Sugestão de adaptação para ensino remoto
Recursos indicados
Necessários: canais de envio de mensagens, vídeos e áudios, como WhatsApp ou similares. Você também pode encaminhar as atividades como documento impresso, dependendo da realidade de cada escola.
Opcional: PowerPoint narrado (tutorial disponível aqui).
Tema
Encaminhe aos alunos, pelo WhatsApp, o tema da aula (A imagem em movimento), e comente que irão analisar elementos da imagem em movimento no gênero documentário.
Introdução
Envie aos alunos uma apresentação no PowerPoint narrado (veja em Recursos Opcionais) com algumas reflexões sobre a vida escolar: o que se aprende na escola, amizades que se faz, brincadeiras realizadas, sabores experimentados na hora do lanche, sons escutados, projetos desenvolvidos etc. É importante que busquem compreender os laços afetivos desenvolvidos na vida escolar para que possam compreender as escolhas/construções das imagens no documentário desta aula. Ainda na mesma apresentação, acrescente as perguntas presentes no slide (plano original). Este momento tem como objetivo levar os alunos a compreender a relevância da escolha das imagens para a construção dos sentidos e como forma de expressão dos sentimentos de quem as produz/dirige.
Desenvolvimento
Anuncie, pelo WhatsApp, que os alunos analisarão um documentário que tem relação com a vida escolar deles. Antes de encaminhar o vídeo, ressalte a importância deste gênero discursivo e faça algumas perguntas de predição, como: quais histórias vocês acreditam que o documentário mostrará? Quem serão os entrevistados? Quais sentimentos estão envolvidos na produção deste documentário? Encaminhe o documentário "A saudade que terei", disponível aqui. Ressalte que será necessário que parem em algumas cenas para fazerem a análise de alguns elementos (veja-os, detalhadamente, no plano original). A cada elemento apresentado, faça os questionamentos pertinentes (veja no plano original). Você pode encaminhar, por escrito, os tempos determinados e as respectivas análises.
Fechamento
Questione a turma: quais são os elementos que constituem o gênero documentário? Em seguida, compartilhe o slide (veja no plano original) para que vejam os elementos discutidos neste e no quarto plano desta sequência. Destaque que as escolhas relacionadas a cada elemento da construção composicional do gênero contribuem para a construção dos sentidos.
Convite às famílias
Os familiares poderão ser convidados a também compartilhar com os alunos lembranças de seus tempos de escola.