Resumo da aula
Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientação: Ler o texto do objetivo com os alunos, esclarecendo a necessidade da colaboração e do empenho deles para alcançá-lo.
Aquecimento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Ler a questão com os alunos e pedir que lembrem, inicialmente, que os números decimais representam inteiros e suas partes ou apenas partes de um inteiro. Por exemplo: 3,00 representa três inteiros, enquanto 0,3 representa três de dez partes de um inteiro 0,03 representa três das cem partes de um inteiro. Também é importante relembrar como lemos os números decimais. Depois, peça aos alunos que leiam os números que estão nos balõezinhos como se fossem valores em reais, para facilitar a localização da representação correta (relacionando os decimais a centavos se torna mais prático o entendimento para os alunos). A seguir, pedir que sinalizem qual a representação correta. Lembre aos alunos que a vírgula se apresenta em todos os números decimais como forma de separar os inteiros das partes, ou seja, o que vem antes da vírgula representa as unidades e o que vem depois da vírgula representa as partes da unidade (décimos e centésimos).
Propósito: Retomar o conceito de número decimal.
Discuta com a turma:
- Como lemos os números que os alunos representaram?
- Qual dos números apresentados é maior? Qual é menor?
- Todos os números apresentam o algarismo 3. Então, o que os diferenciam?
- Em que situações cotidianas esses números costumam aparecer?
- Qual a importância da vírgula nos números decimais?
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Caso seja necessário, utilize a fita métrica ou trena. Deixe que os alunos observem as alturas e comparem-nas na fita métrica ou trena, analisando em quais locais poderiam ser colocadas a altura de Mariana. Se for o caso, pode-se chamar para ir até a fita métrica alunos que tenham a altura semelhante ou igual à das crianças apresentadas para que visualizem melhor a altura das crianças e encontrem as medidas que estão entre elas e possuem zero nos centésimos.
Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Onde está a altura de Maria na reta?
- Onde está a altura de Karina?
- Quais seriam as possíveis alturas de Mariana?
Materiais complementares
Atividade Principal
Resolução da Atividade Principal
Guia de intervenção
ATIVIDADE PRINCIPAL
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientação: Neste caso, os alunos deverão utilizar a régua para medir o tamanho da criança e marcar na parede (se possível, colocar uma fita crepe na parede para assinalar a altura encontrada). Deixe que os alunos somem (ou multipliquem) os 30 centímetros da régua três vezes e somem aos 25 centímetros para encontrar a altura. Depois, lembre aos alunos que um metro tem 100 centímetros. É importante deixar que os alunos verifiquem a melhor maneira de representar a medida (em centímetros ou em metros), pois alguns alunos terão consolidado a concepção desta conversão de centímetros em metros e outros não.
Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como você fez para encontrar a altura da colega de Mariana?
- Qual a altura da colega de Mariana em centímetros? E em metros?
- Por que foi utilizada a vírgula logo após o primeiro algarismo do número que representa a altura da colega de Mariana?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Ao realizar esta atividade, é envolvido o trabalho com medidas de comprimento para demonstrar o uso de decimais. Pode surgir o questionamento da relação entre 1,3 e 1,30. É importante, então, lembrar que ambas as medidas representam a mesma quantidade. Também vale a pena ressaltar que, primeiro, localizamos entre quais inteiros o número se localiza. Depois, comparamos os décimos e, posteriormente, encontramos os centésimos. Neste caso, os números que possuem zero nos centésimos e estão entre 1,28 e 1,52 são 1,30, 1,40 e 1,50. Assim, as três medidas apresentadas pelas crianças estão corretas.
Propósito: Localizar números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Como vocês chegaram a essas conclusões?
- Se a medida da altura de Mariana não terminasse em zero, quais poderiam ser as alternativas de resposta? (seriam várias)
- Por que vocês colocaram os números próximos aos que já estavam na reta (exemplo: 1,30 perto de 1,28)?
- Qual o primeiro passo para encontrar os números decimais na reta numerada?
- O que devemos comparar primeiro quando vamos representar o número decimal na reta numerada: décimos ou centésimos? Por quê?
- Se retirássemos a vírgula, o que aconteceria com os números apresentados na reta?
- Para que serve a vírgula nos números apresentados na reta?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Nesse caso, o aluno utilizou a soma para resolver a situação-problema e criou sua reta em centímetros. As medidas estabelecidas na reta seriam as que vão aparecendo à medida em que vai somando os 30 centímetros da reta (30, 60, 90, 120, ...) Mas o aluno poderia também parar em 115 centímetros.
Propósito: Localizar números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quantos centímetros medem a colega de Mariana?
- Que operação matemática Guilherme utilizou para resolver esta situação-problema? Que outra operação poderia ter utilizado?
- Se Guilherme continuasse a colocar números na reta, qual seria o próximo número que colocaria? Por quê?
- Como seriam as medidas da reta apresentada, se fossem em centímetros?
Discussão da solução
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientação: Na resolução desta atividade mediante o pensamento apresentado por Ana, fica possível abordar com a turma que podemos fazer a representação utilizando a unidade de medida centímetros (cm) e que está também pode ser representada utilizando a unidade Metros(m). O que oportuniza ressaltar as duas unidades de medida de comprimento possíveis de serem utilizadas: o centímetro e o metro. Logo, deve aproveitar a oportunidade de apresentar que um metro é formado por 100 centímetros, ou seja, 100 cm = 1m. Assim, ao completar um metro, colocamos o número 1 à direita da vírgula e, após ela, colocamos os centímetros que ainda não podem ser transformados em metros.
Propósito: Localizar números decimais na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Quantos centímetros mede a colega de Mariana?
- Como representamos, em metros, a medida de uma régua de 30 centímetros?
- Se quisesse representar a medida das três réguas juntas (90 centímetros), em metros, colocamos algum número à esquerda da vírgula? Por quê?
- Como Ana fez para localizar a medida da colega de Mariana na reta numérica?
- Como seriam as medidas da reta apresentada, se fossem em centímetros?
- Que estratégia Ana utilizou para marcar os números em sua reta numérica?
Sistematização do conceito
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: Após realizar a atividade, pedir aos alunos que indiquem, passo a passo, como localizaram o número 1,15 na reta numerada.
Propósito: Identificar os passos que devemos seguir para localizar um número decimal na reta numerada.
Discuta com a turma:
- Este número está mais perto de 1 ou de 2?
- Ele está antes ou depois da metade do intervalo entre estes números?
- Se estivesse exatamente na metade (entre um e dois) qual seria a representação deste número?
- Que números existem entre 1,15 e 1,2?
Encerramento
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientação: É possível pedir aos alunos que digam o que aprenderam ao representar os números presentes na atividade principal. A partir das frases, espera-se chegar à concepção de que todo número decimal pode ser representado na reta numerada, identificando-se inicialmente entre quais inteiros se encontram.
Propósito: Reconhecer que todo número decimal pode ser representado em uma reta numerada.
Discuta com a turma:
- O que vocês perceberam ao representar os números na reta numérica?
- Por que, na segunda atividade, o número 1,15 ficou mais próximo de 1,20 que de 0,90?
Raio X
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Com a reta numerada desenhada ou colada no caderno, os alunos deverão fazer a representação colocando os tracinhos e as medidas nos locais em que os ciclistas pararam. Caso seja necessário, podem utilizar a régua para realizar esta atividade.
Propósito: Verificar se os alunos consolidaram a aprendizagem do conteúdo proposto na aula.
Discuta com a turma:
- A partir de qual o ponto da reta você começou a marcar os pontos de parada dos ciclistas? Por quê?
- Quantas paradas os ciclistas fizeram, ao todo?
- Quantos trechos de 2,5 km os ciclistas precisam percorrer para completar os 10 km?
- Como você fez para localizar o número na reta?
Materiais complementares
Raio X
Resolução do Raio X
Atividade complementar
Resolução da Atividade Complementar