Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcionais: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui); Mentímeter (tutorial disponível aqui).
Tema
Professor, compartilhe com os alunos, pelo WhatsApp, o slide com o tema da aula. Em seguida, retome os argumentos a seguir:
ARGUMENTO DE AUTORIDADE – Feito com base na fala de alguém. Baseia-se na citação de uma fonte confiável: dados de uma instituição reconhecida, fala de um especialista ou autor de determinada área, fala de uma autoridade, líder ou político.
ARGUMENTOS DE PROVA CONCRETA – Baseiam-se em fatos e/ou dados que podem ser comprovados.
Observação: você pode criar um material gráfico no Canva (veja em Recursos Opcionais) para retomar os conceitos acima.
Introdução
Peça aos alunos que leiam a frase do slide (veja no plano original) e digam se concordam ou não com o que está escrito. Solicite que utilizem emojis como confirmação ou negação ao argumento da frase. Em seguida, escolha dois alunos para justificarem suas respostas, oralmente, por meio de áudio.
Desenvolvimento
Professor, peça aos alunos que leiam o slide (veja no plano original) e imaginem algumas verdades que são universalmente aceitas e que não são possíveis, ou não necessitam ser provadas cientificamente. Possibilidade de respostas: "As crianças são o futuro da nação"; "A educação é um bem que ninguém tira de você"; "O povo, unido, jamais será vencido". Professor, solicite que compartilhem suas ideias com a turma, no WhatsApp. Em seguida, compartilhe você também o cartaz do slide (veja no plano original) e solicite que os alunos leiam. Trata-se de uma propaganda partidária. Peça que identifiquem as possíveis propostas nele contidas e as anotem no caderno. Agora, peça que os alunos tentem identificar argumentos utilizados na propaganda e os classifiquem em argumento de prova autoridade, de prova concreta ou de consenso. Solicite que os alunos socializem suas respostas. Possibilidades de respostas: propostas - convencer o jovem de 16 anos a tirar o Título de Eleitor, votar e entrar na política; argumentos: argumentos de consenso - com o título na mão, o jovem tem opinião/lugar de jovem é na política. Professor, o cartaz está disponível aqui.
Fechamento
Para finalizar, solicite que realizem as atividades do slide (veja no plano original). Para a última questão, de escrita coletiva, envie um link do Mentímeter à turma (veja em Recursos Opcionais) e sugira que registrem ali suas palavras e expressões. Socialize a nuvem de palavras da turma.
Convite às famílias
Os familiares poderão ajudar os alunos a compreender as diferenças entre Argumento de Autoridade e Argumento de Prova Concreta, com exemplos práticos, cotidianos.