Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Tema
Encaminhe o tema da aula (A imagem em movimento) aos alunos pelo WhatsApp. Anuncie que esta aula será dedicada ao exercício de análise dos aspectos que compõem o gênero documentário: personagens, ambientes, partes do documentário, estrutura da imagem em movimento e sons. Eles poderão relacionar as escolhas destes elementos à construção do estilo do documentarista.
Introdução
Anuncie que, nesta aula, os alunos assistirão a documentários diferentes para fazerem a comparação entre os estilos empregados. Os documentários já foram exibidos nas aulas anteriores desta sequência de atividades. Caso você ainda não os tenha exibido, sugerimos a exibição antes das atividades. Os documentários são: “Eu, favela” (disponível aqui) e “Tapete verde” (disponível aqui). Neste momento, é importante suscitar alguns questionamentos acerca do contexto de produção e do conteúdo dos documentários para que os alunos relembrem do que tratam. Compartilhe com a turma as imagens disponíveis no slide e realize as seguintes perguntas sobre o documentário “Eu, favela”: sobre o que o documentário trata? Em que espaços as cenas foram gravadas? Quais pessoas são entrevistadas? Apresente as imagens disponíveis no slide (veja no plano original) e realize as mesmas perguntas sobre o documentário “Tapete verde”.
Desenvolvimento
Para analisar e comparar a construção composicional e o estilo empregado nos dois documentários, é necessário este exercício de análise. Inicialmente, apresente as perguntas presentes no slide (veja no plano original) para que os alunos direcionem o olhar sobre o que será analisado. Peça que analisem o primeiro trecho do documentário “Eu, favela" e observem os personagens apresentados entre 1min29 e 1min56, o qual mostra o morador contando a história de uma das fundadoras da comunidade. Em seguida, solicite atenção ao seguinte trecho do documentário “Tapete verde”, entre 08min13 e 08min50, o qual apresenta a história da garota que almeja ser jogadora de futebol. Lembre-se que o enquadramento da cena mostra uma relação de proximidade entre o que ou quem é mostrado e o espectador. Se o enquadramento é mais aberto e mostra o corpo todo, é demonstrada mais impessoalidade. Quanto mais o enquadramento aproxima o personagem do leitor (mais fechado), menor o grau de impessoalidade e maior a intimidade que quer causar no leitor. Peça aos alunos que voltem ao primeiro trecho do documentário “Eu, favela” para analisarem os enquadramento utilizados entre 2min18 e 2min26, o qual mostra o carro da polícia subindo a rua da comunidade. Em seguida, solicite também que retornem ao trecho do documentário “Tapete verde” entre 00min20 e 00min32, o qual apresenta torcedores chegando ao estádio de futebol e vibrando nas arquibancadas. Em seguida, promova a discussão com base nas respostas às perguntas do slide. É importante mostrar aos alunos a relevância do que o documentário resolveu captar pelas lentes das câmeras, quais significados quiseram construir e quais outras possibilidades de ambientes ou enquadramentos também poderiam ser utilizados. Peça que voltem ao primeiro trecho do documentário “Eu, favela” para que analisem os sons utilizados entre o início do vídeo e 00min19, que apresenta som de pandeiro no ritmo de samba-rock e som ambiente da comunidade. Em seguida, diga para irem ao seguinte trecho do documentário “Tapete verde”, entre 00min23 e 01min20, que mostra o início do documentário com uma trilha de rap. Após pedir que retomem os trechos, encaminhe-lhes as perguntas presentes no slide. Promova a discussão e, com base nas respostas, mostre a relevância dos sons para a construção dos sentidos. Mostre também que os documentaristas inseriram música instrumental típica de cada região apresentada: samba no Rio de Janeiro e rap em São Paulo.
Fechamento
Para fechar a aula e reforçar a análise semiótica do gênero documentário, proponha aos alunos uma última análise da cena do documentário "Eu, favela". Peça para analisarem o trecho (05min05 e 05min57) destacando trilha sonora, enquadramento, ambiente apresentado e personagem mostrado na cena. Chame a atenção para o fato de que a junção de todos esses elementos na cena contribuem para esse olhar de contemplação da comunidade e da vista que ela possui, bem como de indefinição sobre o seu futuro.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a assistir aos documentários junto com os alunos.