Material para impressão - Jogo de Tabuleiro
Plano de Aula
Plano de aula: A construção da personagem no gênero conto
Plano 5 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero contos clássicos e contemporâneos e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Cópias dos textos, quadro e giz/caneta; projetor multimídia e computador, jogo de tabuleiro impresso (seis versões ou mais), dados, pinos coloridos.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade em perceber os efeitos de sentido gerados pelo uso de determinados tempos verbais, vozes do discurso e itens lexicais, que irão compor um jogo, o qual objetiva a ampliação do conhecimento dos alunos sobre as personagens. Espera-se que, em grupo, os alunos possam, de forma lúdica, superar essas dificuldades trocando ideias. No entanto, é necessário que o professor esteja acompanhando os alunos, circulando pelos grupos, fazendo intervenções necessárias e esclarecendo as dúvidas na conclusão da atividade, de modo reflexivo.
Referências sobre o assunto:
BERGAMINI, Denise Lopes. As mulheres no conto de Machado de Assis. Darandina revisteletrônica. Programa de Pós-Graduação em Letras /UFJF, vol. 1 n. 2, pgs. 01-17, Outubro, 2008.
BRAIT, Beth. A personagem. São Paulo: Ática, 2002; BRANDÃO, Helena Nagamine. Gêneros do discurso na escola: mito, conto, cordel, discurso político, divulgação científica. São Paulo: Cortez, 2003.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Comece a aula instigando os alunos sobre o papel social que as personagens femininas exercem. Pergunte à classe promovendo um debate oral:
- Qual é o papel social de cada personagem feminina retratado nos contos? A que classe social pertencem? Que atividades ou trabalhos exercem socialmente? Espera-se que eles identifiquem que a cartomante exerce um papel social desprestigiado, não reconhecido pela sociedade, um trabalho informal. Rita exerce o papel de esposa “bem casada”, o marido tem uma posição social confortável. Princesa faz parte da nobreza, mas perdeu esse posto ao discordar do casamento arranjado pelo pai.
- Os papéis exercidos por elas são facilmente encontrados em nossa realidade? Espera-se que eles identifiquem os papéis sociais das personagens esposa e filha são facilmente encontrados na nossa realidade.
- Explique que a aula terá como objetivo analisar a construção das personagens femininas nos contos e como alguns elementos linguísticos podem contribuir para a compreensão do leitor sobre a personagem.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Projete o slide com o meme para os alunos, ou distribua cópias.
- Pergunte a eles se sabem como surgiu esse texto, o motivo de ter viralizado nas redes sociais na internet, que episódio teria desencadeado sua propagação e o que ele critica. Caso não saibam, explique que o texto em questão surgiu como uma crítica à matéria da revista Veja, com a primeira-dama Marcela Temer, que a colocava no posto de dona de casa perfeita, à sombra do marido.
- Como a imagem da personagem Mortícia Addams relaciona-se com as características em volta dela? Explique que a expressão da personagem é sarcástica em relação aos rótulos que a cercam.
- Pergunte ainda: que tipos de característica temos no meme? Física, social, moral, psicológica, ideológica? Sugestão: Bela - física; recatada - psicológica e do lar - social. Professor, o objetivo desse questionamento é ampliar a visão dos alunos sobre os tipos de características utilizados na construção da personagem, na maioria das vezes limitado às análises das características físicas e psicológicas.
- Na opinião de vocês, essas características correspondem às personagens femininas estudadas nos contos? Por quê? Sugestão: Não, porque as personagens são misteriosas, sedutoras, questionadoras e insubordinadas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos
Orientações:
- Divida os alunos em grupos de até cinco alunos.
- Pergunte aos alunos: Vocês já jogaram um jogo de tabuleiro? Sabem como funciona? Acolha os conhecimentos prévios dos alunos sobre esse tipo de jogo.
- Explique que eles irão jogar um jogo de tabuleiro que explora as características das personagens presentes nos contos estudados. O objetivo dessa atividade é que os alunos percebam os efeitos de sentido de algumas escolhas feitas para caracterizar as personagens, como adjetivos, verbos e voz discursiva.
- Explique que a finalidade do jogo, antes de tudo, é contribuir para o conhecimento deles sobre as personagens e não mera competição.
- O jogo está disponível para impressão neste link. Imprima seis cópias do material (tabuleiro e fichas de perguntas) ou a quantia que for necessária para o número de grupos da sua classe.
- Providencie alguns dados e pinos coloridos. Caso haja alguma impossibilidade de providenciar esse material, solicite aos alunos que produzam as peças de forma manual (os dados podem ser feitos de dobradura de papel e os pinos podem ser toquinhos de lápis de cor).
- Distribua os materiais necessários para cada grupo.
- Explique as regras do jogo aos alunos:
- Escolham um colega para ser o mediador (quem irá ler as perguntas e atribuir os pontos).
- Sentados em círculo ao redor do tabuleiro, façam um sorteio para decidir quem começará o jogo, depois a sequenciação pode seguir o sentido horário.
- O jogador que começará o jogo, lança os dados para saber o número de casas que irá andar.
- O aluno deve andar o número de casas, conforme o número sorteado nos dados. Ao parar na casa indicada, leia em voz alta o que está escrito nela.
- O mediador do jogo lerá a pergunta correspondente à casa, ou o jogador deverá obedecer a ordem escrita nela (volte duas casas, por exemplo).
- Caso seja uma pergunta, o jogador deve respondê-la. O mediador deve julgar a pertinência da resposta dada pelo colega, verificar se ela se aproxima da sugestão de resposta contida na ficha. O mediador validando a resposta, o participante pode jogar novamente. Se a resposta for invalidada, o jogador passa a vez ao próximo.
- Cada casa equivale a 10 pontos.
- Quando um dos jogadores chegar ao final, o mediador deve anotar os pontos de cada um.
- Depois que explicar as regras, peça que iniciem o jogo. Circule entre os grupos, fazendo intervenções caso sejam necessárias.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Depois que os alunos terminarem de jogar, peça aos mediadores que divulguem os pontos, projete o resultado para os alunos ou divulgue da maneira que achar conveniente.
- Peça que confiram seus pontos com o resultado. Nesta etapa, o importante é que o aluno perceba que quanto mais casas avançadas, mais característica e personagens ele analisou.
- Faça a socialização de algumas análises feitas pelos grupo. De acordo com os resultados, indique a personagem e escolha os alunos que conseguiram avançar somente nas análises da cartomante (abaixo de 70 pontos) para falar sobre a análise dessa personagem, os que ficaram entre 80 e 130 pontos podem responder perguntas sobre Rita e os que obtiveram mais de 140 pontos podem responder sobre a personagem Princesa. Garanta que todos possam participar da socialização oral, respeitando as falas dos colegas.
- Caso seja necessário, leia as sugestões de análises presentes nas fichas do jogo, questionando se os alunos concordam com elas ou não. Se eles discordarem, peça que, em casa, elaborem uma nova análise por escrito, para que o professor acrescente-a nas fichas, caso seja válida.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio de sugestões das atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula, instigando sobre o papel feminino na sociedade atual. Cite as personagens do conto "A Cartomante", lido nas aulas passadas, falando sobre Rita (“boa moça” para os padrões sociais).
Introdução
No mesmo áudio vídeo, projete o meme do slide Desenvolvimento e o contextualize, explicando que surgiu em referência à até então primeira dama Marcela Temer. Diga que, no meme, há a figura de Mortícia Adams, e que os adjetivos “bela”, “recatada” e “lar” descrevem características físicas e psicológicas das mulheres consideradas ideais em uma sociedade sexista. Peça que os alunos relacionem os adjetivos com as características das personagens estudadas nas aulas anteriores (de "A Cartomante" e "Entre a espada e a rosa"). Oriente que os alunos reflitam sobre a questão levantada e respondam no canal estabelecido para a aula (grupo de WhatsApp, por exemplo).
Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, peça que os alunos convidem alguém próximo (dentro de casa) ou algum amigo (com quem possa fazer uma chamada de vídeo pelo celular ou computador) para que possam participar de um jogo de tabuleiro sobre os personagens de "A Cartomante". Para isso, disponibilize o tabuleiro e as orientações aos alunos (junto com uma cópia do conto, que deverá ser lido), dando liberdade para que eles façam a atividade no tempo em que julgarem mais adequado. Por fim, peça que, durante o jogo, os alunos registrem alguns momentos por foto ou façam pequenos vídeos demonstrando a participação de todos na atividade, e os envie por e-mail ou WhatsApp.
Fechamento
Peça aos alunos, quando acabarem os jogos, que eles vejam a tabela do último slide do plano, para observar o resultado da atividade. Peça que eles relatem, por meio de áudio ou mensagem de texto, as suas impressões sobre a atividade realizada.
Convite às famílias
Convide a família a ler o conto "A Cartomante" e participar do jogo de tabuleiro. Seria uma forma de analisar juntos os personagens e a construção da figura feminina na obra literária.