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Plano de aula > Língua Portuguesa > 9º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Reconhecendo as intenções da modalização

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 9º ano do EF sobre Reconhecendo as intenções da modalização

Plano 03 de 3 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Angeline Suellen Pacheco

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Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos, abordando modalidades deônticas.

Materiais necessários: Trechos do Código de Defesa do Consumidor (BRASIL. Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm) ; texto “14 direitos do consumidor que nem todo mundo conhece” (REVISTA SUPERINTERESSANTE. 14 direitos do consumidor que nem todo mundo conhece. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/14-direitos-do-consumidor-que-nem-todo-mundo-conhece/), cartolinas, fita adesiva, pinceis atômicos, tarjetas de classificação dos modalizadores (possibilidade, obrigatoriedade e proibição).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação aos termos técnicos e jurídicos presentes no texto.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Revista criada e produzida nos Estúdios Mauricio de Sousa - Departamento de Projetos Especiais. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf

MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736

BRASIL. Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm

REVISTA SUPERINTERESSANTE. 14 direitos do consumidor que nem todo mundo conhece. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/14-direitos-do-consumidor-que-nem-todo-mundo-conhece/

Título da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: revisar e reconhecer os efeitos de sentido e significações produzidos pelas modalizações.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento dos alunos em relação aos modalizadores deônticos em um texto sobre os Direitos do Consumidor.

  • Antes da aula, espalhe pela sala cartazes com trechos do texto “14 direitos do consumidor que nem todo mundo conhece”. Acesse o material aqui
  • Explique aos alunos que irão ler trechos de um texto que trata dos Direitos do Consumidor.
  • Divida os alunos em 3 grupos e destaque que cada grupo representa um tipo de modalizador deôntico (Possibilidade, obrigatoriedade e permissão).
  • Faça uma breve revisão sobre a função de cada tipo de modalidade deôntica.
  • Distribua tarjetas de identificação dos modalizadores. Acesse o material para impressão aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que, em grupo, leiam os textos espalhados pela sala e tentem identificar os modalizadores presentes.
  • Após a leitura, cada equipe deverá colocar suas tarjetas nos cartazes em que identificaram os modalizadores pertencentes ao seu grupo.
  • Texto 1: proibição
  • Texto 2: obrigatoriedade
  • Texto 3: possibilidade
  • Peça aos alunos que destaquem nos cartazes, com o pincel atômico, as palavras que os ajudaram a reconhecer os mecanismos de modalização deôntica.
  • Texto 1: não pode ser obrigado
  • Texto 2: deve
  • Texto 3: pode
  • Confira as marcações dos alunos e provoque a reflexão no caso de identificações equivocadas ou dificuldades de interpretação:
  • O que um modalizador de proibição/possibilidade/obrigatoriedade quer indicar?
  • De que forma podemos reconhecê-lo?
  • O que as palavras destacadas pelo grupo causam no texto? Qual é a sua função?
  • O conteúdo do texto também ajudou a fazer a relação com as intenções dos modalizadores?

Materiais complementares: Para acessar o texto, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Proponha aos alunos um desafio. Explique que cada equipe receberá trechos do Código de Defesa do Consumidor que estão relacionados aos textos analisados anteriormente.
  • Destaque que o Código de Defesa do Consumidor é um texto jurídico com termos mais formais, portanto, para melhor interpretação as equipes podem utilizar o dicionário de Língua Portuguesa.
  • Peça aos alunos que, ainda em grupos, façam a leitura dos trechos que receberam e tentem associá-los aos cartazes expostos na sala.
  • Após leitura e análise, cada equipe deve colar os textos abaixo dos seus correspondentes.

Materiais complementares: Para acessar o texto, clique aqui

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Revise o conteúdo utilizando os exemplos do slide.
  • Solicite aos alunos que destaquem, com o pincel atômico, as palavras de referência que os ajudaram a identificar o tipo de modalidade deôntica.
  • Art. 39 - vedado
  • Art. 9 - deverá / Art. 31 - devem assegurar
  • Art. 49 - pode

2. Confira as marcações dos alunos e provoque a reflexão no caso de identificações equivocadas ou dificuldades de interpretação:

  • O que um modalizador de proibição/possibilidade/obrigatoriedade quer indicar?
  • De que forma podemos reconhecê-lo?
  • O que as palavras destacadas pelo grupo causam no texto? Qual é a sua função?
  • O conteúdo do texto também ajudou a fazer a relação com as intenções dos modalizadores?
  • É possível notar alguma diferença de intencionalidade entre os textos analisados?

3. Ressalte a função dos modalizadores nas atividades executadas.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para revisar os conteúdos apreendidos, peça aos alunos que reflitam sobre as palavras contidas no slide e identifiquem o que elas têm em comum.
  • Ajude-os a pensar sobre sua relação com o tema da aula:
  • Como essas palavras se classificam?
  • Qual a relação que apresentam com as modalidades deônticas?

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, explique brevemente a classificação das palavras e sintetize os efeitos de sentido e significações produzidos por elas como mecanismos de modalização deôntica.

Materiais complementares: Para pesquisar outros artigos do Estatuto, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em 08/08/2018.

Resumo da aula

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Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: esta é a terceira aula de um conjunto de 3 planos de aula com foco em análise linguística e semiótica. A finalidade desse conjunto de planos é trabalhar os mecanismos de modalização de textos políticos, abordando modalidades deônticas.

Materiais necessários: Trechos do Código de Defesa do Consumidor (BRASIL. Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm) ; texto “14 direitos do consumidor que nem todo mundo conhece” (REVISTA SUPERINTERESSANTE. 14 direitos do consumidor que nem todo mundo conhece. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/14-direitos-do-consumidor-que-nem-todo-mundo-conhece/), cartolinas, fita adesiva, pinceis atômicos, tarjetas de classificação dos modalizadores (possibilidade, obrigatoriedade e proibição).

Dificuldades antecipadas: Dificuldades de interpretação em relação aos termos técnicos e jurídicos presentes no texto.

Referências sobre o assunto:

BRASIL. Estatuto da Criança e do Adolescente. Câmara dos Deputados, Lei no 8.069, de 13 de julho de 1990. DOU de 16/07/1990 – ECA. Brasília, DF.

A Turma da Mônica em: O Estatuto da Criança e do Adolescente. Revista criada e produzida nos Estúdios Mauricio de Sousa - Departamento de Projetos Especiais. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/pt/monica_estatuto.pdf

MELCHIOR, J. P. O ensino do uso da modalização para alunos do Fundamental II: uma prática possível. In: E-revista Unioeste Travessias. Cascavel, v. 09, n - 01, 23 Ed. 2015. Disponível em: http://e-revista.unioeste.br/index.php/travessias/issue/view/736

BRASIL. Lei nº. 8.078, de 11 de setembro de 1990. Código de Defesa do Consumidor. Dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L8078.htm

REVISTA SUPERINTERESSANTE. 14 direitos do consumidor que nem todo mundo conhece. Disponível em: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/14-direitos-do-consumidor-que-nem-todo-mundo-conhece/

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Conte para os alunos qual é a proposta da aula: revisar e reconhecer os efeitos de sentido e significações produzidos pelas modalizações.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos

Orientações: A atividade será introduzida com um momento de exploração do conhecimento dos alunos em relação aos modalizadores deônticos em um texto sobre os Direitos do Consumidor.

  • Antes da aula, espalhe pela sala cartazes com trechos do texto “14 direitos do consumidor que nem todo mundo conhece”. Acesse o material aqui
  • Explique aos alunos que irão ler trechos de um texto que trata dos Direitos do Consumidor.
  • Divida os alunos em 3 grupos e destaque que cada grupo representa um tipo de modalizador deôntico (Possibilidade, obrigatoriedade e permissão).
  • Faça uma breve revisão sobre a função de cada tipo de modalidade deôntica.
  • Distribua tarjetas de identificação dos modalizadores. Acesse o material para impressão aqui

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 35 minutos

Orientações:

  • Solicite aos alunos que, em grupo, leiam os textos espalhados pela sala e tentem identificar os modalizadores presentes.
  • Após a leitura, cada equipe deverá colocar suas tarjetas nos cartazes em que identificaram os modalizadores pertencentes ao seu grupo.
  • Texto 1: proibição
  • Texto 2: obrigatoriedade
  • Texto 3: possibilidade
  • Peça aos alunos que destaquem nos cartazes, com o pincel atômico, as palavras que os ajudaram a reconhecer os mecanismos de modalização deôntica.
  • Texto 1: não pode ser obrigado
  • Texto 2: deve
  • Texto 3: pode
  • Confira as marcações dos alunos e provoque a reflexão no caso de identificações equivocadas ou dificuldades de interpretação:
  • O que um modalizador de proibição/possibilidade/obrigatoriedade quer indicar?
  • De que forma podemos reconhecê-lo?
  • O que as palavras destacadas pelo grupo causam no texto? Qual é a sua função?
  • O conteúdo do texto também ajudou a fazer a relação com as intenções dos modalizadores?

Materiais complementares: Para acessar o texto, clique aqui

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Continuação

Orientações:

  • Proponha aos alunos um desafio. Explique que cada equipe receberá trechos do Código de Defesa do Consumidor que estão relacionados aos textos analisados anteriormente.
  • Destaque que o Código de Defesa do Consumidor é um texto jurídico com termos mais formais, portanto, para melhor interpretação as equipes podem utilizar o dicionário de Língua Portuguesa.
  • Peça aos alunos que, ainda em grupos, façam a leitura dos trechos que receberam e tentem associá-los aos cartazes expostos na sala.
  • Após leitura e análise, cada equipe deve colar os textos abaixo dos seus correspondentes.

Materiais complementares: Para acessar o texto, clique aqui

Slide Plano Aula

Continuação

Orientações:

  • Revise o conteúdo utilizando os exemplos do slide.
  • Solicite aos alunos que destaquem, com o pincel atômico, as palavras de referência que os ajudaram a identificar o tipo de modalidade deôntica.
  • Art. 39 - vedado
  • Art. 9 - deverá / Art. 31 - devem assegurar
  • Art. 49 - pode

2. Confira as marcações dos alunos e provoque a reflexão no caso de identificações equivocadas ou dificuldades de interpretação:

  • O que um modalizador de proibição/possibilidade/obrigatoriedade quer indicar?
  • De que forma podemos reconhecê-lo?
  • O que as palavras destacadas pelo grupo causam no texto? Qual é a sua função?
  • O conteúdo do texto também ajudou a fazer a relação com as intenções dos modalizadores?
  • É possível notar alguma diferença de intencionalidade entre os textos analisados?

3. Ressalte a função dos modalizadores nas atividades executadas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para revisar os conteúdos apreendidos, peça aos alunos que reflitam sobre as palavras contidas no slide e identifiquem o que elas têm em comum.
  • Ajude-os a pensar sobre sua relação com o tema da aula:
  • Como essas palavras se classificam?
  • Qual a relação que apresentam com as modalidades deônticas?

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Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações:

  • Para finalizar, explique brevemente a classificação das palavras e sintetize os efeitos de sentido e significações produzidos por elas como mecanismos de modalização deôntica.

Materiais complementares: Para pesquisar outros artigos do Estatuto, acesse http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8069.htm Acesso em 08/08/2018.

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