14129
Ir ao conteúdo principal Ir ao menu Principal Ir ao menu de Guias

Faltam para  

Plano de aula > Língua Portuguesa > 8º ano > Análise linguística/Semiótica

Plano de aula - Construção composicional do documentário: elementos da imagem em movimento

Plano de aula de Língua Portuguesa com atividades para 8º ano do EF sobre Construção composicional do documentário: elementos da imagem em movimento

Plano 05 de 15 • Clique aqui e veja todas as aulas desta sequência

Plano de aula alinhado à BNCC • POR: Leonel Andrade Dos Santos

ESTE CONTEÚDO PODE SER USADO À DISTÂNCIA Ver Mais >
 

Sobre este plano select-down

Slide Plano Aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados, que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Geralmente, os livros didáticos de Língua Portuguesa e as práticas dos professores com o tratamento do texto visual não abordam a análise semiótica de imagens em movimento. Devido a esta realidade, os alunos poderão ter dificuldade para identificar as categorias de análise da imagem e para inferir os sentidos construídos com base nas escolhas dos recursos multissemióticos.

Referências sobre o assunto:

Artigo “Análise de discurso crítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica” escrito por Lustosa (2016) e disponível em <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/download/4016/2980>. O artigo apresenta elementos da construção composicional de gêneros discursivos que trabalham com imagem em movimento, como o documentário.

Tema da aula select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o Tema da aula e comente com os alunos que irão analisar elementos da imagem em movimento no gênero documentário.

Introdução select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que se organizem em uma grande roda para realizar a atividade de análise semiótica. Em seguida, converse um pouco com eles sobre a importância da vida escolar: o que se aprende na escola, as amizades que se faz, as brincadeiras realizadas, os sabores experimentados na hora do lanche, os sons escutados, os projetos desenvolvidos etc. Procure saber se eles sempre estudaram na mesma escola ou se passaram por outras. É importante que eles busquem compreender os laços afetivos desenvolvidos na vida escolar para que possam compreender as escolhas/construções das imagens no documentário a ser visto nesta aula.
  • Em seguida, projete as perguntas presentes no slide e provoque a discussão. Este momento tem como objetivo levar os alunos a compreender a relevância da escolha das imagens para a construção dos sentidos e como forma de expressão dos sentimentos de quem as produz/dirige.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Para este momento, sugere-se o tempo de 13 minutos. Anuncie que os alunos analisarão um documentário que tem muita relação com a vida escolar deles. Antes de ver o vídeo, peça para um aluno fazer a leitura da sinopse. Ressalte a importância deste gênero discursivo e faça algumas perguntas de predição, como: Quais histórias vocês acreditam que o documentário mostrará? Quem serão os entrevistados? Quais sentimentos estão envolvidos na produção deste documentário?
  • Exiba o documentário A saudade que terei , disponível no link <http://curtadoc.tv/curta/comportamento/a-saudade-que-terei/>. Avise a eles que serão selecionadas algumas cenas para ser analisadas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para este momento, sugere-se o tempo de 5 minutos. É importante que você tenha total controle com o mecanismo de play e pause para analisar cada cena.
  • Elemento 1: Apresente o documentário entre os minutos 00:00 a 00:45 segundos. Nesta cena, que está inserida no começo do vídeo, é apresentada a alternância entre o ângulo mais aberto e o ângulo fechado nos rostos de alguns alunos. Segundo Kress e Van Leeuwen (1996), teóricos que se dedicaram
    a analisar imagens, o enquadramento causa os seguintes efeitos no leitor: se o enquadramento é mais aberto e mostra o corpo todo, é demonstrada mais impessoalidade. Quanto mais o enquadramento aproxima o personagem do leitor (mais fechado), menor o grau de impessoalidade e maior a intimidade que se quer causar no leitor. Leve os alunos a perceber que a aproximação da câmera mostrando os alunos de forma mais próxima leva o leitor a manter um efeito de proximidade. Deste modo, podemos compreender que o diretor buscou nos deixar mais “íntimos” dos personagens centrais do documentário, no caso, dos alunos. Peça aos alunos que respondam e justifiquem a escolha. Escute atentamente os argumentos e mostre no texto que a escolha do enquadramento fechado promove proximidade entre o espectador do documentário e os personagens representados.
  • Apresente outros exemplos, como entre os minutos 02:12 e 20:16 (trecho que mostra uma aluna entrevistada), entre os minutos 20:18 e 20:34 (trecho que mostra a aproximação no enquadramento das crianças representando o momento da infância na escola), e entre os minutos 4:00 e 4:15. Mostre para eles que há uma predominância do enquadramento fechado nas cenas mostradas.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para este momento, sugere-se o tempo de 5 minutos. É importante que você tenha total controle com o mecanismo de play e pause para analisar cada cena.
  • Elemento 2: Exiba o TRECHO 1, cuja cena está entre os minutos 4:37 e 4:42. Nela, dois adolescentes brincam enquanto são filmados. Pergunte aos alunos se a câmera parece estar na altura, acima ou abaixo do rosto dos personagens mostrados. No caso, a câmera está no ângulo médio. O ângulo médio, de acordo com Kress e Van Leeuwen (1996), indica uma certa imparcialidade na relação entre o espectador e o personagem mostrado na imagem. Em seguida, exiba o TRECHO 2, cuja cena está entre os minutos 7:53 e 7:59. Pergunte aos alunos se a câmera parece estar na altura, acima ou abaixo da professora. No caso, ela está em um ângulo abaixo, mostrando o ângulo baixo, que tende a dar poder ao personagem mostrado. Isso possivelmente mostra a relação de poder marcado entre professor e aluno. Exiba o TRECHO 3, cuja cena está entre os minutos 9:59 e 10:04. Pergunte aos alunos se a câmera parece estar na altura, acima ou abaixo dos personagens. No caso, ela está acima, mostrando o ângulo alto, que tende a enfraquecer ou fragilizar o personagem. Isso provavelmente mostra o momento de fragilidade dos alunos ao deixar a escola e ter que enfrentar novos rumos.
  • Veja as respostas da atividade: (b) Trecho 1; (c) Trecho 2; (a) Trecho 3.

Desenvolvimento select-down

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para este momento, sugere-se o tempo de 5 minutos. Ele é dedicado a analisar um outro elemento importante na produção do gênero documentário: os ambientes ou espaços.
  • Peça aos alunos para lançar um olhar para os ambientes mostrados resgatando da sua memória (sem precisar mostrar o vídeo novamente) o que eles viram. É importante que eles destaquem o espaço de sala de aula, um espaço circular de reunião, o pátio da escola, um lugar cheio de árvores com um córrego e um parquinho com cadeiras de balanço. Mostre a eles que esses espaços servem para sustentar o motivo do documentário: registrar histórias, espaços, sensações e sentimentos vividos pelos alunos durante a vida escolar.

Fechamento select-down

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Você pode iniciar, sem mostrar ainda o slide, questionando a turma: Quais são os elementos que constituem o gênero documentário? Anote no quadro as respostas dos alunos. Em seguida, apresente o slide para que eles vejam os elementos discutidos neste plano e no quarto plano desta sequência. Destaque que as escolhas relacionadas a cada elemento da construção composicional do gênero contribuem para a construção dos sentidos.

Resumo da aula

download Baixar plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é quinta aula de uma sequência de 15 planos de aula com foco no gênero documentário e no campo de atuação na vida pública. A aula faz parte do módulo de Análise linguística e semiótica.

Materiais necessários: Projetor multimídia, computador.

Informações sobre o gênero: O documentário aborda temas históricos, biográficos e sociais. Para muitos documentaristas, este é um gênero que dá voz a outras vozes, pois o roteirista e o diretor descrevem ou interpretam o mundo da experiência coletiva com base na fala de entrevistados, que contam fatos da realidade da qual participam ou não. O documentário possui uma divisão estrutural basicamente dividida em início (com apresentação do tema, do problema das pessoas envolvidas e do contexto retratado), meio (com um aprofundamento das informações, dos contextos, dos personagens e dos fatos apresentados) e fim (resultado da resolução do conflito abordado nas outras partes). O documentário é fruto de um processo de produção que vai desde a pesquisa, passando pela coleta das informações (entrevistas, documentos, fatos etc), pela elaboração do roteiro até a sua concretização por meio da edição das imagens.

Dificuldades antecipadas: Geralmente, os livros didáticos de Língua Portuguesa e as práticas dos professores com o tratamento do texto visual não abordam a análise semiótica de imagens em movimento. Devido a esta realidade, os alunos poderão ter dificuldade para identificar as categorias de análise da imagem e para inferir os sentidos construídos com base nas escolhas dos recursos multissemióticos.

Referências sobre o assunto:

Artigo “Análise de discurso crítica e a análise da imagem em movimento: uma aproximação teórica” escrito por Lustosa (2016) e disponível em <https://revistas.unicentro.br/index.php/revista_interfaces/article/download/4016/2980>. O artigo apresenta elementos da construção composicional de gêneros discursivos que trabalham com imagem em movimento, como o documentário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Leia o Tema da aula e comente com os alunos que irão analisar elementos da imagem em movimento no gênero documentário.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Peça aos alunos que se organizem em uma grande roda para realizar a atividade de análise semiótica. Em seguida, converse um pouco com eles sobre a importância da vida escolar: o que se aprende na escola, as amizades que se faz, as brincadeiras realizadas, os sabores experimentados na hora do lanche, os sons escutados, os projetos desenvolvidos etc. Procure saber se eles sempre estudaram na mesma escola ou se passaram por outras. É importante que eles busquem compreender os laços afetivos desenvolvidos na vida escolar para que possam compreender as escolhas/construções das imagens no documentário a ser visto nesta aula.
  • Em seguida, projete as perguntas presentes no slide e provoque a discussão. Este momento tem como objetivo levar os alunos a compreender a relevância da escolha das imagens para a construção dos sentidos e como forma de expressão dos sentimentos de quem as produz/dirige.
Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 28 minutos.

Orientações:

  • Para este momento, sugere-se o tempo de 13 minutos. Anuncie que os alunos analisarão um documentário que tem muita relação com a vida escolar deles. Antes de ver o vídeo, peça para um aluno fazer a leitura da sinopse. Ressalte a importância deste gênero discursivo e faça algumas perguntas de predição, como: Quais histórias vocês acreditam que o documentário mostrará? Quem serão os entrevistados? Quais sentimentos estão envolvidos na produção deste documentário?
  • Exiba o documentário A saudade que terei , disponível no link <http://curtadoc.tv/curta/comportamento/a-saudade-que-terei/>. Avise a eles que serão selecionadas algumas cenas para ser analisadas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para este momento, sugere-se o tempo de 5 minutos. É importante que você tenha total controle com o mecanismo de play e pause para analisar cada cena.
  • Elemento 1: Apresente o documentário entre os minutos 00:00 a 00:45 segundos. Nesta cena, que está inserida no começo do vídeo, é apresentada a alternância entre o ângulo mais aberto e o ângulo fechado nos rostos de alguns alunos. Segundo Kress e Van Leeuwen (1996), teóricos que se dedicaram
    a analisar imagens, o enquadramento causa os seguintes efeitos no leitor: se o enquadramento é mais aberto e mostra o corpo todo, é demonstrada mais impessoalidade. Quanto mais o enquadramento aproxima o personagem do leitor (mais fechado), menor o grau de impessoalidade e maior a intimidade que se quer causar no leitor. Leve os alunos a perceber que a aproximação da câmera mostrando os alunos de forma mais próxima leva o leitor a manter um efeito de proximidade. Deste modo, podemos compreender que o diretor buscou nos deixar mais “íntimos” dos personagens centrais do documentário, no caso, dos alunos. Peça aos alunos que respondam e justifiquem a escolha. Escute atentamente os argumentos e mostre no texto que a escolha do enquadramento fechado promove proximidade entre o espectador do documentário e os personagens representados.
  • Apresente outros exemplos, como entre os minutos 02:12 e 20:16 (trecho que mostra uma aluna entrevistada), entre os minutos 20:18 e 20:34 (trecho que mostra a aproximação no enquadramento das crianças representando o momento da infância na escola), e entre os minutos 4:00 e 4:15. Mostre para eles que há uma predominância do enquadramento fechado nas cenas mostradas.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para este momento, sugere-se o tempo de 5 minutos. É importante que você tenha total controle com o mecanismo de play e pause para analisar cada cena.
  • Elemento 2: Exiba o TRECHO 1, cuja cena está entre os minutos 4:37 e 4:42. Nela, dois adolescentes brincam enquanto são filmados. Pergunte aos alunos se a câmera parece estar na altura, acima ou abaixo do rosto dos personagens mostrados. No caso, a câmera está no ângulo médio. O ângulo médio, de acordo com Kress e Van Leeuwen (1996), indica uma certa imparcialidade na relação entre o espectador e o personagem mostrado na imagem. Em seguida, exiba o TRECHO 2, cuja cena está entre os minutos 7:53 e 7:59. Pergunte aos alunos se a câmera parece estar na altura, acima ou abaixo da professora. No caso, ela está em um ângulo abaixo, mostrando o ângulo baixo, que tende a dar poder ao personagem mostrado. Isso possivelmente mostra a relação de poder marcado entre professor e aluno. Exiba o TRECHO 3, cuja cena está entre os minutos 9:59 e 10:04. Pergunte aos alunos se a câmera parece estar na altura, acima ou abaixo dos personagens. No caso, ela está acima, mostrando o ângulo alto, que tende a enfraquecer ou fragilizar o personagem. Isso provavelmente mostra o momento de fragilidade dos alunos ao deixar a escola e ter que enfrentar novos rumos.
  • Veja as respostas da atividade: (b) Trecho 1; (c) Trecho 2; (a) Trecho 3.

Slide Plano Aula

Orientações:

  • Para este momento, sugere-se o tempo de 5 minutos. Ele é dedicado a analisar um outro elemento importante na produção do gênero documentário: os ambientes ou espaços.
  • Peça aos alunos para lançar um olhar para os ambientes mostrados resgatando da sua memória (sem precisar mostrar o vídeo novamente) o que eles viram. É importante que eles destaquem o espaço de sala de aula, um espaço circular de reunião, o pátio da escola, um lugar cheio de árvores com um córrego e um parquinho com cadeiras de balanço. Mostre a eles que esses espaços servem para sustentar o motivo do documentário: registrar histórias, espaços, sensações e sentimentos vividos pelos alunos durante a vida escolar.

Slide Plano Aula

Tempo sugerido: 10 minutos.

Orientações:

  • Você pode iniciar, sem mostrar ainda o slide, questionando a turma: Quais são os elementos que constituem o gênero documentário? Anote no quadro as respostas dos alunos. Em seguida, apresente o slide para que eles vejam os elementos discutidos neste plano e no quarto plano desta sequência. Destaque que as escolhas relacionadas a cada elemento da construção composicional do gênero contribuem para a construção dos sentidos.
Slide Plano Aula

Compartilhe este conteúdo:

pinterest-color Created with Sketch. whatsapp-color

PRÓXIMAS AULAS:

AULAS DE Análise linguística/Semiótica do 8º ano :

MAIS AULAS DE Língua Portuguesa do 8º ano:

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF89LP31 da BNCC

Planos de aula para desenvolver a habilidade EF69LP42 da BNCC

APRENDA MAIS COM ESTE CURSO EXCLUSIVO

Competências Gerais na BNCC

O curso, ministrado por Anna Penido, tem o objetivo de apoiar redes de ensino, escolas e professores no planejamento de práticas pedagógicas que desenvolvam as competências gerais.

Ver mais detalhes

Encontre outros planos de Língua Portuguesa

Encontre planos de aula para outras disciplinas

Baixar plano