Atividade para impressão - fragmentos do conto
Plano de Aula
Plano de aula: Diferenças entre os contos clássico e contemporâneo
Plano 2 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.
Materiais necessários: Cópias dos textos e das atividades, projetor multimídia, computador, quadro.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão dos textos, em realizar a leitura sozinhos em casa ou realizar a leitura autônoma em sala de aula, em concentrar-se na leitura do conto clássico (por ser mais extenso), realizar as estratégias de leitura de forma autônoma. Para superar as dificuldades, comece a leitura dos textos orientando os alunos a realizarem as estratégias que são sugeridas em cada atividade. Caso algum aluno não tenha realizado a leitura prévia, convide os alunos que realizaram a compartilhar algumas impressões sobre a leitura, o que compreenderam do enredo, sem revelar o desfecho.
Referências sobre o assunto:
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente o tema da aula aos alunos, projetando o título ou escrevendo no quadro.
- Comece a aula dialogando sobre a leitura do conto “A cartomante” realizada previamente. Pergunte aos alunos se eles gostaram do texto.
- Relembre que, na primeira aula da sequência, foi realizada a leitura do conto “Entre a espada e a rosa”.
- Explique aos alunos que os dois textos pertencem ao gênero conto, então questione: Quais características desses textos permitem-nos afirmar isso? Se considerar necessário, consulte as respostas no material complementar.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.
Referências:
ASSIS, Machado de. Obra completa, vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000257.pdf Acesso em: 24/07/2018.
COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.
Introdução
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
- Projete as questões para os alunos ou escreva-as no quadro. Esses questionamentos objetivam verificar a leitura feita previamente e avaliar a compreensão do texto a partir das respostas e dúvidas que os alunos apresentarem oralmente.
- Escolha alguns alunos para exporem suas respostas oralmente.
- Permita que os alunos troquem opiniões e façam perguntas entre si também, mas não esqueça que você é o mediador dessa conversa.
- Se houver algum aluno que não tenha realizado a leitura, permita aos que a realizaram que exponham sua opinião, não revelando o desfecho e encorajando os outros a realizar a leitura na íntegra.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Projete a atividade para os alunos ou distribua cópias. Você pode distribuir o material disponível aqui.
- Oriente os alunos que respondam à questão individualmente, pois é uma atividade de localização de informações explícitas no texto.
- Peça que retomem o texto “Entre a espada e a rosa” já estudado, se julgarem necessário.
- Explique que eles devem completar a linha do tempo, colocando a data em que o conto de Machado se passa. No conto de Colasanti, eles devem completar com o período histórico.
- Após a resolução da atividade, realize uma socialização oral das respostas, verificando a pertinência da análise dos alunos.
- Para concluir, pergunte aos alunos oralmente: Considerando o contexto histórico de cada conto, podemos afirmar que suas protagonistas são mulheres à frente de sua época? Peça que justifiquem as respostas.
- Escolha um aluno para expor sua resposta e verifique se os demais alunos concordam ou discordam do colega. Permita que as opiniões divergentes sejam expostas e conduza a discussão orientando para que sejam respeitados os turnos de fala.
- Se considerar necessário, consulte as sugestões de respostas no material complementar.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Apresente os excertos do conto projetando aos alunos ou distribuindo cópias.
- Peça aos alunos que, em duplas, para que analisem os dois excertos extraídos dos contos.
- Pergunte aos alunos: a voz do narrador está em primeira ou terceira pessoa?
- Retome com eles os tipos de narrador (personagem, observador, onisciente). Então, questione: que tipo de narrador temos em cada conto? Como podemos comprovar a resposta anterior nos excertos lidos?
- Para encerrar, peça aos alunos que reflitam sobre a forma com que cada narrador se posiciona a respeito das personagens. O que podemos perceber sobre as personagens Princesa e Camilo, a partir das vozes dos narradores?
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução da atividade aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Imprima os excertos do conto, disponíveis aqui.
- Projete a atividade ou distribua cópias.
- Explique que você sorteará alguns excertos do texto para que eles possam inferir um fato que ocorreu na história.
- Forme grupos, pois cada um deles ficará com um excerto do conto. Foram extraídos três excertos do conto. Caso haja mais de três grupos formados, pode ser distribuído trechos repetidos, lembrando que cada grupo formulará uma hipótese diferente.
- Distribua os trechos para os grupos.
- Dê cinco minutos para que eles possam discutir e formular a hipótese.
- Convide os grupos a ir à frente explicar o fato que levou Vilela a descobrir a traição, com base nos indícios apresentados.
- Para concluir, pergunte aos alunos: Vocês perceberam que, na narrativa de Machado, uma fato ficou omisso (a maneira como Vilela descobriu a traição). No conto “Entre a espada e rosa”, ocorre o mesmo. Qual fato o narrador não nos mostra?
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução da atividade aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Apresente o diagrama aos alunos, projetando ou desenhando no quadro.
- Oriente os alunos que, ainda em grupos, eles devem discutir a relação que podemos estabelecer entre os contos estudados, quanto ao tempo, à voz narrativa e às personagens. Quais as diferenças e semelhanças observadas entre os textos a partir desses elementos?
- Peça que escrevam uma síntese, no caderno, das ideias discutidas em grupo.
- Promova uma socialização oral entre os grupos, permitindo que um representante de cada grupo exponha a síntese realizada.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução da atividade aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meet ou o Zoom (veja como usá-lo no tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. Relembre os contos "A cartomante" e "Entre a espada e a rosa", lidos nas aulas anteriores (veja os planos de aula desta sequência), e diga que os textos pertencem ao gênero conto. É possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
Em um novo vídeo (ou por mensagem de texto), projete as questões do slide Introdução sobre a leitura que fizeram sobre o conto "A Cartomante". Peça que os alunos reflitam sobre as questões levantadas e respondam no canal estabelecido para a aula (grupo de WhatsApp, por exemplo).
Desenvolvimento
Em um novo vídeo ou áudio, explique as atividades disponíveis nos slides de Desenvolvimento (envie o arquivo com as atividades pelo WhatsApp). Explique que os alunos terão que: (i) preencher as linhas do tempo referente aos contos "A Cartomante" e "Entre a espada e a rosa", a partir das pistas deixadas nos textos, de forma a perceber que as protagonistas estão a frente de seus tempos; (ii) identificar o tipo de narrador em cada conto; (iii) levantar hipóteses sobre como Vilela ficou sabendo da traição de Rita, no conto "A Cartomante". Estipule um prazo de entrega para essas duas atividades, via WhatsApp, e-mail ou fotografias das produções dos alunos. Se preferir, faça um debate síncrono (via Zoom ou Google Meet) para que os alunos leiam e discutam as suas respostas.
Fechamento
Em um novo áudio ou vídeo (ou mensagem de texto), apresente o diagrama presente no slide Fechamento, pedindo que eles façam comparações entre os dois contos em relação à personagem, ao narrador e ao tempo da narrativa. Peça que eles encaminhem as suas respostas (por áudio ou mensagem de texto), em forma de síntese, no canal de comunicação estabelecido.
Convite às famílias
Convide a família a ler os contos de Marina Colasanti, escritora, contista, jornalista, tradutora e artista plástica ítalo-brasileira, cuja obra faz intertextualidade com os contos tradicionais, dando uma roupagem moderna. “Doze reis e a moça do labirinto de vento” é uma boa opção de leitura em família.