14133
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Argumento de prova concreta na propaganda política

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Argumento de prova concreta na propaganda política

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Exercícios orais e/ou impressos em que apareçam cartazes e/ou folhetos de propaganda política para ser interpretados. Equipamento multimídia para projeção dos slides.

Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.

Para maiores informações sobre a abordagem desta aula acesse este link.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos como: identificar os tipos de argumento.

Referências sobre o assunto: CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.

FIORIN, Jose Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.

KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.

_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Professor, leia o tema da aula para os alunos e peça que eles digam o que lembram sobre o ato de argumentar. Possibilidade de resposta: argumentar é tentar convencer alguém das suas ideias.
  • Pergunte aos alunos o que eles entendem como uma prova concreta. Possibilidade de resposta: prova concreta é algo que pode ser provado sem deixar dúvidas.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar esta aula, disponha as carteiras da turma (se possível) em semicírculo para favorecer a socialização das respostas
  • Peça que os alunos observem a imagem no slide e digam quais elementos compõem a propaganda. Indague sobre as composições verbais e não verbais da imagem. Deixe que os alunos falem livremente e anote alguns elementos destacados por eles no quadro.
  • Após as falas dos alunos, passe para o outro slide.
  • Este cartaz está disponível aqui.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, explique aos alunos que agora você está apresentando um recorte da parte verbal do cartaz do slide anterior. Leia para seus alunos.
  • Pergunte aos alunos se eles conseguem encontrar as propostas do candidato nesta parte do cartaz. Explique aos alunos que as propostas podem estar implícitas no texto. É possível que os alunos, a princípio, não reconheçam propostas nesta parte.
  • Professor, conduza os alunos a mais uma vez procurar as propostas por meio de questionamentos: Quando lemos que o candidato diz que cuidar de gente é lutar por mais oportunidades, ele não está implicitamente dizendo que vai criar estas oportunidades? Provavelmente agora os alunos consigam visualizar melhor as propostas implícitas e respondam positivamente ao questionamento.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação.

  • Professor, leia o slide para a turma e peça que eles pensem em provas concretas que eles poderiam utilizar em um texto de reivindicação de novas carteiras para sua sala de aula.
  • Dê alguns minutos para a turma pensar e anote as respostas no quadro para que sejam analisadas em conjunto e julgadas se podem ser ou não consideradas argumentos de prova concreta.
  • Evidencie aqui que as fontes destes fatos e/ou dados devem ser respaldadas para que tenham valia.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Continuação.

  • Agora peça que os alunos analisem o slide mais uma vez e localizem as propostas e argumentos de prova concreta ali contidos. Peça que os alunos registrem no caderno.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar esta aula, faça com os alunos a socialização das as respostas da atividade proposta no slide anterior.
  • Finalize a socialização pedindo aos alunos que relatem a importância deste tipo de argumento em propagandas políticas. Possibilidades de respostas:
    Estes argumentos comprovados com fatos e/ou dados podem fazer com que o eleitor confie mais na proposta já que ela prova realmente uma realidade ou necessidade.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero propaganda política e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Exercícios orais e/ou impressos em que apareçam cartazes e/ou folhetos de propaganda política para ser interpretados. Equipamento multimídia para projeção dos slides.

Informações sobre o gênero: Professor, o gênero propaganda política está na esfera de atuação na vida pública, logo é um gênero que requer, entre outras habilidades, a capacidade de reconhecer o poder argumentativo que ele contém. Para aprofundar seus conhecimentos acerca do tema, você pode consultar este artigo. Para compreender um pouco mais sobre a construção do sentido no gênero propaganda, sugerimos esta leitura, professor.

Para maiores informações sobre a abordagem desta aula acesse este link.

Dificuldades antecipadas: Os alunos podem sentir dificuldades em conceitos como: identificar os tipos de argumento.

Referências sobre o assunto: CARVALHO, Nelly. Publicidade: A linguagem da Sedução. São Paulo: Ática, 2001.

FIORIN, Jose Luiz. Savioli, Francisco Platão. Lições de texto: leitura e redação. São Paulo: Ática, 2011.

GUIMARÃES, Eduardo. Texto e Argumentação: Um Estudo de Conjunções do Português. São Paulo: 2001.

KOCH, Ingedore. A Inter-Ação pela Linguagem. São Paulo: Contexto, 1998.

_____ Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez, 1999.

MAINGUENEAU, Dominique. Análise de Textos de Comunicação. São Paulo: Cortez, 2001.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações:

  • Professor, leia o tema da aula para os alunos e peça que eles digam o que lembram sobre o ato de argumentar. Possibilidade de resposta: argumentar é tentar convencer alguém das suas ideias.
  • Pergunte aos alunos o que eles entendem como uma prova concreta. Possibilidade de resposta: prova concreta é algo que pode ser provado sem deixar dúvidas.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos.

Orientações:

  • Para iniciar esta aula, disponha as carteiras da turma (se possível) em semicírculo para favorecer a socialização das respostas
  • Peça que os alunos observem a imagem no slide e digam quais elementos compõem a propaganda. Indague sobre as composições verbais e não verbais da imagem. Deixe que os alunos falem livremente e anote alguns elementos destacados por eles no quadro.
  • Após as falas dos alunos, passe para o outro slide.
  • Este cartaz está disponível aqui.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 30 minutos.

Orientações:

  • Professor, explique aos alunos que agora você está apresentando um recorte da parte verbal do cartaz do slide anterior. Leia para seus alunos.
  • Pergunte aos alunos se eles conseguem encontrar as propostas do candidato nesta parte do cartaz. Explique aos alunos que as propostas podem estar implícitas no texto. É possível que os alunos, a princípio, não reconheçam propostas nesta parte.
  • Professor, conduza os alunos a mais uma vez procurar as propostas por meio de questionamentos: Quando lemos que o candidato diz que cuidar de gente é lutar por mais oportunidades, ele não está implicitamente dizendo que vai criar estas oportunidades? Provavelmente agora os alunos consigam visualizar melhor as propostas implícitas e respondam positivamente ao questionamento.

Slide Plano Aula

Continuação.

  • Professor, leia o slide para a turma e peça que eles pensem em provas concretas que eles poderiam utilizar em um texto de reivindicação de novas carteiras para sua sala de aula.
  • Dê alguns minutos para a turma pensar e anote as respostas no quadro para que sejam analisadas em conjunto e julgadas se podem ser ou não consideradas argumentos de prova concreta.
  • Evidencie aqui que as fontes destes fatos e/ou dados devem ser respaldadas para que tenham valia.
Slide Plano Aula

Continuação.

  • Agora peça que os alunos analisem o slide mais uma vez e localizem as propostas e argumentos de prova concreta ali contidos. Peça que os alunos registrem no caderno.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 12 minutos.

Orientações:

  • Para finalizar esta aula, faça com os alunos a socialização das as respostas da atividade proposta no slide anterior.
  • Finalize a socialização pedindo aos alunos que relatem a importância deste tipo de argumento em propagandas políticas. Possibilidades de respostas:
    Estes argumentos comprovados com fatos e/ou dados podem fazer com que o eleitor confie mais na proposta já que ela prova realmente uma realidade ou necessidade.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP27 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano