9848
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Matemática > 5º ano > Probabilidade e Estatística

Plano de aula - O que é espaço amostral?

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre ampliar a ideia de espaço amostral por meio de experimento aleatório e determinar o espaço amostral de um experimento.

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Graziela Ferreira de Souza

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Código do plano MAT5_24PES01

Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -

Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal, Discussão das soluções e Encerramento

Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o problema proposto nesta etapa da aula, seja enviando em formato de texto ou através da imagem do slide. Solicite que tentem resolver o problema. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas propostos nesta etapa da aula, seja enviando em formato de texto, através da imagem do slide ou compartilhando o documento que você encontre em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/9dQUbC3e7JzCanSfDQGE4bv3dPYf3eCz84WjZ6Sus7MRrbW2CXguhc9F5mr8/ativaula-mat5-24pes01.pdf. Solicite que os alunos tentem responder as questões. Compartilhe, em formato de texto ou verbalizando, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona permita que os alunos exponham suas resoluções e caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.

Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas de volume. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundí-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada possibilidade de resolução, mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as estratégias adotadas.

Encerramento
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram em relação a definição de espaço amostral e que eles indiquem qual o espaço amostral temos ao lançarmos uma moeda, um dado e dois dados. Caso considere viável, compartilhe com os estudantes o slide presente nesta etapa do plano de aula.

Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.

Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre espaço amostral. Sugira que os alunos juntos com algum familiar faça uma experiência com o lançamento de um dado. Você pode indicar a seguinte construção no GeoGebra: https://www.geogebra.org/m/mUxPnUA9. Os alunos podem gravar um vídeo das respostas de dadas pelos seus familiares.

Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa


Código: MAT5_24PES01

(EF05MA22) Apresentar todos os possíveis resultados de um experimento aleatório, estimando se esses resultados são igualmente prováveis ou não.


Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Probabilidade e Estatística do 5º ano:

Com o plano de aula sobre probabilidade e estatística os alunos aprendem o conceito de espaço amostral, Coleta, organização, interpretação e representação de dados em tabelas e gráficos diversos.

MAIS AULAS DE Matemática do 5º ano:

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Resolução de Problemas em Matemática com Esforço Produtivo

Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Matemática

Encontre planos de aula para outras disciplinas