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Plano de aula > Matemática > 5º ano > Números

Plano de aula - A reta numerada e a representação decimal

Plano de aula de matemática com atividades para 5 do Fundamental sobre identificar a localização dos números na reta numerada, utilizando o conceito de número decimal e do uso da vírgula nestes números

Plano 02 de 10 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Cátia do Vale dos Santos Mendes,

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Objetivo select-down

Slide Plano Aula

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

Objetivos específicos

Identificar a localização dos números na reta numerada, utilizando o conceito de número decimal e do uso da vírgula nestes números;

Compreender que todo número decimal pode ser representado na reta numerada.

Conceito-chave

Representação  de números decimais na reta numerada.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • atividade impressa,
  • fita métrica,
  • lápis de cor,
  • lápis de escrever,
  • régua,
  • borracha.

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Ler o texto do objetivo com os alunos, esclarecendo a necessidade da colaboração e do empenho deles para alcançá-lo.

Aquecimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler a questão com os alunos e pedir que lembrem, inicialmente, que os números decimais representam inteiros e suas partes ou apenas partes de um inteiro. Por exemplo: 3,00 representa três inteiros, enquanto 0,3 representa três de dez partes de um inteiro 0,03 representa três das cem partes de um inteiro. Também é importante relembrar como lemos os números decimais. Depois, peça aos alunos que leiam os números que estão nos balõezinhos como se fossem valores em reais, para facilitar a localização da representação correta (relacionando os decimais a centavos se torna mais prático o entendimento para os alunos). A seguir, pedir que sinalizem qual a representação correta. Lembre aos alunos que a vírgula se apresenta em todos os números decimais como forma de separar os inteiros das partes, ou seja, o que vem antes da vírgula representa as unidades e o que vem depois da vírgula representa as partes da unidade (décimos e centésimos).

Propósito: Retomar o conceito de número decimal.

Discuta com a turma:

  • Como lemos os números que os alunos representaram?
  • Qual dos números apresentados é maior? Qual é menor?
  • Todos os números apresentam o algarismo 3. Então, o que os diferenciam?
  • Em que situações cotidianas esses números costumam aparecer?
  • Qual a importância da vírgula nos números decimais?

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Caso seja necessário, utilize a fita métrica ou trena. Deixe que os alunos observem as alturas e comparem-nas na fita métrica ou trena, analisando em quais locais poderiam ser colocadas a altura de Mariana. Se for o caso, pode-se chamar para ir até a fita métrica alunos que tenham a altura semelhante ou igual à das crianças apresentadas para que visualizem melhor a altura das crianças e encontrem as medidas que estão entre elas e possuem zero nos centésimos.

Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Onde está a altura de Maria na reta?
  • Onde está a altura de Karina?
  • Quais seriam as possíveis alturas de Mariana?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

ATIVIDADE PRINCIPAL select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Neste caso, os alunos deverão utilizar a régua para medir o tamanho da criança e marcar na parede (se possível, colocar uma fita crepe na parede para assinalar a altura encontrada). Deixe que os alunos somem (ou multipliquem) os 30 centímetros da régua três vezes e somem aos 25 centímetros para encontrar a altura. Depois, lembre aos alunos que um metro tem 100 centímetros. É importante deixar que os alunos verifiquem a melhor maneira de representar a medida (em centímetros ou em metros), pois alguns alunos terão consolidado a concepção desta conversão de centímetros em metros e outros não.

Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para encontrar a altura da colega de Mariana?
  • Qual a altura da colega de Mariana em centímetros? E em metros?
  • Por que foi utilizada a vírgula logo após o primeiro algarismo do número que representa a altura da colega de Mariana?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Ao realizar esta atividade, é envolvido o trabalho com medidas de comprimento para demonstrar o uso de decimais. Pode surgir o questionamento da relação entre 1,3 e 1,30. É importante, então, lembrar que ambas as medidas representam a mesma quantidade. Também vale a pena ressaltar que, primeiro, localizamos entre quais inteiros o número se localiza. Depois, comparamos os décimos e, posteriormente, encontramos os centésimos. Neste caso, os números que possuem zero nos centésimos e estão entre 1,28 e 1,52 são 1,30, 1,40 e 1,50. Assim, as três medidas apresentadas pelas crianças estão corretas.

Propósito: Localizar números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram a essas conclusões?
  • Se a medida da altura de Mariana não terminasse em zero, quais poderiam ser as alternativas de resposta? (seriam várias)
  • Por que vocês colocaram os números próximos aos que já estavam na reta (exemplo: 1,30 perto de 1,28)?
  • Qual o primeiro passo para encontrar os números decimais na reta numerada?
  • O que devemos comparar primeiro quando vamos representar o número decimal na reta numerada: décimos ou centésimos? Por quê?
  • Se retirássemos a vírgula, o que aconteceria com os números apresentados na reta?
  • Para que serve a vírgula nos números apresentados na reta?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Nesse caso, o aluno utilizou a soma para resolver a situação-problema e criou sua reta em centímetros. As medidas estabelecidas na reta seriam as que vão aparecendo à medida em que vai somando os 30 centímetros da reta (30, 60, 90, 120, ...) Mas o aluno poderia também parar em 115 centímetros.

Propósito: Localizar números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quantos centímetros medem a colega de Mariana?
  • Que operação matemática Guilherme utilizou para resolver esta situação-problema? Que outra operação poderia ter utilizado?
  • Se Guilherme continuasse a colocar números na reta, qual seria o próximo número que colocaria? Por quê?
  • Como seriam as medidas da reta apresentada, se fossem em centímetros?

Discussão da solução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Na resolução desta atividade mediante o pensamento apresentado por Ana, fica possível abordar com a turma que podemos fazer a representação utilizando a unidade de medida centímetros (cm) e que está também pode ser representada utilizando a unidade Metros(m). O que oportuniza ressaltar as duas unidades de medida de comprimento possíveis de serem utilizadas: o centímetro e o metro. Logo, deve aproveitar a oportunidade de apresentar que um metro é formado por 100 centímetros, ou seja, 100 cm = 1m. Assim, ao completar um metro, colocamos o número 1 à direita da vírgula e, após ela, colocamos os centímetros que ainda não podem ser transformados em metros.

Propósito: Localizar números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quantos centímetros mede a colega de Mariana?
  • Como representamos, em metros, a medida de uma régua de 30 centímetros?
  • Se quisesse representar a medida das três réguas juntas (90 centímetros), em metros, colocamos algum número à esquerda da vírgula? Por quê?
  • Como Ana fez para localizar a medida da colega de Mariana na reta numérica?
  • Como seriam as medidas da reta apresentada, se fossem em centímetros?
  • Que estratégia Ana utilizou para marcar os números em sua reta numérica?

Sistematização do conceito select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Após realizar a atividade, pedir aos alunos que indiquem, passo a passo, como localizaram o número 1,15 na reta numerada.

Propósito: Identificar os passos que devemos seguir para localizar um número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Este número está mais perto de 1 ou de 2?
  • Ele está antes ou depois da metade do intervalo entre estes números?
  • Se estivesse exatamente na metade (entre um e dois) qual seria a representação deste número?
  • Que números existem entre 1,15 e 1,2?

Encerramento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: É possível pedir aos alunos que digam o que aprenderam ao representar os números presentes na atividade principal. A partir das frases, espera-se chegar à concepção de que todo número decimal pode ser representado na reta numerada, identificando-se inicialmente entre quais inteiros se encontram.

Propósito: Reconhecer que todo número decimal pode ser representado em uma reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao representar os números na reta numérica?
  • Por que, na segunda atividade, o número 1,15 ficou mais próximo de 1,20 que de 0,90?

Raio X select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Com a reta numerada desenhada ou colada no caderno, os alunos deverão fazer a representação colocando os tracinhos e as medidas nos locais em que os ciclistas pararam. Caso seja necessário, podem utilizar a régua para realizar esta atividade.

Propósito: Verificar se os alunos consolidaram a aprendizagem do conteúdo proposto na aula.

Discuta com a turma:

  • A partir de qual o ponto da reta você começou a marcar os pontos de parada dos ciclistas? Por quê?
  • Quantas paradas os ciclistas fizeram, ao todo?
  • Quantos trechos de 2,5 km os ciclistas precisam percorrer para completar os 10 km?
  • Como você fez para localizar o número na reta?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

Resumo da aula

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Tempo sugerido: 2 minutos

Orientação: Ler o texto do objetivo com os alunos, esclarecendo a necessidade da colaboração e do empenho deles para alcançá-lo.


Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Cátia do Vale dos Santos Mendes

Mentor: Sônia Maria dos Santos Campos Neves

Especialista de área: Luciana Maria Tenuta de Freitas



Habilidade da BNCC

EF05MA02 - Ler, escrever e ordenar números racionais na forma decimal com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal, utilizando, como recursos, a composição e decomposição e a reta numérica.

Objetivos específicos

Identificar a localização dos números na reta numerada, utilizando o conceito de número decimal e do uso da vírgula nestes números;

Compreender que todo número decimal pode ser representado na reta numerada.

Conceito-chave

Representação  de números decimais na reta numerada.

Recursos necessários

  • Caderno,
  • atividade impressa,
  • fita métrica,
  • lápis de cor,
  • lápis de escrever,
  • régua,
  • borracha.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Ler a questão com os alunos e pedir que lembrem, inicialmente, que os números decimais representam inteiros e suas partes ou apenas partes de um inteiro. Por exemplo: 3,00 representa três inteiros, enquanto 0,3 representa três de dez partes de um inteiro 0,03 representa três das cem partes de um inteiro. Também é importante relembrar como lemos os números decimais. Depois, peça aos alunos que leiam os números que estão nos balõezinhos como se fossem valores em reais, para facilitar a localização da representação correta (relacionando os decimais a centavos se torna mais prático o entendimento para os alunos). A seguir, pedir que sinalizem qual a representação correta. Lembre aos alunos que a vírgula se apresenta em todos os números decimais como forma de separar os inteiros das partes, ou seja, o que vem antes da vírgula representa as unidades e o que vem depois da vírgula representa as partes da unidade (décimos e centésimos).

Propósito: Retomar o conceito de número decimal.

Discuta com a turma:

  • Como lemos os números que os alunos representaram?
  • Qual dos números apresentados é maior? Qual é menor?
  • Todos os números apresentam o algarismo 3. Então, o que os diferenciam?
  • Em que situações cotidianas esses números costumam aparecer?
  • Qual a importância da vírgula nos números decimais?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Caso seja necessário, utilize a fita métrica ou trena. Deixe que os alunos observem as alturas e comparem-nas na fita métrica ou trena, analisando em quais locais poderiam ser colocadas a altura de Mariana. Se for o caso, pode-se chamar para ir até a fita métrica alunos que tenham a altura semelhante ou igual à das crianças apresentadas para que visualizem melhor a altura das crianças e encontrem as medidas que estão entre elas e possuem zero nos centésimos.

Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Onde está a altura de Maria na reta?
  • Onde está a altura de Karina?
  • Quais seriam as possíveis alturas de Mariana?

Materiais complementares

Atividade Principal

Resolução da Atividade Principal

Guia de intervenção

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 15 minutos

Orientação: Neste caso, os alunos deverão utilizar a régua para medir o tamanho da criança e marcar na parede (se possível, colocar uma fita crepe na parede para assinalar a altura encontrada). Deixe que os alunos somem (ou multipliquem) os 30 centímetros da régua três vezes e somem aos 25 centímetros para encontrar a altura. Depois, lembre aos alunos que um metro tem 100 centímetros. É importante deixar que os alunos verifiquem a melhor maneira de representar a medida (em centímetros ou em metros), pois alguns alunos terão consolidado a concepção desta conversão de centímetros em metros e outros não.

Propósito: Representar o número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como você fez para encontrar a altura da colega de Mariana?
  • Qual a altura da colega de Mariana em centímetros? E em metros?
  • Por que foi utilizada a vírgula logo após o primeiro algarismo do número que representa a altura da colega de Mariana?
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Ao realizar esta atividade, é envolvido o trabalho com medidas de comprimento para demonstrar o uso de decimais. Pode surgir o questionamento da relação entre 1,3 e 1,30. É importante, então, lembrar que ambas as medidas representam a mesma quantidade. Também vale a pena ressaltar que, primeiro, localizamos entre quais inteiros o número se localiza. Depois, comparamos os décimos e, posteriormente, encontramos os centésimos. Neste caso, os números que possuem zero nos centésimos e estão entre 1,28 e 1,52 são 1,30, 1,40 e 1,50. Assim, as três medidas apresentadas pelas crianças estão corretas.

Propósito: Localizar números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Como vocês chegaram a essas conclusões?
  • Se a medida da altura de Mariana não terminasse em zero, quais poderiam ser as alternativas de resposta? (seriam várias)
  • Por que vocês colocaram os números próximos aos que já estavam na reta (exemplo: 1,30 perto de 1,28)?
  • Qual o primeiro passo para encontrar os números decimais na reta numerada?
  • O que devemos comparar primeiro quando vamos representar o número decimal na reta numerada: décimos ou centésimos? Por quê?
  • Se retirássemos a vírgula, o que aconteceria com os números apresentados na reta?
  • Para que serve a vírgula nos números apresentados na reta?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Nesse caso, o aluno utilizou a soma para resolver a situação-problema e criou sua reta em centímetros. As medidas estabelecidas na reta seriam as que vão aparecendo à medida em que vai somando os 30 centímetros da reta (30, 60, 90, 120, ...) Mas o aluno poderia também parar em 115 centímetros.

Propósito: Localizar números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quantos centímetros medem a colega de Mariana?
  • Que operação matemática Guilherme utilizou para resolver esta situação-problema? Que outra operação poderia ter utilizado?
  • Se Guilherme continuasse a colocar números na reta, qual seria o próximo número que colocaria? Por quê?
  • Como seriam as medidas da reta apresentada, se fossem em centímetros?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos

Orientação: Na resolução desta atividade mediante o pensamento apresentado por Ana, fica possível abordar com a turma que podemos fazer a representação utilizando a unidade de medida centímetros (cm) e que está também pode ser representada utilizando a unidade Metros(m). O que oportuniza ressaltar as duas unidades de medida de comprimento possíveis de serem utilizadas: o centímetro e o metro. Logo, deve aproveitar a oportunidade de apresentar que um metro é formado por 100 centímetros, ou seja, 100 cm = 1m. Assim, ao completar um metro, colocamos o número 1 à direita da vírgula e, após ela, colocamos os centímetros que ainda não podem ser transformados em metros.

Propósito: Localizar números decimais na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Quantos centímetros mede a colega de Mariana?
  • Como representamos, em metros, a medida de uma régua de 30 centímetros?
  • Se quisesse representar a medida das três réguas juntas (90 centímetros), em metros, colocamos algum número à esquerda da vírgula? Por quê?
  • Como Ana fez para localizar a medida da colega de Mariana na reta numérica?
  • Como seriam as medidas da reta apresentada, se fossem em centímetros?
  • Que estratégia Ana utilizou para marcar os números em sua reta numérica?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: Após realizar a atividade, pedir aos alunos que indiquem, passo a passo, como localizaram o número 1,15 na reta numerada.

Propósito: Identificar os passos que devemos seguir para localizar um número decimal na reta numerada.

Discuta com a turma:

  • Este número está mais perto de 1 ou de 2?
  • Ele está antes ou depois da metade do intervalo entre estes números?
  • Se estivesse exatamente na metade (entre um e dois) qual seria a representação deste número?
  • Que números existem entre 1,15 e 1,2?

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientação: É possível pedir aos alunos que digam o que aprenderam ao representar os números presentes na atividade principal. A partir das frases, espera-se chegar à concepção de que todo número decimal pode ser representado na reta numerada, identificando-se inicialmente entre quais inteiros se encontram.

Propósito: Reconhecer que todo número decimal pode ser representado em uma reta numerada.

Discuta com a turma:

  • O que vocês perceberam ao representar os números na reta numérica?
  • Por que, na segunda atividade, o número 1,15 ficou mais próximo de 1,20 que de 0,90?

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Tempo sugerido: 8 minutos.

Orientações: Com a reta numerada desenhada ou colada no caderno, os alunos deverão fazer a representação colocando os tracinhos e as medidas nos locais em que os ciclistas pararam. Caso seja necessário, podem utilizar a régua para realizar esta atividade.

Propósito: Verificar se os alunos consolidaram a aprendizagem do conteúdo proposto na aula.

Discuta com a turma:

  • A partir de qual o ponto da reta você começou a marcar os pontos de parada dos ciclistas? Por quê?
  • Quantas paradas os ciclistas fizeram, ao todo?
  • Quantos trechos de 2,5 km os ciclistas precisam percorrer para completar os 10 km?
  • Como você fez para localizar o número na reta?

Materiais complementares

Raio X

Resolução do Raio X

Atividade complementar

Resolução da Atividade Complementar

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