14140
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para:   

Plano de aula - Diferenças entre os contos clássico e contemporâneo

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Diferenças entre os contos clássico e contemporâneo

Plano 02 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Daiane Eloisa Dos Santos

 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos e das atividades, projetor multimídia, computador, quadro.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão dos textos, em realizar a leitura sozinhos em casa ou realizar a leitura autônoma em sala de aula, em concentrar-se na leitura do conto clássico (por ser mais extenso), realizar as estratégias de leitura de forma autônoma. Para superar as dificuldades, comece a leitura dos textos orientando os alunos a realizarem as estratégias que são sugeridas em cada atividade. Caso algum aluno não tenha realizado a leitura prévia, convide os alunos que realizaram a compartilhar algumas impressões sobre a leitura, o que compreenderam do enredo, sem revelar o desfecho.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, projetando o título ou escrevendo no quadro.
  • Comece a aula dialogando sobre a leitura do conto “A cartomante” realizada previamente. Pergunte aos alunos se eles gostaram do texto.
  • Relembre que, na primeira aula da sequência, foi realizada a leitura do conto “Entre a espada e a rosa”.
  • Explique aos alunos que os dois textos pertencem ao gênero conto, então questione: Quais características desses textos permitem-nos afirmar isso? Se considerar necessário, consulte as respostas no material complementar.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Referências:

ASSIS, Machado de. Obra completa, vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000257.pdf Acesso em: 24/07/2018.
COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete as questões para os alunos ou escreva-as no quadro. Esses questionamentos objetivam verificar a leitura feita previamente e avaliar a compreensão do texto a partir das respostas e dúvidas que os alunos apresentarem oralmente.
  • Escolha alguns alunos para exporem suas respostas oralmente.
  • Permita que os alunos troquem opiniões e façam perguntas entre si também, mas não esqueça que você é o mediador dessa conversa.
  • Se houver algum aluno que não tenha realizado a leitura, permita aos que a realizaram que exponham sua opinião, não revelando o desfecho e encorajando os outros a realizar a leitura na íntegra.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete a atividade para os alunos ou distribua cópias. Você pode distribuir o material disponível aqui.
  • Oriente os alunos que respondam à questão individualmente, pois é uma atividade de localização de informações explícitas no texto.
  • Peça que retomem o texto “Entre a espada e a rosa” já estudado, se julgarem necessário.
  • Explique que eles devem completar a linha do tempo, colocando a data em que o conto de Machado se passa. No conto de Colasanti, eles devem completar com o período histórico.
  • Após a resolução da atividade, realize uma socialização oral das respostas, verificando a pertinência da análise dos alunos.
  • Para concluir, pergunte aos alunos oralmente: Considerando o contexto histórico de cada conto, podemos afirmar que suas protagonistas são mulheres à frente de sua época? Peça que justifiquem as respostas.
  • Escolha um aluno para expor sua resposta e verifique se os demais alunos concordam ou discordam do colega. Permita que as opiniões divergentes sejam expostas e conduza a discussão orientando para que sejam respeitados os turnos de fala.
  • Se considerar necessário, consulte as sugestões de respostas no material complementar.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente os excertos do conto projetando aos alunos ou distribuindo cópias.
  • Peça aos alunos que, em duplas, para que analisem os dois excertos extraídos dos contos.
  • Pergunte aos alunos: a voz do narrador está em primeira ou terceira pessoa?
  • Retome com eles os tipos de narrador (personagem, observador, onisciente). Então, questione: que tipo de narrador temos em cada conto? Como podemos comprovar a resposta anterior nos excertos lidos?
  • Para encerrar, peça aos alunos que reflitam sobre a forma com que cada narrador se posiciona a respeito das personagens. O que podemos perceber sobre as personagens Princesa e Camilo, a partir das vozes dos narradores?

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução da atividade aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima os excertos do conto, disponíveis aqui.
  • Projete a atividade ou distribua cópias.
  • Explique que você sorteará alguns excertos do texto para que eles possam inferir um fato que ocorreu na história.
  • Forme grupos, pois cada um deles ficará com um excerto do conto. Foram extraídos três excertos do conto. Caso haja mais de três grupos formados, pode ser distribuído trechos repetidos, lembrando que cada grupo formulará uma hipótese diferente.
  • Distribua os trechos para os grupos.
  • Dê cinco minutos para que eles possam discutir e formular a hipótese.
  • Convide os grupos a ir à frente explicar o fato que levou Vilela a descobrir a traição, com base nos indícios apresentados.
  • Para concluir, pergunte aos alunos: Vocês perceberam que, na narrativa de Machado, uma fato ficou omisso (a maneira como Vilela descobriu a traição). No conto “Entre a espada e rosa”, ocorre o mesmo. Qual fato o narrador não nos mostra?

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução da atividade aqui.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o diagrama aos alunos, projetando ou desenhando no quadro.
  • Oriente os alunos que, ainda em grupos, eles devem discutir a relação que podemos estabelecer entre os contos estudados, quanto ao tempo, à voz narrativa e às personagens. Quais as diferenças e semelhanças observadas entre os textos a partir desses elementos?
  • Peça que escrevam uma síntese, no caderno, das ideias discutidas em grupo.
  • Promova uma socialização oral entre os grupos, permitindo que um representante de cada grupo exponha a síntese realizada.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução da atividade aqui.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é segunda aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero conto clássico e conto contemporâneo e no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de leitura.

Materiais necessários: Cópias dos textos e das atividades, projetor multimídia, computador, quadro.

Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldade na compreensão dos textos, em realizar a leitura sozinhos em casa ou realizar a leitura autônoma em sala de aula, em concentrar-se na leitura do conto clássico (por ser mais extenso), realizar as estratégias de leitura de forma autônoma. Para superar as dificuldades, comece a leitura dos textos orientando os alunos a realizarem as estratégias que são sugeridas em cada atividade. Caso algum aluno não tenha realizado a leitura prévia, convide os alunos que realizaram a compartilhar algumas impressões sobre a leitura, o que compreenderam do enredo, sem revelar o desfecho.

Referências sobre o assunto:

GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações:

  • Apresente o tema da aula aos alunos, projetando o título ou escrevendo no quadro.
  • Comece a aula dialogando sobre a leitura do conto “A cartomante” realizada previamente. Pergunte aos alunos se eles gostaram do texto.
  • Relembre que, na primeira aula da sequência, foi realizada a leitura do conto “Entre a espada e a rosa”.
  • Explique aos alunos que os dois textos pertencem ao gênero conto, então questione: Quais características desses textos permitem-nos afirmar isso? Se considerar necessário, consulte as respostas no material complementar.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Referências:

ASSIS, Machado de. Obra completa, vol. 2. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994.. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000257.pdf Acesso em: 24/07/2018.
COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações:

  • Projete as questões para os alunos ou escreva-as no quadro. Esses questionamentos objetivam verificar a leitura feita previamente e avaliar a compreensão do texto a partir das respostas e dúvidas que os alunos apresentarem oralmente.
  • Escolha alguns alunos para exporem suas respostas oralmente.
  • Permita que os alunos troquem opiniões e façam perguntas entre si também, mas não esqueça que você é o mediador dessa conversa.
  • Se houver algum aluno que não tenha realizado a leitura, permita aos que a realizaram que exponham sua opinião, não revelando o desfecho e encorajando os outros a realizar a leitura na íntegra.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos

Orientações:

  • Projete a atividade para os alunos ou distribua cópias. Você pode distribuir o material disponível aqui.
  • Oriente os alunos que respondam à questão individualmente, pois é uma atividade de localização de informações explícitas no texto.
  • Peça que retomem o texto “Entre a espada e a rosa” já estudado, se julgarem necessário.
  • Explique que eles devem completar a linha do tempo, colocando a data em que o conto de Machado se passa. No conto de Colasanti, eles devem completar com o período histórico.
  • Após a resolução da atividade, realize uma socialização oral das respostas, verificando a pertinência da análise dos alunos.
  • Para concluir, pergunte aos alunos oralmente: Considerando o contexto histórico de cada conto, podemos afirmar que suas protagonistas são mulheres à frente de sua época? Peça que justifiquem as respostas.
  • Escolha um aluno para expor sua resposta e verifique se os demais alunos concordam ou discordam do colega. Permita que as opiniões divergentes sejam expostas e conduza a discussão orientando para que sejam respeitados os turnos de fala.
  • Se considerar necessário, consulte as sugestões de respostas no material complementar.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução das questões aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Apresente os excertos do conto projetando aos alunos ou distribuindo cópias.
  • Peça aos alunos que, em duplas, para que analisem os dois excertos extraídos dos contos.
  • Pergunte aos alunos: a voz do narrador está em primeira ou terceira pessoa?
  • Retome com eles os tipos de narrador (personagem, observador, onisciente). Então, questione: que tipo de narrador temos em cada conto? Como podemos comprovar a resposta anterior nos excertos lidos?
  • Para encerrar, peça aos alunos que reflitam sobre a forma com que cada narrador se posiciona a respeito das personagens. O que podemos perceber sobre as personagens Princesa e Camilo, a partir das vozes dos narradores?

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução da atividade aqui.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Imprima os excertos do conto, disponíveis aqui.
  • Projete a atividade ou distribua cópias.
  • Explique que você sorteará alguns excertos do texto para que eles possam inferir um fato que ocorreu na história.
  • Forme grupos, pois cada um deles ficará com um excerto do conto. Foram extraídos três excertos do conto. Caso haja mais de três grupos formados, pode ser distribuído trechos repetidos, lembrando que cada grupo formulará uma hipótese diferente.
  • Distribua os trechos para os grupos.
  • Dê cinco minutos para que eles possam discutir e formular a hipótese.
  • Convide os grupos a ir à frente explicar o fato que levou Vilela a descobrir a traição, com base nos indícios apresentados.
  • Para concluir, pergunte aos alunos: Vocês perceberam que, na narrativa de Machado, uma fato ficou omisso (a maneira como Vilela descobriu a traição). No conto “Entre a espada e rosa”, ocorre o mesmo. Qual fato o narrador não nos mostra?

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução da atividade aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientações:

  • Apresente o diagrama aos alunos, projetando ou desenhando no quadro.
  • Oriente os alunos que, ainda em grupos, eles devem discutir a relação que podemos estabelecer entre os contos estudados, quanto ao tempo, à voz narrativa e às personagens. Quais as diferenças e semelhanças observadas entre os textos a partir desses elementos?
  • Peça que escrevam uma síntese, no caderno, das ideias discutidas em grupo.
  • Promova uma socialização oral entre os grupos, permitindo que um representante de cada grupo exponha a síntese realizada.

Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a sugestão de resolução da atividade aqui.

Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Leitura/Escuta do 9º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 9º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP44 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP33 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano