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Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Argumentação e convencimento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Argumentação e convencimento

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Luciana Oliveira De Sousa Barros

Sugestão de adaptação para ensino remoto

Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.

Opcional: plataforma de design gráfico Canva (tutorial disponível aqui).

Tema
Professor, use este slide (veja no plano original) para antecipar o tema da aula. Para isso, compartilhe-o pelo WhatsApp com a turma. Em seguida, comente que às vezes nos encontramos em situações em que é preciso convencer alguém de algo; em outras, há alguém tentando nos convencer. Por isso, é importante que reconheçamos como se dá esse processo de construção da comunicação quando a intencionalidade é convencer.

Introdução
Reúna a turma em grupos de quatro alunos e peça que pensem nas perguntas contidas no slide (veja no plano original). Oriente que escolham um redator, que deverá anotar as respostas do grupo e apresentá-las para a turma. Para que seja possível esta atividade em aulas remotas assíncronas, é importante que os grupos interajam pelo WhatsApp em chamadas de vídeo ou áudio.

Desenvolvimento
Proponha uma nova tarefa aos mesmos grupos: peça que troquem o redator e pensem nas duas perguntas dos slides (veja no plano original). O redator deve recolher as respostas do grupo e anotá-las para, em seguida, apresentar para a turma. A apresentação poderá ser multimodal, por gravação de áudio e apresentação de imagens (veja como os alunos podem criar artes gráficas para apresentações pelo WhatsApp com o Canva, em Recursos Opcionais). Provavelmente os alunos não reconhecerão neste momento os vídeos de propagandas políticas como uma espécie de texto por não serem escritos, e sim falados na TV. Este conceito será construído no decorrer desta aula. Introduza o conceito de argumento de autoridade (também por áudio e material gráfico). Em seguida, encaminhe à turma o Vídeo 1, disponível aqui, e o Vídeo 2, disponível aqui (até 3’50”), junto às atividades de interpretação, disponíveis aqui (veja possibilidades de respostas no plano original). Deve ser entregue uma atividade para cada componente do grupo. Oriente-os a trocarem novamente de redator, que deverá anotar as respostas formuladas pelo grupo e apresentá-las para a turma. Nesta etapa, os alunos devem ser orientados a ter atenção aos materiais gráficos, enviados pelos colegas no grupo da turma, e às suas falas, encaminhadas por áudios explicativos.  

Fechamento
Para finalizar, peça que cada grupo escolha seu último redator. Proponha a seguinte atividade: cada grupo deverá elaborar uma proposta de reivindicação de melhoria e criar para ela um argumento de autoridade, para tentar convencer o interlocutor. Sorteie um grupo para socializar a proposta e o argumento criados nesta atividade.

Convite às famílias
Os familiares poderão auxiliar os alunos a criarem argumentos de autoridade, com pesquisas, exemplos etc.

Sugestão Enviada Por: Michele Batista


Código: LPO8_10SQA04

(EF69LP27) Analisar a forma composicional de textos pertencentes a gêneros normativos/ jurídicos e a gêneros da esfera política, tais como propostas, programas políticos (posicionamento quanto a diferentes ações a serem propostas, objetivos, ações previstas etc.), propaganda política (propostas e sua sustentação, posicionamento quanto a temas em discussão) e textos reivindicatórios: cartas de reclamação, petição (proposta, suas justificativas e ações a serem adotadas) e suas marcas linguísticas, de forma a incrementar a compreensão de textos pertencentes a esses gêneros e a possibilitar a produção de textos mais adequados e/ou fundamentados quando isso for requerido.


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