capítulo 13 de sua biografia romanceada (texto II - slide 7). A criação coletiva propiciará um quadro mais completo; além disso, você poderá identificar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema.

Observação: a) Não há necessidade de nomear o gênero dos textos neste momento. O conceito será construído ao longo das próximas aulas. b) Confira o gabarito para sugestão de aspectos a serem contemplados, disponível nos Materiais complementares.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse o gabarito, com sugestões de respostas, aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é primeira aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero biografia romanceada e no campo artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura. O gênero entrevista oral será trabalhado em aulas posteriores mantendo o foco na produção de um texto do biografia romanceada.

Informações sobre o gênero: Biografia romanceada se propõe a narrar a vida (ou um período de vida) de uma celebridade, personalidade, ou alguém que tenha tido destaque em seu campo de atuação de uma forma romanceada, com interferências causadas pelo filtro subjetivo de seu autor.

Materiais necessários: Cartazes ou slides (neste caso, providenciar data show) para apresentação contendo imagem, texto biográfico e capítulo da biografia romanceada de Martin Luther King Jr; cópias do capítulo 13 da biografia romanceada de Martin Luther King Jr.

Dificuldades antecipadas: É possível que alguns alunos tenham dificuldade em identificar a pessoa retratada, não se lembrem de seu nome ou de fatos de sua vida. Neste caso, prossiga até a exibição do slide 4, sem nomeá-lo e, só então, esclareça de quem se trata, caso nenhum aluno tenha sido capaz de identificá- lo. É nesse momento que você deve adaptar a aula à turma, identificando de antemão os alunos com menor repertório e fornecendo mais informações sobre Martin Luther King - ou até sugerindo que esses alunos realizem uma pesquisa como tarefa - para que todos tenham noção da importância social e política que ele exerceu, para que possam compreender porque ele mereceu ter a vida destacada em uma biografia romanceada.

Referências sobre o assunto: Para saber mais sobre o gênero biografia, acesse http://www.scielo.br/pdf/%0D/es/v20n67/v20n67a05.pdf. Seria interessante a leitura integral da biografia romanceada de Martin Luther King Jr., para saber mais sobre a personalidade em destaque desta e das próximas aulas: WHITMAN, Christie – O jovem Martin Luther King – São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2013 - 4a edição - pp. 47 -49).

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações:

Leia, em voz alta, o tema da aula, para apresentar o conteúdo ao aluno. Não antecipe que a aula trará, como personagem central, Martin Luther King Jr.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 6 minutos

Orientações:

  • Apresente aos alunos a imagem de Martin Luther King Jr, pacifista norte-americano, que ganhou o Nobel da Paz por propor, de forma não violenta, a defesa aos direitos civis dos negros, sem nomeá-lo. É importante que você permita que os alunos tentem identificá-lo.
  • Pergunte aos alunos se eles conseguem identificar a pessoa retratada.
  • Caso consigam reconhecer Martin Luther King Jr., pergunte o que sabem sobre ele: onde viveu? O que defendia?, Como morreu? .
  • Não se preocupe se nenhum aluno o reconhecer; o próximo slide traz o mínimo necessário para guiar o aluno na sequência proposta.

Slide Plano Aula

Orientações:

1. Caso nenhum aluno tenha reconhecido Martin Luther King Jr., leia este pequeno texto biográfico (fonte: https://www.ebiografia.com/martin_luther_king/)

e volte a questionar os alunos sobre quem se refere. Caso ele já tenha sido identificado, o objetivo do texto é ampliar e organizar informações sobre a pessoa
em destaque.

2. Se mesmo após a leitura Martin Luther King Jr. não tiver sido identificado, forneça seu nome e esclareça que os alunos conhecerão mais sobre sua vida no decorrer das aulas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos.

Orientações:

  • Divida os alunos em duplas e peça a eles que discutam, uma a uma, algumas questões propostas por você, voltadas para o conhecimento da personagem:

- Quantos anos Martin Luther King Jr. viveu?
- Em que país ele nasceu?
- Que grupo(s) defendia?
- Por que Martin Luther King Jr. ganhou o Prêmio Nobel da Paz?
- Você acha que ele mereceu o prêmio? Por quê?

2. Caso prefira distribuir cópias das perguntas, acesse o arquivo em Materiais complementares.

3. Peça que anotem as respostas em uma folha à parte. Como as perguntas são de localização e inferência, o trabalho em duplas é aconselhável para uma troca rápida de ideias e também se faz útil na análise da última questão, que é de caráter pessoal e dará oportunidade aos alunos de expor seus pontos de vista.

4. Peça às duplas que compartilhem suas respostas com os demais, observando se há consenso. Caso não haja, interfira e direcione os alunos. Por exemplo: na discrepância de respostas, peça aos alunos que relatem como chegaram a tais conclusões. Retome o texto, se necessário.

5. Observe o caráter subjetivo da última questão; explore, oralmente, as respostas analisando os argumentos apontados pelas duplas.

6. Para contextualizar a aula, exiba um pequeno vídeo sobre Martin Luther King. Para acessar o vídeo, clique aqui.

Observação: Reserve cerca de 10 minutos para esta etapa.

Materiais complementares:

Para ter acesso às perguntas para impressão, acesse aqui.

Se julgar necessário, acesse o gabarito, com sugestões de respostas, aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Volte a apresentar o texto biográfico para os alunos e proponha as três perguntas a seguir acerca do aspecto composicional do gênero:

  • Há, no texto, um predomínio de informações objetivas ou subjetivas.? Explique.
  • Qual o foco narrativo empregado?
  • Você classificaria este parágrafo como predominantemente narrativo, descritivo ou dissertativo? Justifique.

2- Se houver necessidade, retome, rapidamente, os conceitos de objetividade, subjetividade, foco narrativo, narração, descrição e dissertação, pedindo ajuda aos alunos para explicar estes conceitos.

Observação: Reserve cerca de 10 minutos para desenvolver esta etapa.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse o gabarito, com sugestões de respostas, aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Faça cópias do texto para distribuir aos alunos. O texto consta da obra WHITMAN, Christie – O jovem Martin Luther King – São Paulo: Editora Nova Alexandria, 2015 - 4a edição - p. 47 a 49. Consulte Materiais complementares.

2- Peça a eles que realizem a leitura silenciosa.

3- Tenha dicionários à disposição, na eventualidade de algum aluno precisar de ajuda com o vocabulário.

Observação: Reserve 5 minutos para esta etapa.

Materiais complementares: Para acessar o texto que será trabalhado em sala clique aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

1- Reúna os alunos em trios. Esta forma de agrupamento dos alunos será útil para o levantamento de hipóteses em questões que não apresentam uma resposta “fechada”; desta forma os alunos podem trocar impressões e terão oportunidade de desenvolver habilidades como aprender a ouvir e respeitar os turnos da fala.

2- Exiba o slide ou distribua cópias das questões, disponíveis em materiais complementares.

Peça a eles que discutam as questões propostas.

3- Sugira aos alunos que anotem, de forma sintética, as conclusões de sua equipe.

4- Solicite a um integrante de cada equipe que compartilhe as respostas das questões com a classe. É importante alternar o representante da equipe (que lerá a resposta) a cada rodada; como são seis perguntas, este procedimento garantirá a participação de todos os alunos, por duas vezes, e você poderá avaliar o desempenho de todos durante a exposição oral das respostas.

5- Caso haja discrepâncias entre as respostas, ajude os alunos a chegar a um consenso. Se houver necessidade, consulte o gabarito em Materiais complementares.

Observação: Esta etapa deve durar 10 minutos.

Materiais complementares:

Para cópias das perguntas, clique aqui.

Se julgar necessário, acesse o gabarito, com sugestões de respostas, aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Encerre a aula construindo, coletivamente no quadro, uma tabela com as principais semelhanças e diferenças no estilo do texto biográfico sobre Martin Luther King Jr. (Texto I - slide 4) e o capítulo 13 de sua biografia romanceada (texto II - slide 7). A criação coletiva propiciará um quadro mais completo; além disso, você poderá identificar o nível de compreensão dos alunos sobre o tema.

Observação: a) Não há necessidade de nomear o gênero dos textos neste momento. O conceito será construído ao longo das próximas aulas. b) Confira o gabarito para sugestão de aspectos a serem contemplados, disponível nos Materiais complementares.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse o gabarito, com sugestões de respostas, aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano