Atividade para impressão - Fragmentos do conto
Plano de Aula
Plano de aula: Leitura de um conto contemporâneo para entender o empoderamento feminino
Plano 1 de uma sequência de 15 planos. Veja todos os planos sobre Contos clássicos e contemporâneos
Sobre este plano
Este slide não deve ser a apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de uma sequência de quinze planos de aula com foco no gênero conto contemporâneo e conto clássico no campo de atuação artístico-literário. A aula faz parte do módulo de abertura.
Materiais necessários: Cópias dos textos, projetor multimídia, computador, televisão.
Informações sobre o gênero: O que caracteriza o conto (tradicional ou moderno), conforme aponta Gotlib (2006), é o seu movimento enquanto uma narrativa através dos tempos. “O que era verdade para todos passa ou tende a ser verdade para um só. Neste sentido, evolui-se do enredo que dispõe um acontecimento em ordem linear, para um Outro, diluído nos feelings, sensações, percepções, revelações ou sugestões íntimas. . .” (GOTLIB, 2006, pg. 30).
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem apresentar dificuldades quanto à compreensão vocabular do texto e concentração para uma leitura coletiva, sem distrações. Portanto, disponibilize dicionários para consulta ou prepare um glossário com algumas palavras antecipando as dúvidas dos alunos. Uma consideração importante: não permita que os alunos pesquisem no dicionário interrompendo a atividade, mas combine com eles que ao final da leitura de cada trecho, eles podem fazer a consulta. Quanto à leitura coletiva, crie um clima na sala de aula para o momento da leitura, pedindo aos alunos que guardem materiais desnecessários, que se concentrem e que fiquem atentos às regras estabelecidas.
Referências sobre o assunto:
CALVINO, Ìtalo. Contos fantásticos do século XIX. São Paulo: Cia das Letras, 2004
COLASANTI, Marina. Entre a espada e a rosa. Rio de Janeiro: Salamandra, 1992.
GANCHO, Cândida. Como analisar narrativas. São Paulo: Ática, 2000.
GOTLIB, Nádia. Teoria do conto. São Paulo: Ática, 2006.
LEITE, Ligia Chiappini. O foco narrativo. São Paulo: Ática, 1989.
TERRA, E.; PACHECO, J.. O conto na sala de aula. Curitiba: Intersaberes, 2017.
Filme:
Valente (Brave). Direção: Brenda Chapman; Mark Andrews; Steve Purcell. Produção: Katherine Sarafian. EUA: Pixar Animation Studios, Walt Disney Pictures, 2012.
Tema da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
- Apresente a proposta da aula para os alunos. Explique que a sequência de atividades que será desenvolvida envolverá o trabalho com a leitura de um conto contemporâneo.
- Explique que o texto que será lido é de autoria de Marina Colasanti. Se julgar necessário apresentar a biografia da autora, utilize o material disponível aqui.
- Pergunte aos alunos se eles já leram algum conto.
- É provável que alguns alunos comentem que já leram contos de fada, nesse caso, pergunte a eles se existe somente esse tipo de conto.
- Instigue os alunos a perguntarem sobre quais tipos de contos existem. Você pode comentar que existem contos de amor, de humor, de ficção científica, etc.
Introdução
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações:
- Antes da leitura do conto, realize um debate oral em sala, a partir do título do texto.
- Apresente o título do texto aos alunos e pergunte a eles: Vocês já leram algum conto com esse título? Que tipo de assunto esse texto pode tratar?
- Escolha alguns alunos para que possam responder individualmente. Acolha as respostas dos alunos.
- Continue questionando oralmente: Quais personagens podem fazer parte dessa história? O que a palavra espada sugere sobre o tipo de personagem? A palavra rosa pode sugerir a presença do que na história? Por que poderia ocorrer uma situação de escolha entre a espada e a rosa? Acolha as hipóteses levantadas. Para sugestão de respostas, acesse o material complementar.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução das questões aqui.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 33 minutos
Orientações:
- Disponibilize o texto para os alunos em fragmentos. O texto foi dividido em 3 partes. Se utilizar slides ou cópias impressas, siga o modelo disponível aqui.
- Anuncie à classe que você começará a leitura, e que nesse momento, é necessário silêncio e concentração na voz que lerá o texto.
- Peça aos alunos que acompanhem a leitura nos slides ou nas filipetas de papel distribuídas.
- Comece a realização da leitura, é interessante que o primeiro fragmento seja lido por você, por meio de uma leitura expressiva, criando expectativas e envolvendo os alunos no mundo imaginário do conto.
- Pergunte aos alunos: Quem são as personagens do conto? São personagens conhecidas? Onde e quando a história se passa? A primeira pergunta feita pelo narrador no início do texto foi respondida? Como? O que a mente da Princesa poderia ter ordenado? O que vocês acham que vai acontecer em seguida?
- Discutidas as questões, peça aos alunos que continuem a leitura da segunda parte silenciosamente, distribuindo o próximo fragmento, ou exibindo-o pelo projetor multimídia. A atividade pode ser feita individualmente.
- Proponha um momento para que os alunos, tendo concluído a leitura da segunda parte, troquem as impressões sobre a leitura em duplas. Sugira que eles perguntem uns aos outros: Você está gostando dessa história? Por quê? Podemos compará-la com um conto de fadas tradicional? Que parte do enredo mais chamou a atenção até o momento? O que você imagina que irá acontecer no desfecho?
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução dos questionamentos aqui.
Desenvolvimento
Orientações:
- Termine de ler a história para os alunos (parte 3). Os alunos podem continuar organizados em duplas.
- O conto é finalizado antes do encontro entre a princesa e o Rei. Ele tem o final aberto. Pergunte a eles o que acharam do desfecho e se conseguem imaginar o que aconteceu depois que a princesa encontra o Rei. Acolha as respostas.
- Peça que reflitam e respondam oralmente: qual a diferença do encerramento dessa história para um conto de fadas conhecido? Por quê vocês acham que a autora não terminou a história com o famoso clichê “E viveram felizes para sempre…”?
- Questione os alunos, provocando uma discussão oral: Vocês acham que a Princesa vai simplesmente deixar o posto de guerreira que conseguiu pelo seu amor ao jovem Rei?
- Pergunte aos alunos: Vocês conseguem comparar a personagem principal da história com alguma personagem de filme de animação? Qual?
- Exiba o trecho do filme Valente, da Disney a partir dos 5' até 12' 50".
- Caso você conheça outro filme que trate do mesmo tema e julgue mais interessante para seus alunos, pode fazer uma substituição. Vale lembrar que é indicado exibir um trecho curto do filme, devido ao tempo disponível da aula. Não esqueça também de reavaliar os questionamentos propostos quanto ao filme.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução das questões aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Depois de exibir o trecho do filme, proponha aos alunos que circulem pela sala e troquem opiniões com algum colega com quem ainda não tenham trabalhado.
- Uma vez encontrado o novo par, apresente as questões aos alunos, projetando-as no quadro ou distribuindo cópias.
- Peça que eles troquem opiniões e registrem as ideias um do outro no caderno.
- Oriente que os alunos retornem com suas duplas anteriores e comparem as respostas.
- Escolha uma dupla que apresentou ideias semelhantes para começar a discussão oral, depois escolha outra dupla em que tenham aparecido opiniões divergentes. Se houver tempo disponível, solicite a socialização das respostas de outras duplas também.
- Faça uma síntese ao final, complementando o que julgar necessário, apresentando seu ponto de vista e avaliando a participação dos alunos.
- No encerramento, peça para que realizem a leitura do conto “A cartomante” de Machado de Assis, como atividade extraclasse.
- Para tanto, entregue cópias ou indique o endereço eletrônico disponível aqui.
Materiais complementares: Se julgar necessário, acesse a resolução das questões aqui.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias);
- Opcionais: canais para aulas online - como o Google Meets ou o Zoom (veja como usá-lo disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula. O ponto central aqui é chamar a atenção dos alunos para o assunto da aula: o estudo do conto, com enfoque na questão do empoderamento feminino. Também é possível encaminhar essas orientações por escrito.
Introdução
Em um novo vídeo, leia as questões apresentadas no slide Introdução do plano de aula. Peça que os alunos reflitam sobre as questões levantadas e, se possível, respondam, pelo canal estabelecido para a aula (grupo de WhatsApp, por exemplo), quais foram as suas impressões principais ao ler o título do conto.
Desenvolvimento
Em um novo vídeo, leia integralmente o conto de forma expressiva. Após isso, faça as perguntas sugeridas nos slides Desenvolvimento deste plano: colha dos alunos os elementos da narrativa e questione-os se o conto lido se assemelha com um conto tradicional (utilize as questões indicadas no plano). Indique, por meio de um link a ser enviado pelo canal de comunicação estabelecido com os alunos, o vídeo do filme Valente e peça que eles comparem as protagonistas, tal como sugere o plano de aula (use as perguntas do último slide do Desenvolvimento). Estipule um prazo de entrega para essas duas atividades, seja via WhatsApp, e-mail ou mesmo por meio de fotografias das produções dos alunos. Também é possível encaminhar todas as orientações por escrito.
Fechamento
Peça que os alunos registrem as suas opiniões sobre as questões do slide Fechamento em forma de síntese, no canal de comunicação estabelecido. No final, quando todos já tiverem deixado as suas impressões, envie um áudio (ou uma mensagem) deixando claro como os textos lidos na aula se relacionam com o papel da mulher na sociedade. No mesmo áudio (ou mensagem de texto), indique a leitura do conto A cartomante, de Machado de Assis, como atividade extraclasse.
Convite às famílias
Toda a família pode, além de ler contos populares tradicionais (Chapeuzinho Vermelho, Branca de Neve etc.), assistir a alguns filmes atuais que ressignificam a figura da mulher na sociedade. Filmes como Valente, Frozen, Mulan e outros podem ser uma boa opção. Você pode sugerir que alguns alunos se voluntariem para socializar com a turma como foi essa atividade em família, enviando um áudio ou mesmo fazendo um vídeo curto com a participação de membros da família.