Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
- Necessários: canais de comunicação (como WhatsApp ou e-mail), para envio das sugestões de atividades e das orientações (que também podem ser escritas em um documento de texto e disponibilizadas da maneira que for mais acessível às famílias).
- Opcionais: canais para aulas online, como o Google Meet ou o Zoom (tutorial disponível aqui).
Tema
Envie, por WhatsApp ou outro canal de comunicação, um áudio ou um vídeo dirigido aos alunos. Nessa comunicação, apresente o tema da aula, conforme o slide Tema do plano de aula.
Introdução
Em um áudio, retome o que são os modalizadores deônticos e peça que os alunos deem alguns exemplos. Oriente que enviem, por mensagem de texto ou por áudio, os seus exemplos ao WhatsApp da turma (que pode ser criado para facilitar o contato dos alunos com o professor durante as aulas de Língua Portuguesa).
Desenvolvimento
Em um áudio, envie uma nova orientação aos alunos: peça que se organizem em 3 equipes (sugira que criem, para isso, um grupo de interação no WhatsApp, onde eles poderão dialogar com mais facilidade). Entregue para cada equipe os textos disponíveis no slide de Introdução, com fragmentos de um texto que fala sobre os direitos do consumidor. Peça que as equipes leiam e apontem, para cada texto entregue, se ele expressa obrigação, possibilidade ou proibição, destacando as palavras que auxiliam a reconhecer os mecanismos de modalização deôntica. Estipule um prazo para os alunos finalizarem a atividade. Depois, entregue os trechos do “Código de Defesa do Consumidor” (disponível em “Materiais complementares”) e oriente que os alunos destaquem os modalizadores deônticos. Quando acabarem, convide um aluno de cada grupo para ler o artigo produzido pela equipe, evidenciando os modalizadores utilizados, enviando um áudio ao WhatsApp da turma. Se preferir, faça um momento síncrono durante a exibição das respostas, via Zoom ou Google Meet.
Fechamento
Para encerrar, envie o esquema do slide de Fechamento aos alunos e peça, por áudio ou mensagem de texto, que identifiquem as semelhanças entre as palavras selecionadas. Os alunos podem enviar as respostas no grupo de WhatsApp da turma.
Convite às famílias
Convide a família a pesquisar sobre a importância do “Código de Defesa do Consumidor” e ler os textos selecionados para a aula, observando como a modalização aparece nesse material.