14144
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - O tempo e o espaço no gênero conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre O tempo e o espaço no gênero conto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);

- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui). 

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Pergunte retoricamente se eles conhecem a expressão “espaço-tempo” e, então, peça que eles respondam, por áudio ou mensagem de texto, o que é mais importante descrever em uma narrativa: o espaço ou tempo. Dê um breve tempo para eles responderem e, logo em seguida, diga que se tratam de dois aspectos importantes dentro de uma narrativa. Você pode sugerir que eles assistam, depois da aula, ao vídeo presente no plano de aula.

Introdução
Em um novo vídeo, projete as imagens da cidade do Rio de Janeiro e peça que os alunos descrevam-nas e relatem brevemente, por meio de mensagem de texto ou áudio, que tipo de narrativa poderia acontecer naqueles lugares.

Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, faça a seguinte pergunta retórica: o que é flashback? A partir disso, explique-a e, em seguida, leia os trechos de "A Cartomante" disponíveis no plano de aula (envie uma cópia aos alunos, por e-mail ou pelo WhatsApp). Peça que os alunos destaquem, nos textos, as expressões que marcam a passagem de tempo, para perceber que houve um flashback (siga as orientações do plano), e as descrições dos lugares. Por fim, peça que os alunos respondam à pergunta: como a descrição do lugar e do tempo auxiliam no desenvolvimento da narrativa? Dê um tempo para que eles respondam e postem, no WhatsApp da turma, as suas respostas, dialogando com os outros colegas.

Fechamento
Peça aos alunos, quando terminarem, que eles façam uma síntese do que aprenderam na aula, enviando um áudio ou uma mensagem de texto ao grupo de WhatsApp da turma. Se tiver tempo disponível, veja as orientações finais do plano de aula e realize a última atividade com eles, seguindo os mesmos procedimentos adotados nesta adaptação (via WhatsApp).

Convite às famílias
Convide a família a realizar atividades lúdicas e espontâneas, caracterizando os lugares e o tempo das narrativas quando forem ler alguma história ou assistir a algum filme ou novela televisiva.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_01SQA06

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas