14143
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - A construção da personagem no gênero conto

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre A construção da personagem no gênero conto

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio de sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui). 

Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, instigando sobre o papel feminino na sociedade atual. Cite as personagens do conto "A Cartomante", lido nas aulas passadas, falando sobre Rita (“boa moça” para os padrões sociais).

Introdução
No mesmo áudio vídeo, projete o meme do slide Desenvolvimento e o contextualize, explicando que surgiu em referência à até então primeira dama Marcela Temer. Diga que, no meme, há a figura de Mortícia Adams, e que os adjetivos “bela”, “recatada” e “lar” descrevem características físicas e psicológicas das mulheres consideradas ideais em uma sociedade sexista. Peça que os alunos relacionem os adjetivos com as características das personagens estudadas nas aulas anteriores (de "A Cartomante" e "Entre a espada e a rosa"). Oriente que os alunos reflitam sobre a questão levantada e respondam no canal estabelecido para a aula (grupo de WhatsApp, por exemplo).

Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, peça que os alunos convidem alguém próximo (dentro de casa) ou algum amigo (com quem possa fazer uma chamada de vídeo pelo celular ou computador) para que possam participar de um jogo de tabuleiro sobre os personagens de "A Cartomante". Para isso, disponibilize o tabuleiro e as orientações aos alunos (junto com uma cópia do conto, que deverá ser lido), dando liberdade para que eles façam a atividade no tempo em que julgarem mais adequado. Por fim, peça que, durante o jogo, os alunos registrem alguns momentos por foto ou façam pequenos vídeos demonstrando a participação de todos na atividade, e os envie por e-mail ou WhatsApp.

Fechamento
Peça aos alunos, quando acabarem os jogos, que eles vejam a tabela do último slide do plano, para observar o resultado da atividade. Peça que eles relatem, por meio de áudio ou mensagem de texto, as suas impressões sobre a atividade realizada.

Convite às famílias
Convide a família a ler o conto "A Cartomante" e participar do jogo de tabuleiro. Seria uma forma de analisar juntos os personagens e a construção da figura feminina na obra literária.

Sugestão Enviada Por: Matheus Seiji Bazaglia Kuroda


Código: LPO9_01SQA05

(EF69LP47) Analisar, em textos narrativos ficcionais, as diferentes formas de composição próprias de cada gênero, os recursos coesivos que constroem a passagem do tempo e articulam suas partes, a escolha lexical típica de cada gênero para a caracterização dos cenários e dos personagens e os efeitos de sentido decorrentes dos tempos verbais, dos tipos de discurso, dos verbos de enunciação e das variedades linguísticas (no discurso direto, se houver) empregados, identificando o enredo e o foco narrativo e percebendo como se estrutura a narrativa nos diferentes gêneros e os efeitos de sentido decorrentes do foco narrativo típico de cada gênero, da caracterização dos espaços físico e psicológico e dos tempos cronológico e psicológico, das diferentes vozes no texto (do narrador, de personagens em discurso direto e indireto), do uso de pontuação expressiva, palavras e expressões conotativas e processos figurativos e do uso de recursos linguístico-gramaticais próprios a cada gênero narrativo.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 9º ano:

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas