Sugestão de adaptação para ensino remoto
Código do plano MAT5_05NUM02
Recursos
- Necessários: -
- Opcionais: -
Para este plano, foque na etapa Aquecimento, Atividade principal e Sistematização
Aquecimento
Professor(a), você pode realizar o Aquecimento deste plano com seus alunos seja em uma aula síncrona ou assíncrona. Compartilhe com a turma o slide presente nesta atividade e solicite que tentem resolver o problema. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e conversem entre si, mas caso esteja ocorrendo de forma assíncrona os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio e até conversar com algum familiar sobre as diferentes representações. Compartilhe, em formato de texto, os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”.
Atividade principal
Professor(a), compartilhe com a turma os problemas presentes nesta atividade e solicite que tentem resolvê-los. Solicite que os alunos reproduzam em seus cadernos a reta numérica da atividade 1. Você pode enviar as imagens dos slides ou enviar o documento com as atividades, você o encontra aqui: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Y3TvP8ZVe4CRx2rzBWKF7nMTsBT8ZXrf3jWyqy7Q59DmhpmrjwaHVB5Mys6j/ativaula-mat5-05num02.pdf. Caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, permita que os alunos exponham suas resoluções e, caso esteja ocorrendo de forma assíncrona, os estudantes podem enviar suas considerações/reflexões em formato de texto ou áudio.
Discussão das soluções
Professor(a), compartilhe com a turma a resolução da atividade e utilize os questionamentos presentes no “Discuta com a turma” para fomentar a reflexão dos problemas. Deixar para os alunos a leitura e interpretação dos slides dessa etapa da aula pode confundi-los. Então, caso a aula esteja ocorrendo de forma síncrona, sugerimos que você verbalize cada etapa da resolução mostrando um slide por vez. Caso a aula esteja ocorrendo de forma assíncrona, você pode gravar um vídeo mostrando os slides e refletindo as diferentes soluções propostas. Você pode sugerir que os alunos continuem seus estudos através dos exercícios propostos em: https://br.ixl.com/math/5-ano/represente-as-fra%C3%A7%C3%B5es-nas-linhas-de-n%C3%BAmeros
Sistematização
Professor(a), solicite que os alunos registrem em seus cadernos a conclusão que chegaram sobre como representar um número decimal na reta numérica. Compartilhe com os estudantes os slides presentes nesta etapa do plano de aula e verbalize ou envie em formato de texto os questionamentos presentes no “Discuta com a turma”.
Raio X
O problema proposto no Raio X pode ser enviado em formato de imagem para os alunos e solicitado como uma “tarefa” a ser entregue em momento a ser combinado com a turma.
Convite às famílias
Professor(a), sugira que os alunos socializem com seus familiares o que aprenderam nesta aula sobre representação de números decimais na reta numérica. Proponha que eles construam uma reta numérica e representem nesta reta a altura de integrantes de sua família.
Sugestão Enviada Por: Lara Martins Barbosa
Código: MAT5_05NUM02
(EF05MA02) Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.
Com o plano de aula sobre números, os alunos aprendem expressão e comparação de números de até seis algarismos, fluência em cálculo mental e resolução de problemas com as quatro operações entre naturais e racionais positivos, reconhecimento de números racionais na forma fracionária e decimal, investigação de estratégias de cálculo de porcentagem por procedimentos não convencionais, resolução de problemas de contagem com uso de tabelas, diagramas e árvores de possibilidades.
Neste curso, Kátia Smole ensina como estimular o raciocínio matemático dos alunos, por meio de sugestões de atividade, textos com dicas e a realização de uma prática de sala de aula.
Ver mais detalhes