Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Esta é sexta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero Propaganda política e no campo de atuação Vida pública.
A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.
Materiais necessários: Kit multimídia.
Informações sobre o gênero: Professor, o gênero Propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.
Para aprofundar um pouco mais sobre este assunto, acesse este link.
Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em perceber a diferença entre textos verbais e não verbais.
Referências sobre o assunto:
CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.
FIORIN, José Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.
GUIMARÃES, Eduardo. Texto e argumentação: Um estudo de conjunções do português. São Paulo: 2001.
KOCH, Ingedore. A inter-ação pela linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.
_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.
MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.
Tema da aula
Tempo sugerido: 5 minutos.
Orientações:
- Professor, retome os conceitos a seguir e, em seguida, leia o slide com o tema da aula para os alunos.
ARGUMENTO DE AUTORIDADE - Feito com base na fala de alguém. Baseia-se na citação de uma fonte confiável: dados de uma instituição reconhecida, fala de um especialista ou autor de determinada área, fala de uma autoridade, líder ou político. ARGUMENTOS DE PROVA CONCRETA são aqueles que se baseiam em fatos e/ou dados que podem ser comprovados.
Introdução
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Professor, peça a um aluno que leia, em voz alta, a frase do slide.
- Agora peça que eles digam se concordam ou não com o que está escrito. Os alunos devem ser estimulados a aprofundar a reflexão e a justificar as suas respostas, baseados em suas respostas positivas ou negativas.
Desenvolvimento
Tempo sugerido: 25 minutos.
Orientações:
- Professor, leia o slide para seus alunos e peça que eles imaginem algumas verdades que são universalmente aceitas e que não são possíveis, ou não necessitam ser provadas cientificamente. Possibilidade de respostas: As crianças são o futuro da nação; A educação é um bem que ninguém tira de você;
O povo, unido, jamais será vencido. - Professor, anote algumas das respostas no quadro para que a turma analise coletivamente.
Desenvolvimento
Continuação
- Professor, projete o cartaz do slide e leia com seus alunos. Trata-se de uma propaganda partidária.
- Peça aos alunos que identifiquem as possíveis propostas nele contidas e que anotem-nas nos cadernos.
- Agora peça que os alunos tentem identificar argumentos utilizados na propaganda e que classifiquem estes argumentos em argumento de prova autoridade, de prova concreta ou de consenso.
- Agora faça uma socialização das respostas dos alunos.
- Possibilidades de respostas: propostas - convencer o jovem de 16 anos a tirar o Título de Eleitor, votar e entrar na política; argumentos: argumentos de consenso - com o título na mão o jovem tem opinião/lugar de jovem é na política.
- Professor, este cartaz está disponível aqui.
Fechamento
Tempo sugerido: 10 minutos.
Orientações:
- Para finalizar, realize as atividades do slide: em atividade oral, leia a pergunta e deixe que alguns alunos respondam espontaneamente. Faça o fechamento, resumindo, oralmente, as respostas dos alunos. Possibilidades de respostas: O cartaz é direcionado aos jovens, pois as mensagens tentam convencer os jovens a emitir seu Título de Eleitor e a se engajar na política; o endereço eletrônico que aparece confirma o direcionamento do cartaz para o público jovem, uma vez que faz menção a uma gíria que nomeia os jovens também.
- Para a atividade coletiva, peça que os alunos citem os argumentos e registre-os no quadro para que a turma analise e julgue se tratam ou não de argumentos baseados em consenso.